Elias, gente como a gente! I Reis 17
O profeta Elias foi um dos homens mais conhecidos da Bíblia, citado 69 vezes no Antigo e 30 vezes no Novo Testamento, a menção mais extraordinária de Elias no Novo Testamento é no episódio da transfiguração de Jesus, quando ele apareceu junto de Moisés ao lado de nosso Senhor (Mateus 17:1-3; Marcos 9:4), o apóstolo Paulo citou o profeta Elias (Romanos 11:2-4), e Tiago, em sua epístola, também mencionou o profeta ao fazer uma exposição sobre a importância da oração (Tiago 5:17,18).
O nome de Elias em hebraico é אֵלִיָּהוּ (Elyahu), significando Deus é meu Senhor ou Jeová é meu Deus.
O ministério do profeta Elias está registrado nos livros de I e II Reis (I Reis 17 até II Reis 2), seu ministério começa sem muita introdução, e termina com a descrição de sua ascensão ao céu.
A Bíblia não revela nada sobre a vida pessoal e familiar do profeta Elias, sabemos apenas que era chamado de Elias, o Tisbita, era morador de Gileade (I Reis 17:1), a leste do rio Jordão, atual Transjordânia.
A história de Elias possui um papel muito ativo na narrativa bíblica, neste Refrigério Teológico, conheceremos um pouco mais o que a Bíblia nos diz acerca de quem foi Elias.
“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto” (Tiago 5:17,18)
Na Bíblia nós encontramos muitos exemplos de homens e mulheres de Deus, e texto acima fala sobre um deles, o profeta Elias, considerado um dos maiores profetas que já existiu em Israel, Elias profetizou numa época muito difícil da História do povo de Israel do ponto de vista religioso.
Você tem ideia de quem foi o profeta Elias e o que ele fez?
Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).
Elias viveu na época em que o reino de Israel tinha sido dividido em dois, Judá ao sul e Israel ao norte, onde profetizou, um reino que desde a divisão, o norte ficou marcado por governantes maus.
O rei Onri (885-874 a.C.) procurou estabelecer boas relações com as nações vizinhas. Ele casou seu filho, Acabe, com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônicos.
Esse casal introduziu em Israel a adoração ao deus Baal de Tiro e Sidom.
Acabe se encarregou até de construir um templo para Baal em Samaria (1 Reis 16:32).
O profeta Elias exerceu seu ministério no período de reinado do Rei Acabe um dos piores reis que governaram em Israel.
O rei Acabe se casou com Jezabel, uma princesa estrangeira, sacerdotisa de Baal, filha do rei de Sidon.
Ela induziu a Acabe a adorar seus falsos deuses, ao invés de adorar ao Deus de Israel, e conseguiu que ele fizesse um altar a Baal dentro de seu próprio palácio e permitisse que ela trouxesse uma grande comitiva de sacerdotes e profetas, tanto de Baal quanto de Aserá, outra deusa pagã.
Nesse contexto turbulento de idolatria e paganismo, Elias foi chamado para servir como porta voz de Deus. Ele recebeu a responsabilidade de lembrar aos israelitas que eles eram o povo do Senhor.
O ministério de Elias pode ser organizado em seis importantes episódios:
- O aviso acerca da seca eminente e seu isolamento;
- A luta no Monte Carmelo onde enfrentou os profetas de Baal;
- A fuga para Horebe;
- O episódio envolvendo Nabote;
- A profecia acerca de Acazias;
- Sua translação ao céu.
A seguir, conheceremos os detalhes mais importantes de cada um destes seis episódios que marcaram o ministério do profeta Elias.
A primeira profecia registrada de Elias é que não “haveria nem orvalho e nem chuva” nos últimos anos, segundo a palavra dele mesmo.
Depois dele ter profetizado que não haveria orvalho e nem chuva, Elias vai para o oriente e fica escondido no Ribeiro de Querite que esta diante do Jordão.
E lá neste lugar onde esteve escondido, o próprio Deus providenciou o alimento para ele, Deus mandou que os corvos alimentasse ele lá, os corvos traziam para ele “pão e carne” pela manhã e também no período da noite e ele bebia no ribeiro água.
O povo de Israel dependia das chuvas sazonais para suas plantações se Deus não enviasse suas primeiras chuvas (temporã) em outubro e novembro e a chuva serôdia em março e abril, logo haveria grande fome na terra, porém as chuvas dependiam da obediência do povo a Deus – Dt 11:13-14.
Deus advertiu que se o povo fossem desobediente Ele transformaria o céu em bronze e a terra em ferro – Dt 28:23.
É provável que Elias tenha se apresentado diante de Acabe em outubro, na época das primeiras chuvas
Não chovia a seis meses, de abril a outubro (período do verão) onde o clima já e quente e seco, e o profeta anunciou que não choveria por 3 anos seguintes, dando assim a soma de 3 anos e meio que Tiago menciona Tg 5:17.
O profeta Elias foi muito usado por Deus para fazer milagres e também para trazer julgamento à nação de Israel por sua adoração a deuses pagãos.
Elias ressuscitou mortos, multiplicou comida, fez fogo cair do céu, nesse versículo mesmo diz que Elias orou para que não chovesse em Israel e não choveu (Depois ele orou novamente para chover e choveu), a Bíblia diz que Elias apareceu para Jesus junto com Moisés no Monte da Transfiguração…
Então, nós não temos dúvida nenhuma de que Elias era um grande homem de Deus.
Só que uma coisa que nós precisamos ter em mente é que apesar de todos esses feitos maravilhosos), Elias era gente como a gente.
Ele era um homem cheio de limitações, fraquezas, suscetível a problemas, crises e dificuldades, assim como qualquer um de nós. Inclusive Tiago fez questão de dizer que ele estava sujeito aos mesmos sentimentos que nós.
- Que tipo de sentimentos você costuma ter ou você já teve?
- Você já ficou zangado com alguém?
- Você já sentiu preguiça de fazer alguma coisa, acordou cedo para trabalhar, aquele frio do lado de fora, olhou para cama e ficou com vontade de voltar?
- Você já se entristeceu alguma vez na vida?
- Você já teve vontade de jogar tudo para o alto e desistir?
Pois é, bem vindo ao clube, tudo isso Elias também sentiu, porque ele era gente como a gente.
Agora, apesar de Elias ser gente como a gente, uma coisa que nós não podemos negar é que ele teve experiências marcantes com o Senhor.
E isso é algo que nós devemos buscar também
Porque não adianta nada nós ouvirmos falar que Deus é bom e não experimentarmos dessa bondade.
Não adianta nada ouvirmos que Ele é um Deus de relacionamentos se nós não nos relacionamos com Ele.
Do que adianta sabermos que nós temos um Deus de paz, de alegria, de provisão e milagres e não experimentarmos dessa paz, alegria, provisão e desses milagres?
Nós devemos ter o conhecimento teórico sim, mas ele precisa vir junto com a experiência prática.
Vejamos algumas experiências que Elias teve e que nós também podemos ter:
I Reis 17:1-3
1 – Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
2 – Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
3 – Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
Nesse capítulo 17 nós encontramos a primeira menção a respeito de Elias no livro de I Reis.
E, o engraçado é que a bíblia não faz muito introdução sobre ele.
Na verdade, as únicas coisas que nós sabemos de Elias nesse texto é que ele era tesbita (Ou seja, ele nasceu numa cidadezinha chamada Tisbé) e ele morava na terra de Gileade.
Até aí tudo bem, mas no versículo 2 nós encontramos uma expressão bastante interessante que diz “Veio-lhe a Palavra do Senhor”.
Ao continuar lendo os relatos sobre Elias, você vai ver esse expressão se repetindo várias vezes.
No versículo 8, por exemplo, nós lemos: “Então, lhe veio a Palavra do Senhor dizendo”.
Depois no começo do capítulo 18 você também tem. E o que isso significa?
Significa que Elias era capaz de discernir as direções que Deus dava para a vida dele.
Significa que Elias era capaz de ouvir a voz do Senhor e mais até do que isso, ele era alguém que vivia de acordo com a vontade de Deus.
Deus mandava ele ir e ele ia; Deus mandava ele ficar e ele ficava.
Nessa passagem mesmo de I Reis 17, o Senhor deu algumas direções para Elias e ele obedeceu.
A primeira foi que ele deveria profetizar na vida do rei Acabe.
Deus disse para ele liberar a Palavra de que não iria chover nos próximos anos e depois o Senhor mandou ele se retirar para a torrente de Querite, fronteira com o Jordã. E foi isso o que ele fez.
Todos nós gostamos de ouvir um profeta liberando palavras boas sobre nós, de que nós seremos abençoados, de que nós iremos avançar e crescer.
E é justamente aqui que nós vemos o Profeta Elias tendo uma experiência com o Senhor.
I Reis 17:4-7
4 – E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5 – Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
6 – E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
7 – E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
Você consegue imaginar o que está acontecendo aqui?
O Senhor poderia muito bem ter mandado Elias para uma terra fértil, com muita água e comida, só que o Senhor mandou ele ir para uma torrente que ficava no meio do deserto.
Torrente é uma espécie de córrego pequeno que tem água apenas em algumas épocas do ano, quando chove.
E Deus mandou Elias para lá.
Por que Deus fez isso com ele?
Por que Deus mandaria alguém para um lugar onde não tem suprimento?
Porque Deus queria mostrar para Elias que Ele era a provisão.
Deus queria mostrar para Elias que não importa o lugar onde você esteja, se você está debaixo de uma palavra de Deus, Ele sempre vai te dar tudo o que você precisa.
E AQUI NÓS VEMOS ISSO ACONTECENDO DE UM JEITO BEM CURIOSO: Elias bebia água dessa torrente e a comida (pão e carne) vinha através de corvos duas vezes por dia (pela manhã e ao anoitecer). É até difícil acreditar mas era verdade.
Os corvos realmente alimentaram Elias em I Reis 17:6?
Dentro do que estamos analisando, a resposta é sim. Muitos teólogos sérios seguem essa linha de pensamento. Outros, porém, defendem que houve um erro de transliteração e tradução da Bíblia, do hebraico para o grego (Septuaginta) – então, nesse caso, não é orevim (corvos) que alimentaram Elias e sim os Aravim (árabes).
A questão é…
Se considerarmos que houve mesmo esse erro e a palavra correta fosse traduzida por “árabes”, como ficaria então o texto de Gênesis?
“E aconteceu que ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas se secaram de sobre a terra” (Gênesis 8:6-7)
A palavra no hebraico é a mesma, então Noé teria soltado um árabe pela janela da arca?
Como já vimos, o corvo é a primeira ave, especificamente citada na Bíblia, no livro de Gênesis.
Note que o corvo era usado até na poesia hebraica: “Sua cabeça é ouro, o ouro mais puro; seus cabelos ondulam ao vento como ramos de palmeira; são negros como o corvo” (Cânticos 5:11)
Os corvos são conhecidos como animais dotados de inteligência para conseguirem alimento.
Provavelmente, por esse motivo, Deus os escolheu para realizarem a difícil tarefa de encontrar comida em terra seca.
Mas, devemos lembrar que, tanto humanos quanto aves, dependem de Deus para sobreviver.
“Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?” (Lucas 12:24)
Você sabia que o corvo está entre os seis animais mais inteligentes do mundo? Na lista estão os golfinhos, chimpanzés, elefantes, papagaios, cães e corvos. Os corvos chamam a atenção por conta da facilidade de imitar sons, usar ferramentas com grau de complexidade para facilitar na obtenção de alimento e ainda são capazes de forjar a própria morte para enganar outros corvos e predadores naturais.
As hipóteses dos corvos mencionados em I Reis 17:6 serem homens e não aves, segundo supõe alguns, que comparam a palavra usada em I Reis 17:6 com a palavra utilizada em Ezequiel 27:27 referente aos comerciantes, e ainda com as palavras usadas em II Crônicas 21:16 e Neemias 4:7, referente aos árabes, ou mesmo com os cidadãos de Arabá, região próxima de Bete-Hogla (Josué 15:6; 18:18), precisam ultrapassar alguns obstáculos hermenêuticos.
Obstáculo gramatical
Embora as palavras utilizadas nos versos de I Reis 17:6; II Crônicas 21:16 e Neemias 4:7, apresentem alguma aproximação gramatical, são palavras distintas:
I Reis 17:6 – corvos (ערב)
II Crônicas 21:16 e Neemias 4:7 – árabes (ערבי)
A palavra: ערב utilizada dezesseis vezes no A.T., e em todas elas, é utilizada em referência a animais imundos na tradição judaica.
E mesmo as suas congéneres gregas, que aparecem três vezes no N.T., são utilizadas com o mesmo sentido.
Já a palavra: ערבי aparece nove vezes no A.T., em todas elas é utilizada em referência a homens de origem árabe.
No N.T. a palavra congénere aparece uma vez, em Atos 2:11, também com o mesmo sentido.
Obstáculo geográfico
A região proposta pelos defensores do sentido humano da palavra corvo, onde possivelmente habitavam os cidadãos de Arabá, embora muito próxima, está distante aproximadamente vinte e sete quilômetros de Querite, onde Elias recebeu seu alimento diário.
Os corvos eram aves comuns na região de Querite, estudiosos acreditam que pelo menos oito espécie de corvos habitavam região.
Obstáculo da falta de apoio consistente
Além dos obstáculos acima, há ainda o obstáculo da falta de apoio consistente de estudiosos renomados pela coerência bíblico teológica.
A ideia de tais aves impuras e vorazes sendo usadas para alimentar o profeta apareceram a muitos tão estranho que eles têm trabalhado para fazer com que a palavra ערב que em nossa versão foi traduzida por “corvos”, passe a ser usada como (em Ezequiel 27:27) comerciantes, ou árabes (II Crônicas 21:16, Neemias 4:7), ou, os cidadãos de Arabá, perto de Bete-Hogla (Josué 15:06, 18:18).
Mas o uso comum, corvos, é, em nossa opinião, de preferência a essas conjecturas. E, se Elias foi milagrosamente alimentado por corvos, é inútil perguntar onde encontraram o pão e a carne, pois Deus iria dirigi-los.
Não significa nem árabes ou os habitantes de uma cidade imaginária chamada Orebe, mas corvos.
Através deste milagre, que os incrédulos rejeitam, porque eles não reconhecem um Deus vivo, por quem, como o Criador e Senhor de todas as criaturas, até mesmo os corvos vorazes são feitas subserviente a seus planos de salvação.
“Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas lhe contarão; fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar o informem. Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor fez isso? Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.” (Jó 12:7-10)
A minha conclusão pessoal é que de fato se tratam de corvos “aves” e não homens. Então, faça como o profeta Elias, que mesmo diante da calamidade, obedeceu a Deus e permaneceu perto do riacho, onde havia água para matar a sede e o alimento que chegou de uma maneira improvável, sobrenatural e extraordinária de Deus e você também pode experimentar no nome de Jesus.
I Reis 17:8-12
8 – Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
9 – Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
10 – Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
11 – E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
12 – Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
Mais uma vez nós encontramos a expressão “Lhe veio a Palavra do Senhor” que está no verso 8.
E o que foi que Deus disse para Elias? Para ele ir até uma cidade chamada Sarepta e procurar por uma viúva porque ela iria dar comida para ele.
Só que tinha um pequeno detalhe: a viúva não era rica, não tinha condições de alimentar o profeta, na verdade ela mal tinha condições de alimentar a sua própria família.
Inclusive, no versículo 12 a Bíblia diz que ela só tinha um pouco de farinha e azeite para fazer a última refeição antes dela e do filho morrerem.
E, AQUI NÓS VEMOS MAIS UMA APARENTE CONTRADIÇÃO DE DEUS: como é que Deus manda Elias ir para um lugar desses?
Como é que Deus manda Elias ir comer o restinho da comida de uma viúva pobre?
Se você visse uma coisa dessas acontecendo hoje o que você iria pensar?
Lá vai aquele profeta aproveitador, não perdoa nem as pessoas pobres, não tem vergonha na cara mesmo.
Muitos pensariam dessa forma. Todavia, o plano de Deus aqui era outro.
Deus já havia trazido a provisão sobrenatural para Elias uma vez através dos corvos e aqui Deus quer fazer de novo.
SÓ QUE COM UM DETALHE A MAIS: ANTES ELIAS APENAS RECEBEU O MILAGRE.
AGORA ELE SERIA PARTICIPANTE DO MILAGRE
I Reis 17:13-16
13 – E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
14 – Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
15 – E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
16 – Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.
Veja que Deus usou Elias para multiplicar a farinha e o azeite até que voltasse a chover.
Deus quer fazer milagres na sua vida? Sim ou não? Sim.
Todavia, mais do que fazer milagres NA sua vida a sua vida, Deus deseja fazer milagres ATRAVÉS da sua vida.
Essa é uma experiência que todos nós podemos ter. De orar em favor de alguém e ver o milagre acontecendo (João 14:12).
I Reis 17:17-24
17 – E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.
18 – Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho?
19 – E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,
20 – E clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?
21 – Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.
22 – E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
23 – E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu à sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.
24 – Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.
Vamos nos lembrar da sequência até agora: a) Elias profetizou para o Rei Acabe e teve que fugir para a Torrente de Querite onde foi alimentado pelo corvo; b) Depois ele se encontrou com uma viúva pobre e multiplicou a comida dela.
Só que agora, o filho dessa viúva adoeceu e morreu…
E então no versículo 18 ela faz uma pergunta que muitos de nós fazemos quando as coisas não estão dando certo “O que foi que eu fiz de errado Senhor?”.
Muitos de nós temos a tendência de achar que quando as coisas não estão indo bem só pode ser porque nós fizemos algo de errado ou porque de alguma forma nós desagradamos a Deus.
NÓS PENSAMOS ASSIM, MAS ISSO ESTÁ ERRADO.
ISSO É HERANÇA DE UMA MENTALIDADE RELIGIOSA QUE NÓS TÍNHAMOS ANTES.
Deus te abençoa não é porque você é bom é porque Ele é bom; a nossa bênção não depende do que nós fazemos ou deixamos de fazer, depende do que Cristo já fez por nós.
E então, a partir do verso 19, Elias pega o menino nos braços, ora a Deus, ele ressuscita e no verso 24, a mulher concluiu dizendo “Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a Palavra do SENHOR na tua boca é verdade.”.
Mas, espera aí, ela já tinha visto o milagre da multiplicação acontecendo antes, ela já tinha visto que Elias de fato era profeta de Deus, por que então ela diz “Conheço AGORA que tu és homem de Deus…”?
A morte do filho dela foi algo tão trágico e difícil que ela se esqueceu do que Deus tinha feito antes.
E esse é um risco que nós também corremos: de nos esquecermos que nós servimos a um Deus de milagres.
Por isso, nos momentos difíceis não se esqueça dos feitos de Deus, lembre-se deles e encha o seu coração de fé para crer que o Senhor agiu antes e vai agir de novo.
Uma outra coisa interessante que nós percebemos nessa última fala da viúva é que ela só teve certeza de que Elias era homem de Deus depois que ela viu os milagres acontecendo. E se ela não tivesse visto nada acontecendo?
E se o filho dela tivesse continuado morto?
Elias não seria mais profeta?
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Mc 16:17-18)
As pessoas verão o Senhor na sua vida não apenas porque você fala coisas a respeito de Deus. As pessoas verão Deus na sua vida por conta das experiências que você tem com Ele.
Por isso, eu quero declarar que por onde você andar esses sinais vão te acompanhar no nome de Jesus.
Onde você estiver milagres vão acontecer, pessoas serão curadas, a provisão vai aparecer.
PORQUE NÓS SOMOS UM POVO DE PALAVRA E TAMBÉM DE EXPERIÊNCIA!
Elias era gente como a gente.
Ele não era um super homem como muitos por aí pensam.
Ele era uma pessoa sujeita aos mesmos sentimentos que nós.
As mesmas experiências que ele teve com Deus nós também podemos ter.
Nós podemos experimentar de maneira prática de um Deus de amor, de um Deus de paz, alegria, provisão, curas e milagres, de um Deus que responde às nossas orações, de um Deus que traz direção quando nós não sabemos por onde ir.
Quando nós lemos a respeito desses homens de Deus na Bíblia nós temos a tendência de colocá-los em um nível muito superior a nós, tão superior que nós achamos que só eles podem ter essas grandes experiências.
Mas, independente das suas lutas pessoais e fraquezas interiores, nós também podemos.
Você já parou para avaliar as experiências que você tem tido com o Senhor?
Você realmente tem visto na prática aquilo que você ouve semana após semana ou tudo só tem passado de conhecimento teórico?
Você deseja ter mais experiências com Deus?
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Elias, gente como a gente! I Reis 18
Elias, gente como a gente! I Reis 19
Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, peço que faça suas considerações/comentários, compartilhe esse artigo em suas redes sociais, converse com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos sobre esse assunto.
Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!
Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.
E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?
Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?
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Que refrigério maravilhoso, profundo e que nos traz profundas reflexões de que podemos experimentar da mesma intimidade que os profetas tiveram com Deus naquele tempo!
O profeta Elias é um dos homens da Bíblia que gosto de ministrar, o seu exemplo de fé, estrategista, em contra partida a dor da rejeição, abandono estão bem claras na sua história, mas que também a Bíblia relata as fragilidades dele assim como nós temos as nossas, seja na alegria e na tristeza, na bonança e na escassez.