Metodologia


Você quer DESCOBRIR porque o MÉTODO de ENSINO TEOLÓGICO utilizado pelo IBI/Teologia24horas, tem AJUDADO a mudar a VIDA e o MINISTÉRIO de milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

E como ele vai ajudar VOCÊ.

Então, é muito IMPORTANTE que você leia até o final...

Pois bem, meu nome é Francisco Miranda, sou diretor do IBI/Teologia24horas, e estou aqui para lhe fazer uma pergunta... 

Você saberia me responder o que é um MÉTODO?

Ficou na dúvida?
Não tem problema, eu lhe respondo...


Um método é um programa que antecipadamente regula uma sequência de operações a executar, com vista a atingir certo resultado, ou seja, uma maneira ordenada de fazer as coisas, isto é, uma estratégia, um modo de proceder.

Estou tratando com você sobre esse tema, simplesmente para informar lhe que o IBI/Teologia24horas, desenvolveu o seu PRÓPRIO MÉTODO de ensino teológico, mais conhecido como Método IUT (Imutável, Universal e Tridimensional), com objetivo PRODUZIR um CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO através das escrituras sagradas. 

Todas as DISCIPLINAS  dos CURSOS do IBI/Teologia24horas é aplicado o método IUT, porque é a única forma de sabermos se um determinado assunto abordado é uma DOUTRINA ou não.

Acredito que você deva saber, que a BÍBLIA é um LIVRO que trata de assuntos HISTÓRICOS, CULTURAIS, SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS e principalmente RELIGIOSOS... Mas todos esses assuntos são CIRCUNSTANCIAIS, ou seja, TEMPORAIS, PASSAGEIROS.

Mas no Evangelho segundo escreveu João capitulo 5 e versículo 39... Jesus diz "Examinais as ESCRITURAS, porque vós cuidais ter nelas a VIDA ETERNA, e são elas que de mim testificam"

A palavra EXAMINAIS nesse texto, de acordo com o original, tem o sentido de INVESTIGAR, PESQUISAR ou PRESCRUTAR. 

O sentido aqui é mais do que lê... 

A maioria de nós lemos e até estudamos muito, mas aprendemos, retemos pouco ou até mesmo nada. Isto, em parte, acontece pelo fato de estudarmos sem ordem, ou seja, sem método.

Costumo dizer que a TEOLOGIA SISTEMÁTICA é como montar um QUEBRA-CABEÇA, quanto mais peças conseguirmos encontrar e colocar no seu devido lugar, mais fácil será de compreender a BASE DOUTRINÁRIA da Bíblia.

Mas porque disto?

Simplesmente porque de uma maneira errada, damos mais IMPORTÂNCIA ao ESCRITO, ou seja, as escrituras/letras, isto é, aquilo que é CIRCUNSTANCIAL, TEMPORAL e PASSAGEIRO...

Esquecendo do PRINCIPAL das escrituras, que é o ESPÍRITO e a VIDA do texto, que é o que nos vivifica... 

É sobre isso que Paulo está dizendo em II Coríntios 3:6: "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a LETRA MATA, mas o Espírito vivifica".  Ou seja, o ESCRITO/TEXTO/ESCRITURAS/LETRAS, não estão ORGANIZADAS ou SISTEMATIZADAS, e nem poderiam está, porque cada um dos escritores fizeram um REGISTRO HISTÓRICO no seu TEMPO e nem tinham ideia que chegariam até nós....

Mas... 
Quando entendemos que o ESCRITO/TEXTO/ESCRITURAS/LETRAS, estão apontando para o que mais importa que é o Verbo/Reino/Palavra/Evangelho e Amor, que sabemos que tudo isso é sinônimo de JESUS.... Então eu começo a ter um entendimento do que é mais importante.

O próprio VERBO de Deus diz em João 6:63: "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; a Palavra que eu vos di é Espírito e Vida".

Quero te dar uma DICA...
Se você não sabia, fique sabendo que a MÃE da maioria das línguas modernas, é a língua GREGA... e existe um regrinha básica no gre e na gramática da nossa língua portuguesa, que é o seguinte...

Se eu quero saber onde está ou se existe um SUBSTANTIVO, ADJETIVO, PRONOME, NUMERAL ou um ARTIGO no texto, eu tenho que em primeiro lugar achar o VERBO do texto, e é ele que vai se encarregar que me MOSTRAR a onde está no texto os substantivos, adjetivos, pronomes, numerais ou artigos...

Agora eu te pergunto?
Se perguntarmos ao VERBO dos verbos, que é JESUS, o Espírito e a Vida das escrituras, será que Ele não nos revelará os segredos que estão inseridos nos assuntos HISTÓRICOS, CULTURAIS, SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS e principalmente RELIGIOSOS do livro (Bíblia)...? É claro que SIM.

Quando ENTENDEMOS isso, passamos a ter um ponto de PARTIDA e CHEGADA, ou seja, um FIRMAMENTO / FUNDAMENTO, como Paulo diz em I Co 3:11: "Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo"..., e uma PEDRA / ROCHA, como Pedro em I Pe 2:4-6: "E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém:Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido".

Partindo desse PRINCÍPIO que o IBI/Teologia24horas, desenvolveu essa metodologia de ensino teológico, mais conhecida como Método IUT (Imutável, Universal e Tridimensional), é através desses 3 PASSOS que você irá CONTRIBUIR de uma forma RÁPIDA e PRÁTICA com o DESENVOLVIMENTO das PESSOAS que estão em sua volta, através do seu CONHECIMENTO TEOLÓGICO.

E não tem nada melhor que represente esse método do que a figura do TRIÂNGULO EQUILÁTERO, que você pode perceber isso claramente em nossa logomarca...

Talvez você esteja se perguntando?

Mas porque o TRIÂNGULO... ?

Simplesmente porque a TEOLOGIA SISTEMÁTICA do IBI/Teologia24horas é TRIDIMENSIONAL, ou seja, para que qualquer assunto dentro da teologia seja uma doutrina, é INDISPENSÁVEL que esse assunto, seja em 1º lugar IMUTÁVEL, isto é, ETERNO, em 2º lugar UNIVERSAL e em 3º lugar TRIDIMENSIONAL, ou seja, todas as DOUTRINAS BÍBLICAS se mostram com 3(três) características diferentes.

Essa é a REGRA INDISPENSÁVEL para você possa COMPREENDER o que está nas ESCRITUAS SAGRADAS, ou seja, o ESPÍRITO e a VIDA que é Cristo Jesus.

Os HISTÓRICOS, CULTURAIS, SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS e principalmente RELIGIOSOS das escrituras sagradas são IMPORTANTES, mas não PRIORITÁRIOS em nossos estudos...

Entenda um coisa, de uma vez por todas... JESUS é a CHAVE HERMENÊUTICA das ESCRITURAS, ou seja, é Ele e somente Ele é a chave que abre as escrituras, olhe para Jesus e você entenderá a Palavra.

Em Hebreus 1:1-2 diz “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos nossos pais, pelo profetas nestes ULTIMOS DIAS, nos falou pelo FILHO, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo". 

"O Verbo se fez carne...", sendo assim, a encarnação torna-se nossa única e possível chave hermenêutica para entender a Palavra, a mim mesmo, o próximo e a realidade atual.

É mais simples que pensar. Basta olhar para Jesus. 

Veja como Ele tratou a questão  histórica, cultural, social, econômica, política e principalmente questão religiosa, ou seja, veja como Ele tratou à vida, as pessoas, a religião, os políticos, os pobres, os ricos, os doentes, os segregados, os esquecidos, os seres proibidos, os publicanos, as meretrizes, os santarrões, e o que mais você quiser...

O resto é invenção de quem não quer lidar com Deus, consigo mesmo e com gente e prefere lidar com letras. 

Deus é a Verdade e não existe outra explicação, a Verdade Absoluta só pode ser vivida, não pensada. Todo pensamento acerca dela decorre da experiência, ou seja, do processo de encarnação.

Mas aqui cabe um pergunta?

O que vem primeiro: a ESCRITURA ou a PALAVRA? 
Não é de estranhar que o pai da fé, Abraão, tenha vivido pela fé na PALAVRA antes de haver a escritura, mostrando-nos assim, que a Palavra precede, ou seja, é antes das escrituras. 

Romanos 10:17 diz "a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra".

Salmos 119:11 diz: "guardei a tua Palavra em meu coração, para não pecar contra ti"

A nossa PREGAÇÃO só é PALAVRA se o ESPÍRITO estiver soprando, do contrário, é só prega-ação, ou seja, NÃO é a PALAVRA, é apenas um ESTUDO BÍBLICO, podendo gerar mais doença que libertação. 

A grande tentação é fazermos das escrituras se passar pela Palavra. 

As escrituras se iluminam como a Palavra, somente quando aquele que a busca tem como motivação o encontro com a Palavra de Deus. Ou, então, quando o Deus da Palavra fala antes ao coração.

Então por toda a sua vida, nunca mas se esqueça disso.

A Bíblia é o Livro. 
A Escritura é o Texto.
A Palavra é Jesus, o Verbo Encarnado.

Prometa para você mesmo que jamais se esquecerá disso.

Termino com essa REFLEXÃO..."Ninguém pode convencer ninguém a MUDAR. A porta da mudança só pode ser aberta de dentro para fora" Stephen Covey