Pr. Francisco Miranda, acabou de publicar
3 meses atrás (editado)
Os sete milagres de Jesus narrados no Evangelho de João
Para mais claramente demonstrar que Jesus é o Salvador, João relata em seu Evangelho apenas 7 milagres, que distintivamente chama de sinais. São 3 curas: de enfermidade mortal, não especificada, de paralisia e de cegueira de nascença; 3 manipulações da matéria: transforma água em vinho, multiplica pães e peixes e anda sobre as águas; e uma ressurreição, que envolve de uma só vez a eliminação da letal enfermidade, recomposição do corpo e restituição da vida.
- Transformando Água em Vinho (Jo 2:1-11)
- Curando o filho do Oficial (Jo 4:46-54)
- Curando um paralítico em Betesda (Jo 5:1-15)
- Alimentando a Multidão (Jo 6:5-13)
- Andando sobre a água (Jo 6:16-21)
- Curando o cego de nascença (Jo 9:1-7)
- Ressuscitando Lázaro (Jo 11:1-44)
É certo que Jesus fez muito mais milagres que esses, como o próprio São João Evangelista registrou na primeira Páscoa em Jerusalém, acima apontada. Aliás, ele mesmo atestou ao final: “Fez Jesus, na presença de Seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro” (Jo 20:30).
Contudo, foi para comunicar-nos todas essas estrondosas verdades, e assim levar-nos à fé no Redentor, que ele as registrou, como declarou quase ao fim de seu Evangelho: “Estes sinais foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, acreditando, tenhais a Vida em Seu Nome” (Jo 20:31).
Ora, era uma das promessas de Deus, feitas através do Profeta Isaías: “Naquele tempo, o Rebento de Jessé, que Se ergue como um sinal para os povos, será procurado pelas nações e gloriosa será Sua Morada” (Is 11:10)
Sinal que se verifica ainda hoje por Seus mais legítimos representantes, nossos Santos, portadores do Evangelho como registrou Marcos logo após Sua Ascensão: “Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles, e confirmava Sua Palavra com os milagres que a acompanhavam” (Mc 16:20)