Quem anda com os sábios será sábio
Querido da Comunidade:
Querido da Comunidade
287/365 | TSD “Tempo a Sós com Deus” | Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 | Quem anda com os sábios será sábio
O capítulo 13 de Provérbios nos mostra que as companhias, as escolhas e a disciplina moldam o caráter e determinam o destino de uma pessoa.
Ele ensina sobre a importância da correção, o valor do trabalho, a prudência nas palavras e a recompensa da justiça.
Em meio a tantas lições, surge uma verdade prática e transformadora: o ambiente e as pessoas com quem andamos exercem forte influência sobre quem nos tornamos.
Versículo do dia
“O que anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos sofrerá o dano.” (Provérbios 13:20 – LXX)
Que a paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje (Fp 4:7; Cl 3:15).
Reflexão de hoje
O capítulo 13 apresenta vários contrastes entre o justo e o ímpio, o diligente e o preguiçoso, o que guarda a Palavra e o que a despreza.
O fio condutor é mostrar que a sabedoria é recompensada com vida e bênção, enquanto a insensatez leva à destruição.
No versículo 20, nosso foco, a Palavra ressalta o poder das companhias: andar com os sábios conduz à sabedoria, mas associar-se aos tolos gera ruína.
O termo hebraico חָבֵר (ḥavér) significa companheiro, amigo, alguém próximo com quem se compartilha a vida.
Isso nos lembra que ninguém cresce sozinho: somos moldados por aqueles que caminham conosco.
Esse princípio é reafirmado em todo o Novo Testamento: “As más conversações corrompem os bons costumes” (1Co 15:33) e “Exortai-vos uns aos outros todos os dias” (Hb 3:13). Ou seja, a comunhão certa edifica, enquanto a errada destrói.
Querido irmão, querida irmã: se desejamos viver no Espírito e crescer em sabedoria, precisamos avaliar quem são nossas influências mais próximas.
Não significa isolar-se do mundo, mas escolher cuidadosamente aqueles que têm voz em nosso coração.
Caminhar com pessoas cheias de Deus nos leva a ser mais semelhantes a Cristo.
Palavra do dia
- חָבֵר (ḥavér) → companheiro, amigo, parceiro próximo.
- Aplicação prática: Escolha andar com pessoas que edificam sua fé e aproximam você de Deus.
- Referências cruzadas: Sl 1:1; 1Co 15:33; Hb 10:24-25.
Pergunta do dia
Com quem tenho andado? Minhas amizades têm me aproximado da sabedoria de Deus ou me afastado dela?
Desafio de hoje
Ore por seus relacionamentos mais próximos e peça ao Espírito Santo discernimento para se aproximar de pessoas que edificam sua fé e se afastar de más influências.
Declaração profética
Em nome de Jesus, declaro que neste dia Deus colocará pessoas sábias em sua vida, e seus relacionamentos serão fonte de edificação, consolo e crescimento espiritual.
Oração
Senhor, ajuda-me a escolher bem as minhas companhias. Dá-me sabedoria para andar com pessoas que Te temem e coragem para me afastar das más influências. Que minha vida seja bênção para os outros e reflexo da Tua sabedoria. Amém!
- Conduz-me a amizades que edificam.
- Livra-me de relacionamentos destrutivos.
- Faz-me também ser um amigo fiel e sábio.
Um excelente dia
Que você tenha uma segunda-feira de excelência em Cristo Jesus!
“Que o Senhor Jesus te abençoe e te guarde, que o Senhor Jesus faça resplandecer o seu rosto em ti, e tenha misericórdia de ti, que o Senhor Jesus se levante ao teu favor, e te dê a paz e a prosperidade” (Nm 6:24-26)
📣Compartilhe nos comentários como esta Palavra sobre andar com os sábios e crescer em sabedoria falou com você! Seu testemunho pode encorajar outros a buscarem relacionamentos que edifiquem a fé. 👇💬
#GCEM #TSD #DevocionalDiário #Teologia24horas #PrFranciscoMiranda #AndarComOsSábios #AmizadesQueEdificam #VidaNoEspírito #Provérbios
Reinaina Rodrigues de Sousa Mariano Nogueira, Aline de Oliveira Silva Pereira e 12 outros1 Comentário- Explorador Teológico:
Explorador Teológico
antes de JESUS me encontrar a minha cs era cheia nos fins de semana
Depois da minha nova vida eu falei
do portão pra dentro não entra bebida alcoólicas música mundanas nenhum vício automaticamente sumiu as amizades qui DEUS não agradava nem queria pramim
