O meu povo é destruído por falta de conhecimento

A expressão “o meu povo é destruído por falta de conhecimento” encontra-se na passagem no livro de Oséias 4:6 no Antigo Testamento, nesta passagem, Deus repreende o povo de Israel através da boca do profeta Oséias.

Veja o versículo completo:

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oséias 4:6)

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

Neste versículo de Oséias, a “falta de conhecimento” está ligada ao desprezo do povo de Israel às coisas de Deus.

O povo deixou de buscar a Deus e introduziu práticas da idolatria a deuses pagãos, como indica Oséias 4, este não era um problema só do povo, o próprio rei rejeitou ao Senhor e até os sacerdotes, que deviam guiar a nação ao conhecimento de Deus, se corromperam.

A falta de conhecimento era consequência da rejeição do povo aos caminhos do Senhor. Naquela época, Deus estava acessível através dos seus líderes e sacerdotes, mas até eles se afastaram de Deus.

A falta de entendimento nos leva à ignorância, ao endurecimento do nosso coração – quando rejeitamos o conhecimento de Deus – nos traz ainda mais sofrimento.

Assim como profetizado em Oséias 4:6, quanto mais nos afastamos de Deus, mais estamos sujeitos à destruição.

“Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração” (Efésios 4:18).

Uma das consequências da falta de conhecimento é o engano. Isso também pode ser observado no Novo Testamento, em Mateus capítulo 22:29, quando os fariseus e saduceus discutiam com Jesus a respeito das Escrituras, “vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!“.

Os questionamentos dos religiosos eram reflexo do engano, pois não reconheciam a Cristo e nem a sua Palavra. A dureza dos seus corações os impediam de reconhecer Jesus como o Filho de Deus.

O meu povo é destruído

A frase: “O meu povo é destruído por falta de conhecimento” traz em seu significado o princípio de que a falta do conhecimento de Deus leva o homem à ruína.

As pessoas que desprezam a revelação de Deus através de Sua Palavra não podem ter comunhão com Ele, pois nem mesmo sabem quem Ele é.

Separadas de Deus, essas pessoas não encontram outra coisa se não o sofrimento.

Essa advertência foi direcionada aos integrantes da nação de Israel que tinham rejeitado a instrução do Senhor e falhado em ser seu representante para as nações.

Por isso a continuação do versículo diz: “Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oseias 4:6).

Nos tempos do Antigo Testamento os sacerdotes eram os principais responsáveis por ensinar a lei do Senhor ao povo.

Mas naquele tempo os sacerdotes também tinham se corrompido e servido de mau exemplo para toda a nação.

Por isso a frase: “O meu povo é destruído por falta de conhecimento” expressa de forma muito apropriada a situação da nação. Havia um desconhecimento generalizado do Senhor em Israel.

O livro de Oséias foi escrito em um período de grande decadência espiritual e moral em Israel, o reino do norte.

Após a morte do rei Jeroboão II, o reino entrou em uma fase de declínio acelerado, tanto política quanto espiritualmente.

Oséias, chamado por Deus para ser profeta nesse período, teve a missão de denunciar o pecado do povo e adverti-los sobre o juízo iminente.

Contexto imediato de Oséias 4

  • No início do capítulo, Deus apresenta uma “controvérsia” contra Israel, descrevendo o estado de corrupção no país. A liderança espiritual, especialmente os sacerdotes, é diretamente responsabilizada pelo fracasso do povo.
  • O versículo 6 está inserido nesse contexto de acusação, apontando para a falta de conhecimento e rejeição da Lei de Deus como as causas principais da destruição do povo.

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento…”

  • Situação: A destruição aqui mencionada refere-se tanto à destruição física quanto à espiritual. O termo “conhecimento” se refere ao conhecimento de Deus, de Sua vontade e de Seus mandamentos, que era a base da aliança entre Deus e Israel.
  • Ação: O povo não buscou o conhecimento de Deus. Isso implica em uma negligência da parte do povo em aprender, entender e aplicar a Lei de Deus em suas vidas diárias.
  • Resultado: A consequência direta da falta de conhecimento foi a destruição. Sem o entendimento correto da vontade de Deus, o povo se afastou dos princípios divinos, o que resultou em sua ruína.

“…porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim;”

  • Situação: Aqui, Deus dirige-se especificamente aos sacerdotes, que deveriam ser os líderes espirituais e os responsáveis por instruir o povo na Lei.
  • Ação: Os sacerdotes rejeitaram o conhecimento de Deus, ou seja, eles falharam em sua responsabilidade de ensinar e viver de acordo com a Palavra.
  • Resultado: Como consequência, Deus também os rejeita, removendo deles o privilégio e a função de serem Seus representantes, os sacerdotes. A rejeição é mútua, pois eles deixaram de cumprir seu papel.

“…e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”

  • Situação: O esquecimento da Lei de Deus não foi algo acidental, mas uma negligência deliberada, um desvio consciente dos mandamentos que deveriam ser centrais na vida de Israel.
  • Ação: O esquecimento aqui mencionado reflete a negligência contínua e a falta de interesse na Lei. A liderança falhou em transmitir a Palavra de Deus para a próxima geração.
  • Resultado: Como consequência, Deus promete “se esquecer” dos filhos deles, uma referência ao fato de que a negligência espiritual de uma geração afeta a geração seguinte. Esse “esquecimento” de Deus resulta em juízo e consequências severas para os descendentes.

Conclusão

Nos tempos de Jesus havia muitos religiosos que se orgulhavam em possuir informações detalhadas da lei de Deus. Mas ao mesmo tempo essas pessoas não conheciam a Deus verdadeiramente. Por isso o Senhor Jesus lhes disse: “Errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22:29).

Muitas pessoas falam de Deus, se mostram simpatizantes da obra de Deus, se dizem servas de Deus, mas não querem saber de conhecer verdadeiramente a Deus. Elas rejeitam o verdadeiro conhecimento de Deus revelado nas Escrituras que testifica de Cristo — a revelação suprema e final de Deus.

Essas pessoas até são ouvintes da Palavra, mas não são praticantes dela (Tiago 1:20); vivem no engano porque possuem a informação, mas não possuem o relacionamento. Essas pessoas querem conhecer as bênçãos, mas não querem conhecer Abençoador; estão interessadas naquilo que Deus lhes pode dar, mas não estão interessadas em saber quem Ele é.

A verdade é que essas pessoas não estão dispostas a ter um relacionamento sincero, fiel e compromissado com Deus. Essas pessoas não estão dispostas a olhar para a auto revelação de Deus nas Escrituras como única regra de fé e prática de suas vidas.

Elas não estão dispostas a reconhecer que não há mérito algum no homem e que qualquer coisa boa que possam ter é simplesmente favor imerecido dado por Deus.

Essas pessoas vivem como os israelitas do tempo de Oseias que não viam muita vantagem em ser o povo exclusivo de Deus. E assim essas pessoas estão perecendo por falta de conhecimento.

Este versículo de Oséias é um forte lembrete da centralidade do conhecimento de Deus e da importância da obediência à Sua Palavra.

Ele chama a atenção para a responsabilidade da liderança espiritual e para as consequências graves que o esquecimento e a rejeição da Lei de Deus podem trazer.

O estudo de Oséias 4:6 nos convida a buscar diligentemente o conhecimento de Deus e a viver de acordo com Ele, não apenas para nossa própria edificação, mas também para o bem das gerações futuras.

Examine sua vida espiritual e seu nível de conhecimento da Palavra de Deus.

Você está crescendo em conhecimento e intimidade com Ele?

Como está sua responsabilidade em transmitir esse conhecimento à próxima geração?

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, faça sua inscrição em nossa comunidade ou baixe o nosso aplicativo, o meu objetivo é tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...