O cálice da salvação
271/365 | TSD “Tempo a Sós com Deus” | Domingo, 28 de setembro de 2025 | O cálice da salvação
O domingo é dia de celebrar a salvação em Cristo.
Mais do que um ritual, é uma experiência viva: o cálice da salvação que nos foi dado revela a obra completa do Senhor em nosso favor.
Versículo do dia
“Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.” (Salmos 116:13 – ACF)
Que a paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje (Fp 4:7; Cl 3:15).
Reflexão de hoje
O salmista expressa gratidão pelo livramento recebido.
O cálice da salvação simboliza tanto a bênção quanto a responsabilidade da aliança.
No hebraico, יֵשׁוּעָה (yeshu‘āh) → salvação, livramento, vitória, aponta para a obra redentora de Deus em favor do Seu povo.
No Novo Testamento, Jesus amplia esse sentido ao instituir a ceia: “Este cálice é o novo testamento no meu sangue” (1Co 11:25).
O cálice, em grego ποτήριον (potḗrion), carrega a ideia de participação.
Tomá-lo é participar da vida, da morte e da ressurreição de Cristo.
Na prática, o cálice da salvação nos convida a viver em gratidão constante.
Ele nos lembra que fomos resgatados não por mérito, mas pelo sangue precioso do Cordeiro (1Pe 1:18-19).
Cada vez que invocamos o nome do Senhor, renovamos nossa confiança no Deus que nos salvou e continua a nos sustentar.
Oração
Senhor, obrigado pelo cálice da salvação. Que eu viva cada dia em gratidão e fidelidade à aliança que selaste comigo em Cristo. Amém!
Que você tenha um domingo de excelência em Cristo Jesus!
“Que o Senhor Jesus te abençoe e te guarde, que o Senhor Jesus faça resplandecer o seu rosto em ti, e tenha misericórdia de ti, que o Senhor Jesus se levante ao teu favor, e te dê a paz e a prosperidade.” (Nm 6:24-26)
Pergunta do dia
Tenho vivido com gratidão diária pelo cálice da salvação ou deixado de valorizar a obra de Cristo em minha vida?
Compartilhe nos comentários o que significa para você tomar o cálice da salvação! Sua experiência pode fortalecer a fé da nossa comunidade! 👇💬
#DevocionalDiário #Teologia24horas #PrFranciscoMiranda #CáliceDaSalvação #CeiaDoSenhor #Yeshuah #Potērion #Gratidão #TSD
Divino Rodrigues Barros, Iraci Soares Santana e 4 outros3 Comentários- Fase INICIAL – Explorador Teológico:
🏅 Fase INICIAL – Explorador Teológico
ainda é pouca gratidão eu tenho qui ser mais grata depois dessa reunião percebi não tenho sido tão grato
2 Tomar o cálice da salvação pra mim é um renovo, uma nova aliança, fortalecimento, um novo recomeço na caminha do processo de santificação e a certeza que Jesus Cristo vive em mim através do seu Espírito Santo.
2gratidao por tudo que Deus tem feito em minha vida
1