Não desça ao vale de Ono
Ono foi uma cidade edificada por Semede, um benjamita, na “planície de Ono” (I Crônicas 8:1,12,18; Ed 2:33; Ne 7:6,37; 11:31,35), hoje conhecida como Kafr ʽAna a cerca de 58 km a noroeste de Jerusalém. Ono foi o local onde por quatro vezes Sambalate e Tobias fingindo desejar uma conversa com Neemias, convidaram-no a encontrá-lo, e sempre Neemias se recusou a ir.
Sambalate e Gesém fizeram um convite cortês, para que Neemias pensasse que o objetivo da conferência de alto escalão fosse declarar paz entre eles e assim comparecesse ao encontro. Parecia uma reunião de ato político, uma concessão de perdedores que reconheciam a parte convidada como vitoriosa, o reconhecimento oficial de Neemias como governador de Jerusalém.
O local do encontro era terreno neutro, ficava na metade do caminho entre Jerusalém e Samaria, líderes e liderados precisam ter graça e discernimento para que possam resistir da forma correta aos ataques, às investidas malignas.
Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).
Quem se propõe a fazer a vontade do Senhor sempre encontra opositores. Foi assim com Neemias. Apesar dele possuir autorização do rei Artaxerxes para reconstruir os muros de Jerusalém, sofreu todos os tipos de ataques tentando impedi-lo de fazer a reconstrução.
Ataques declarados e sutis, vindos de gente que era aparentemente amiga e de quem claramente era inimiga. Em determinados momentos palavras disfarçadamente gentis e vantagem imaginária tem sido sempre uma potente combinação para virar a cabeça de pessoas. A cabeça de Neemias, porém, como demonstra a réplica, não foi virada.”
Neemias era prudente e perpicaz, percebeu a estragégia ardilosa de seus oponentes, não caiu na cilada. Caso tivesse aceitado o convite, todos os seus liderados também abandonariam seus postos, pois saberiam que ele teria cedido aos desejos dos inimigos.
O posto de liderança é um posto de visibilidade
Crianças, jovens, gente madura, pessoas não convertidas e neófitas na fé observam os líderes, a credibilidade precisa ser cuidada. Quando alguém que está na frente da obra deixa seu posto para entrar em conferência com ímpios, o provável desastre é iminente, porque a imagem torna-se maculada, e é preciso abster-se até da aparência do mal ao assumir o ministério cristão (I Tessalonicenses 5:22).
O projeto de Neemias era terminar a obra, cercar a cidade onde Deus poderia ser adorado dentro do templo. Façamos isso também, cuidemos para que os inimigos de nossas almas não nos distraiam, com aspereza ou palavras brandas, quanto ao dever de adorar ao Senhor.
Os inimigos de Neemias inicialmente zombaram dele e o desacreditaram. Depois, fizeram ameaças. Em seguida, tentaram organizar um ataque em várias direções.
Neemias respondeu a todas as ameaças, adotando contramedidas que reduziram ou neutralizaram os riscos. Decidido, focado, persistente e estratégico, o copeiro de Artaxerxes prosseguiu na missão até concluir o muro e fechar todas as brechas.
Sambalate e Gesém, planejando fazer mal a Neemias, mandaram-lhe um recado: “Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono.”
A resposta de Neemias é uma excelente lição para todos nós: “Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” (Neemias 6:3).
Ele nos ensina que, em vez de parar e dar atenção aos inimigos, o melhor a fazer é focar na missão.
Há muitas estratégias, usadas pelo inimigo que nos fazem desviar da obra de Deus, a retórica de nossos inimigos é nos afastar, ou pararmos de construir a obra que estamos fazendo, eles usam de ardis, de artimanhas: “Precisamos ter um encontro, temos uma aliança para fazer.” “Descansa um pouco. Você está trabalhando demais. Depois você termina.”
“Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?” (Neemias 6.1-3).
Neemias reconheceu a importância e urgência de sua missão, e recusou ser distraído pelos adversários. Nós precisamos aprender a mesma lição. Às vezes, as distrações não são tão óbvias como as de Neemias. Mas, o nosso Adversário nos convida a perder tempo com diversas coisas desaproveitáveis.
Podem ser discussões de questões insensatas e contendas que não edificam (II Timóteo 2:23-26), podem ser coisas inocentes e até boas que tiram o lugar de outras mais importantes (I Timóteo 4:8; Lucas 10:38-42), podem ser as atrações deste mundo (II Timóteo 4:10). Frequentemente, o diabo usa a isca de bens materiais para nos desviar da nossa missão espiritual (Mateus 6:19-21,24-34; I Timóteo 6:6-10).
Se você, neste momento, está acompanhando a leitura das passagens citadas acima, você já percebeu que Paulo avisou Timóteo, repetidamente, sobre o risco de se perder por causa de tais distrações. Ele exortou Timóteo a ser um soldado dedicado ao Rei: “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou” (II Timóteo 2:4). Vamos pôr as mãos no arado, nunca olhando para trás (Lucas 9:62).
Neemias foi um destaque em sua geração, um homem simples, fervoroso, fraternal, amava a sua nação, amava seus amigos e irmãos, fez a diferença no momento num tempo difícil.
A nobreza de um homem se destaca e agiganta-se, quando o caos se estabelece ou quando as dificuldades clamam por ações que possam mudar rumos e escrever história.
Sambalá e Tobias queriam atrair Neemias para fora de Jerusalém (igreja) e abatê-lo. Cuidado com os gestos amistosos por parte dos inimigos, pode ser armadilha. “Vem, encontremos-nos, nas aldeias, no vale de Ono” (Neemias 6:2b).
São vários os tipos de desvios
Desvios de propósitos (trabalhos); Desvio de conduta (moral); Desvio de fé; Desviar através da acusação, querendo manchar sua reputação. “Então, Sambalar me enviou pela quinta vez o seu moço, o qual trazia na mão uma carta aberta, dizendo o seguinte “Entre as gentes se ouviram, e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos; por isso, reedificas o muro, e, segundo se diz, queres ser o rei deles, e puseste profetas para falarem a teu respeito em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei ouvirá isso, segundo essas palavras. Vem, pois, agora, e consultemos juntamente. Mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração, é que o inventas” (Neemias 6:5-8)
O homem que é experimentado na comunhão com Deus adquire muitas virtudes que certamente o livrará nos dias da tentação.
Discernimento bem acurado, operante. Como saber se o que estamos ouvindo é de Deus, é do homem, ou do diabo?
“Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, tem as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (Hebreus 5:14)
Discernir as obras de Satanás e suas estratégias, fora e dentro da igreja, deve ser um dos nossos objetivos, priorizar o que você está realizando, não fugir do foco: “Estou realizando, fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; porque cessaria a obra, enquanto eu deixasse e fosse ter conosco?”
Valorização no trabalho do Senhor. Na vida ministerial, na palavra, no testemunho. “O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousara” (Provérbio 21:16).
Você é uma pessoa muito valiosa e foi comprado com um grande preço. Os inimigos vão querer te afastar da obra de Deus, mas se você reconhecer qual o valor que tens, certamente não te desviarás.
“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (I Coríntios 6:19-20; 7:23).
“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28).
Neemias é um exemplo de construtor das obras de Deus, perseverante; obstinado; temente e de muita oração e dependência a Deus, não dava brechas para o inimigo, não se desviava de fazer a obra.
Lembre-se: o diabo usará diversos ardis para te desviar dos propósitos de Deus querendo fazer aliança, ajudando-te, subornando profetas falsos para desviar-te de Deus, tirando sua atenção do alvo principal que deves atingir.
Vigilância e fé são armas poderosas contra os enganos que Satanás tenta nos impor.
O mundo está repleto de Sambalates, Tobias e Geséns e eles têm perturbado e atrapalhado muitas pessoas trabalhadoras e com boas intenções.
O mundo precisa de homens e mulheres como Neemias, roguemos ao Senhor que os levante em nossa nação, pois, “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9:37,38).
Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…
Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!
Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.
E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?
Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?
Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!
Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, faça sua inscrição em nossa comunidade ou baixe o nosso aplicativo, meu objetivo é tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!
Faça abaixo o seu comentário...