Amparo Legal


Os DIPLOMAS/CERTIFICADOS emitidos pelo IBI (Instituto Bíblico Internacional), uma empresa com a razão social: IBI Serviços Educacionais Ltda, inscrita sob o CNPJ 14.767.521/0001-83, inscrição estadual nº 29.440.969-6 e municipal nº 239590,  fundada em 2010, em Palmas(TO), no coração do Brasil, com a missão de possibilitar o acesso à EDUCAÇÃO TEOLÓGICA de QUALIDADE para o maior número de pessoas das mais variadas denominações em todas as regiões do Brasil.

Nossos DIPLOMAS/CERTIFICADOS são válidos em todo o TERRITÓRIO NACIONAL de acordo com a Lei 9.394/96 regulamentada pelo decreto lei 5.622/95 podendo inclusive ser utilizado como atividade complementar e CONVALIDAÇÃO para faculdade e universidades, como também constar no currículo e/ou ser utilizado como PROVA de TÍTULOS em Concursos Públicos  entre outros.

Como também nas Convenções Regionais e Nacionais das principais denominações do Brasil, porque o IBI possui todas as prerrogativas e igualdades "teológicas, religiosas e eclesiásticas" como os de quaisquer Instituto Bíblico ou Escola Teológica que ministrem cursos LIVRES de teologia no Brasil.


Somos membros da ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), órgão que credencia instituições de ensino a distância no Brasil.
           

Nossos cursos são CURSOS LIVRES que tem o respaldo nos pareceres:

            1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia
            2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura.

O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia.

O Decreto Lei 1051/69
            Art. 1º - valoriza a validação dos estudos “aos portadores de Diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa”.

A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de 20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei 9394/96).

            Art. 1º - Educação à Distância é uma forma de Ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.

Nossos CERTIFICADOS são válidos para as seguintes finalidades: Em razão do nosso perfil interdenominacional, não temos como estabelecer esse parâmetro com todas as convenções, pois em caso afirmativo teríamos de contar com o reconhecimento de inúmeras convenções, essa prática se torna impossível pela multiplicidade de igrejas e convenções no Brasil.

Nossos formandos, das mais diversas denominações, NÃO TÊM ENCONTRADO DIFICULDADES PARA O RECONHECIMENTO EM SUAS RESPECTIVAS IGREJAS, além de poder atuar nas mais diversas áreas teológicas.

1 - ÁREA ACADÊMICA: Com o diploma de Bacharel em Teologia Sistemática do IBI, você poderá prosseguir seus estudos na área teológica, e ingressar em pós-graduação (especialização/mestrado) e pós-especialização (doutorado) em qualquer Faculdade Teológica ou seminário que ofereça “CURSOS LIVRES” de Teologia.


2 - ÁREA EDUCACIONAL: Com o diploma de Bacharel em Teologia Sistemática do IBI, você poderá exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc.


3 - ÁREA RELIGIOSA: Com o diploma de Bacharel em Teologia Sistemática do IBI, você estará apto a desenvolver atividades religiosas, como batismos, celebração da Santa Ceia, ordenação de ministros, obreiros, casamentos, liturgia do culto, etc., desde que, o aluno seja um ministro ordenado pela sua denominação.


4 - ÁREA INSTITUCIONAL: Com Teólogo formado no IBI, você poderá atuar ainda, como CONSULTOR de organismos culturais para o CAMPO RELIGIOSO; e, CONSULTOR dos meios de comunicação para temas vinculados ao campo religioso.


5 - ÁREA SOCIAL: Como Teólogo formado pelo IBI, você poderá atuar também como CONSULTOR na ÁREA ÉTICA e TEOLÓGICA.