O QUE VOCÊ QUER PARA A SUA VIDA?

Pense alguns minutos…
Se puder, escreva rapidamente no máximo cinco frases sobre isso antes de continuar a leitura.

Agora analise como você respondeu.
Você usou SER, FAZER ou TER (ou uma ideia correspondente a cada um) para responder a pergunta?

Normalmente, nós respondemos coisas como:
“Quero terminar a faculdade, ter um emprego legal para poder ter minha casa, viajar,…”
“Quero ter uma família legal, estudar no exterior e trabalhar pelo menos cinco anos na Europa”.
O que essas respostas possuem em comum?

A nossa tendência é descrever e buscar o que queremos TER na vida. E onde fica o que queremos SER?

Quando pergunto isso às pessoas, muitas têm ideia daquilo que gostariam de SER, mas dizem que para ser o que querem, primeiro precisam ganhar dinheiro ou pagar as contas ou ter um emprego legal.

O tempo vai passando e, pensando assim, acabamos nos perdendo correndo atrás do que queremos TER, sempre adiando o que queremos SER, até que chega o final da nossa vida e ai não dá mais para voltar atrás…

Vamos refletir sobre isso! 
Será que realmente precisamos primeiro TER para depois SER?

Pense na pessoa mais feliz que você conhece? Agora, analise rapidamente a vida dela e tente perceber o que a faz feliz.

Será que é o que ela tem?
Provavelmente você perceberá que ela é feliz porque é aquilo que gostaria de SER e também tem tudo que precisa para isso. E como ela conseguiu SER e TER?

As pessoas felizes que conheci pessoalmente ou que conheço a história de vida normalmente dizem que usaram suas energias para realizar seus sonhos, sendo aquilo que queriam ser, fazendo aquilo que queriam fazer e que, apesar de alguns desafios e dificuldades no inicio, conseguiram ter tudo que queriam ter.

Antes de se preocupar com o FAZER e o TER, o mais importante é priorizar o SER, ou seja, É PRINCÍPIO INEGÁVEL QUE AQUILO QUE VOCÊ FAZ DEPENDE DO QUE VOCÊ É.

Daí as recomendações de Paulo a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo (a pessoa=SER) e da doutrina” (o trabalho=FAZER/TER) (II Tm 2:15)

Infelizmente, é mais fácil ter uma BOA REPUTAÇÃO do que um BOM CARÁTER.

Portanto preocupe-se com o seu CARÁTER mais do que com a sua REPUTAÇÃO, porque o seu CARÁTER é o que você realmente é, enquanto a REPUTAÇÃO é apenas o que os outros pensam que você é.

Existe uma frase que diz o seguinte “a REPUTAÇÃO de muitos homens não conheceria seu CARÁTER se o encontrasse na rua”.

Para evitar essa diferença, é preciso buscar um CARÁTER SANTO, este, por sua vez resultará em uma BOA REPUTAÇÃO diante dos homens.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (I Co 6:12).

O conceito que temos de ÉTICA é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, ou seja, é o que usamos para decidir as três grandes questões da vida, QUERO, DEVO e POSSO, ou seja:

Tem coisas que QUERO, mas não DEVO.
Tem coisas que DEVO, mas não POSSO.
Tem coisas que POSSO, mas não QUERO.

A pessoa só tem PAZ de ESPÍRITO, quando aquilo que ela QUER é o que ela PODE e ao mesmo tempo é o que realmente DEVE, ou seja, ética é o conjunto de valores que a pessoa usa para decidir tudo isso.

Para que VOCÊ seja bem sucedido em qualquer área de sua vida, é indispensável uma preparação completa, a qual abrange alguns aspectos, vejamos:

SAÚDE FÍSICA 

O cuidado com a saúde física (exercício, descanso, alimentação), emocional (estresse, ansiedade, fadiga, angústia, medo, depressão) e mental (estudos, leitura)

A nossa saúde para ser normal e equilibrada depende:

a) equilíbrio e harmonia dependem do INTELECTIVO (razão), SENTIMENTO (afetivo) e VONTADE (volitivo), disso dependem a maior parte da nossa saúde.

b) o meio ambiente em que vivemos e trabalhamos. No lar e fora dele, você precisa desenvolver um ambiente de PAZ (harmonia, paz, sossego, confiança, alegria).

c) você precisa ter cuidado com a alimentação adequada, dormir o suficiente, descanso suficiente, recreação, férias e etc.

SAÚDE ESPIRITUAL

Somos como um atleta. Esse atleta nasce com um dom para aquela atividade esportiva, e se essa pessoa não exercitar, não treinar, não desempenhará sua atividade esportiva com sucesso.
Da mesma forma acontece conosco, se não fizermos a nossa parte buscando a graça e o conhecimento, seremos medíocres e sem frutos, todo sucesso tem seu preço e todo êxito tem o seu sacrifício.

SAÚDE FAMILIAR

Segundo a palavra de Deus, é essencial que sejamos bons administradores do seu lar (I Tm 3:4-5).
Quem não administra bem seu lar, como poderá administrar a igreja? A administração envolve outras coisas:
Você e seu cônjuge: honra (I Pe 3:7), atenção (I Co 7:32-33), amor (Ef 5:25) e fidelidade (I Tm 3:2b).
Você e seus filhos: os filhos devem assim como o cônjuge terem atenção especial, serem amados e respeitados, considerando-se também as várias fases da sua vida (infância, adolescência, juventude).

A pessoa que mais marcou a história da nossa humanidade, que transformou mais pessoas e que é o maior exemplo que temos, fez tudo isso porque escolheu ser aquilo que ele queria SER e fez tudo que precisou para isso. O nome dele: Jesus.

Portanto, volte à pergunta inicial e a responda toda em termos de SER. 
Depois, use a sua energia para se planejar e FAZER isso acontecer.
O resultado disso sabe qual será? Você terá aquilo que quer e mais, será feliz.

Agora que você já sabe isso, busque ferramentas que te ajudem a se conhecer melhor e a conhecer melhor o mundo em que vivi. Leia a história de pessoas de sucesso, leia livros que falem como as pessoas funcionam, estude profundamente PNL. Adquira os recursos que precisa para ser exatamente aquilo que quer SER e SEJA.

Uma observação importante: aquilo que quer SER tem que ser bom para você e bom para os outros que estão a sua volta (não pode causar prejuízo para ninguém).

PENSE NISSO E SEJA FELIZ!

“Que o SENHOR JESUS te ABENÇOE e te GUARDE, que o SENHOR JESUS faça RESPLANDECER o seu ROSTO em ti, e tenha MISERICÓRDIA de ti, que o SENHOR JESUS se LEVANTE ao teu FAVOR, e te dê a PAZ e a PROSPERIDADE” (Nm 6:24-26).

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda
Fundador e professor mestre do IBI (Instituto Bíblico Internacional)
Pastor auxiliar da AD Shalom, em Palmas/TO.

Francisco Miranda
administrator
Teologia24horas é uma PLATAFORMA ONLINE de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, onde o aluno tem acesso ao CONTEÚDO dos CURSOS do IBI (Instituto Bíblico Internacional), a onde estiver, a hora e quando quiser…