Reconstruindo a essência עֵזֶר ʻêzer
O propósito deste Refrigério Teológico é descrever a criação da mulher, sua importância e seu papel social e espiritual no casamento, na família e na sociedade.
Ainda que a narrativa sobre a criação de Eva (Gn 2:18-24) sugere que Deus somente tencionou trazê-la à existência após a constatação da solidão de Adão, mais apropriadamente deve-se crer que Deus já havia planejado a mulher ao mesmo tempo em que planejou a criação do homem.
“Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados” (Gn 5:2)
A razão para esta conclusão é muito simples, e para respaldá-la vamos do primeiro ao último livro da Bíblia.
Em Gênesis 3:15, por ocasião da queda, Deus disse que da semente da mulher (isto é, descendente dela) viria aquele que pisaria a cabeça da serpente (satanás, a “antiga serpente” – Ap 12:9; 20:2); ou seja, já estava determinado que o Cristo salvador seria concebido por mulher (Gl 4:4).
E o Apocalipse nos diz que “o cordeiro foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13:8), logo, o Salvador concebido de mulher já havia sido estabelecido por Deus mesmo antes da criação do homem, desde a fundação do mundo!
A sentença invertida também é verdadeira: desde a fundação do mundo, quando o homem ainda nem tinha sido criado, a mulher que levaria a semente do Salvador já estava nos planos de Deus!
Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).
Mas por que é importante refletirmos sobre o planejamento da mulher?
Primeiro, leva-nos a admirar ainda mais a onisciência do nosso Deus, diante de quem passado, presente e futuro são perfeitamente conhecidos.
Deus conhece perfeita e milimetricamente o futuro como conhece o que acontece agora e o que passou.
Na eternidade não há essa noção de tempo, própria do nosso universo.
Segundo, porque leva-nos a valorizar ainda mais a importância da mulher, visto que ela não é mero “apêndice” da criação, nem peça de adorno para o homem.
Ainda que tenha anatomia diferente e papel social distinto, a mulher traz em si valor tão intrínseco quanto o homem!
Não corroboramos com a tese de que Adão estava triste ou deprimido no Éden, sentindo falta ou se queixando por uma parceira que fosse da sua mesma espécie.
Foi o próprio Deus quem julgou que a solidão de Adão não era algo bom.
Não porque ele estava triste, pois certamente Adão estava feliz pela presença de Deus, pela beleza da criação que o cercava e pela atividade certamente prazerosa que lhe foi dada como primeiro botânico e zoólogo no Éden; é que mesmo a alegria demanda parceria para ser desfrutada e compartilhada!
O próprio Senhor Deus tomou a iniciativa, mesmo sem qualquer apelo de Adão, para criar uma parceira para ele, executando assim um plano que já estava traçado na eternidade.
אָמַר יְהוָה אֱלֹהִים טוֹב אָדָם הָיָה עָשָׂה עֵזֶר
“Disse אָמַר mais o SENHOR יְהוָה Deus אֱלֹהִים: Não é bom טוֹב que o homem אָדָם esteja הָיָה só; far-lhe-ei עָשָׂה uma auxiliadora עֵזֶר que lhe seja idônea כְּנֶגְדּֽוֹ” (Gênesis 2:18)
Em Eva, Adão encontrou uma esposa, uma verdadeira dádiva do Senhor (Pv 18:22).
Adão fora criado em estado de pureza e perfeição, mas não em estado de autossuficiência.
Nenhuma criatura é ou jamais será autossuficiente!
Em primeira instância dependemos do Criador; secundariamente, precisamos uns dos outros, com Adão não fora diferente.
As mulheres precisam compreenderem que não é um ser inferior aos homens, diante de Deus eles são iguais, por exemplo, na criação, a mulher e não só o homem, também foi criada a imagem e semelhança de Deus.
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27).
A imagem de Deus compreende macho e fêmea, a imagem de Deus compreende homem e mulher, então não foi só o homem que foi feito a imagem e semelhança de Deus, a mulher também foi feita a imagem e semelhança de Deus.
Isso significa que Deus com seus atributos comunicáveis, santidade, amor, bondade, sabedoria, Ele comunicou os seus atributos, também a mulher, Deus por exemplo dispensa seu amor, sua graça, a ambos da mesma forma, tanto ao homem quanto a mulher.
Mas ao criar o homem e a mulher, Deus estabeleceu papeis específicos para ambos, deu ao homem certas responsabilidades, e colocou a mulher aspectos da Sua própria natureza que é עֵזֶר ʻêzer “ajudador”, “adjutor” ou “auxiliador”.
אָמַר יְהוָה אֱלֹהִים טוֹב אָדָם הָיָה עָשָׂה עֵזֶר
“Disse אָמַר mais o SENHOR יְהוָה Deus אֱלֹהִים: Não é bom טוֹב que o homem אָדָם esteja הָיָה só; far-lhe-ei עָשָׂה uma auxiliadora עֵזֶר que lhe seja idônea כְּנֶגְדּֽוֹ” (Gênesis 2:18)
É curioso percebermos que a mesma palavra usada para se referir à Eva no hebraico é עֵזֶר ʻêzer, que significa “ajudadora”, “adjutora” ou “auxiliadora”, é também a mesma palavra usada para se referir ao próprio socorro divino de que o homem necessita (“o teu socorro עֵזֶר ʻêzer).
אֶשֶׁר יִשׂרָ•אֵל עַם יָשַׁע יְהוָה מָגֵן עֵזֶר חֶרֶב גַּאֲוָה אֹיֵב כָּחַשׁ דָּרַךְ בָּמָה
“Feliz és אֶשֶׁר tu, ó Israel יִשׂרָ•אֵל! Quem é como tu? Povo עַם salvo יָשַׁע pelo SENHOR יְהוָה, escudo מָגֵן que te socorre עֵזֶר, espada חֶרֶב que te dá alteza גַּאֲוָה. Assim, os teus inimigos אֹיֵב te serão sujeitos כָּחַשׁ , e tu pisarás דָּרַךְ os seus altos בָּמָה“ (Deuteronômio 33:29).
Esta palavra עֵזֶר ʻêzer ocorre 21 vezes na Bíblia Hebraica
Em Deuteronômio 33:26 e 29, o escritor bíblico diz que o Deus que עֵזֶר socorre/ajuda/auxilia.
No livro dos Salmos, nós encontramos repetidas vezes o mesmo ensino: Deus, o Senhor, é a ajuda (o ajudador) – עֵזֶר – de seu povo (Salmos 20:2; 33:20; 70:5; 89:19; 115:9, 10, 11; 121:1, 2; 124:8; 146:5).
“Para a tua perda, ó Israel, te rebelaste contra mim, a saber, contra o teu ajudador” (Os 13:9).
“E o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó” (Êx 18:4).
Essa palavra faz-nos lembrar do nome do filho de Moisés: Eliezer – אֱלִיעֶזֶר (lê-se: `Eliezer), que significa: כִּי־אֱלֹהֵי אָבִי בְּעֶזְרִי – (lê-se: qui elorei avi be`ezeri) – O Deus de meu pai foi o meu ajudador – meu ajudador – עֶזְרִי – (lê-se: ezeri – Êxodo 18:4).
עֵזֶר ʻêzer é usado para descrever a Deus em seu papel de salvador, protetor, daquele que sai em socorro do seu povo! Uau!!! Não é demais!?
Portanto, de modo algum deve ser tomado como diminutivo o fato de Eva ter sido formada para ser ajudadora de Adão, antes, esta é uma posição de honra para a mulher!
Mas já que chegamos até aqui vamos dar uma olhada na etimologia dessas palavras.
Não me dando por satisfeito com essas terminologias e consultando a tradução transliterada em hebraico da Bíblia para ver qual o termo utilizado para designar a criação feminina me deparei com o seguinte termo idônea que no hebraico é כְּנֶגְדּֽוֹ – (lê-se: kenegdô), que significa estar como ele, em frente ou à frente dele; uma ajudadora à vista dele, a ideia básica é de alguém ao alcance para ajudar, socorrer.
Essa palavra hebraica כְּנֶגְדּֽוֹ “kenegdô” se divide em três partes e todas elas possuem um significado, o prefixo dela “ke” significa “como” no sentido de a mulher ser criada semelhante ao homem, uma mulher que correspondesse ao homem, à sua altura, do mesmo nível que ele.
“neged” por sua vez significa frente a frente, diante dele, algo que poderíamos entender como um contato face a face em oposição, mas não como uma adversária, pelo contrário, alguém que abarca em si todas as características e atributos que ele não possui, ou seja, cuja aliança só os beneficiariam, formando um todo, completo por ambos os lados.
“O” significa: ele, dele. Então traduzindo as três partes da palavra ficariam algo assim: como, em frente a ele ou dele.
A mulher que teria sido retirada da sua (pleurá) de um pedaço do seu próprio corpo, do seu lado, estaria ali, face a face, em pé de igualdade feita à sua altura, “alguém com quem contar” e mais, agraciada com atributos que ele não tinha, desse modo juntos poderiam conquistar bem mais do que sozinhos.
Mas, os simbolismos não acabam e quando Adão acorda que ele vê a mulher, ele não questiona Deus nem por um momento a respeito do lugar de onde ela teria sido retirada, pelo contrário é como se ele reconhecesse nela, seu próprio reflexo, algo de si, uma parte sua agora fora do seu corpo.
“E disse אָמַר o homem אָדָם: Esta זֹאת, afinal פַּעַם, é osso עֶצֶם dos meus ossos עֶצֶם e carne בָּשָׂר da minha carne בָּשָׂר; chamar-se-á קָרָא זֹאת varoa אִשָּׁה, porquanto זֹאת do varão אִישׁ foi tomada לָקחַ” (Gênesis 2:23).
Não se fala de Deus soprando nas narinas de Eva, como fora na criação de Adão, para que a alma de Eva fosse habitada no corpo de carne e osso que Deus lhe formara (leia Gênesis 5:2).
O novo ser era igual ao homem em espécie, mas distinto em gênero (“será chamada varoa”, ou seja, fêmea, em contraste ao varão, isto é, macho; criada divinamente não para rivalizar com o homem nem para ser mera réplica sua, mas para complementá-lo.
A criação de Eva estabelece o padrão divino de casamento: heterossexual, isto é, entre sexos diferentes.
O próprio texto do Gênesis (ratificado por Jesus em Mateus 19:5) é heteronormativo: “deixará o HOMEM seu PAI e sua MÃE e se unirá à sua MULHER e serão os dois uma só carne” (Gn 2:24).
Não se fala de homem e homem, nem de mulher e mulher, menos ainda de pai e pai ou mãe e mãe – tudo isso é gambiarra inventada pelo escarnecedor inimigo de Deus, para provocar-lhe a ira através dos homens ímpios!
Foram três as razões pelas quais Deus criara a mulher, e penso que nesta justa ordem de importância:
- Primeiro, para ser uma companheira ajudadora do homem, visto que Deus não se contentou com a solidão de Adão (Gn 2:18).
- Segundo, para ser uma esposa, que se ligaria intimamente a Adão, fazendo-se os dois “uma só carne” (v. 24).
- Terceiro, para que, por meio do casamento, Adão e Eva povoassem a terra, enchendo-a de filhos para o Senhor (1:27,28).
Portanto, percebe-se que a missão mais importante da mulher enquanto esposa não é nem a procriação nem a satisfação sexual do marido, pois em alguma etapa da vida conjugal o prazer sexual diminui e a geração de filhos cessa, mas a companhia entre os cônjuges deve se estender “até que a morte os separe”!
O casamento não se acaba quando o vigor físico desvanece e o desejo sexual torna-se menos frequente, pois é possível que devido doenças, deficiências ou velhice (com as devidas alterações biológicas e hormonais que a acompanham) a atividade sexual já não seja a mesma dos primeiros jovens anos de casamento.
Mas ainda assim, marido e mulher são parceiros em todas as estações da vida. E o amor verdadeiro nem as muitas águas podem apagar seu ardor, nem os rios afoga-lo! (Ct 8:7).
קָרָא אָדָם שֵׁם חַוָּה אִשָּׁה אֵם חַי
“E deu קָרָא o homem אָדָם o nome שֵׁם de Eva חַוָּה a sua mulher אִשָּׁה, por ser a mãe אֵם de todos os seres humanos חַי” (Gn 3:20).
O próprio Adão dá a mulher o seu nome חַוָּה “chavvâh” Eva, que quer dizer “vida ou vivente” (Gn 3:20).
Isto demonstra o papel de liderança de Adão sobre Eva e a família que a partir deles seria gerada.
Esse padrão de liderança masculina no casamento e paternal na família é sustentada no Novo Testamento, especialmente pelo apóstolo Paulo (Ef 5:22; Cl 3:18; I Pe 3:1).
A mulher é retirada do homem, e simbolicamente podemos perceber que ela de fato é capaz de fazê-lo sair de si, e olhar pra fora para todas as coisas que sozinho ele não olharia, porque nela contém justamente isso um olhar atento para os detalhes.
E esse processo de sair da esfera do “eu” e olhar para o próximo também acontece com a mulher ao ter filhos, então de alguma maneira os filhos são o עֵזֶר ʻêzer da mulher, pois em alguma medida eles à socorrem da sua própria natureza.
Esse ciclo damos o nome de família.
Enquanto o homem cuida de uma parte, a mulher cuida da outra parte.
Formando assim pela força da união de ambos um todo completo.
Agora se a mulher ao invés de cuidar da parte que lhe foi entregue cismar em cuidar daquilo que o homem faz apenas para provar que pode fazer igual ou até melhor, qual o resultado que temos? Os resultados familiares do século 21.
A verdade que as mulheres atravessam uma ausência quase que total de referências, porque se todo mundo quer ser como os homens e provar superioridade a eles.
Esta confusão começou lá no jardim do Éden!
Quando Deus criou a mulher, a designou como aquela que estaria ao lado do homem para ajudar em sua missão “…farei para ele alguém que o auxilie, lhe ajude”.
Mas Eva, descontente em ser uma עֵזֶר ʻêzer “ajudadora”, “adjutora” ou “auxiliadora”, Eva queria mais, deu ouvido a proposta da serpente, e desejou ser igual a Deus.
Não é diferente do movimento feminista, que infelizmente tem invadido as nossas igrejas, isso, porque as nossas irmãs ainda não compreenderam o verdadeiro significado e o propósito de Deus de cria-las uma עֵזֶר ʻêzer “ajudadora”, “adjutora” ou “auxiliadora”.
As mulheres dessa geração olham com certo desdém para a Palavra que Deus usou para descrever a essência da mulher, conotando a essa palavra a ideia de subordinação ou inferioridade.
No entanto, quando você olha para a palavra עֵזֶר ʻêzer na Bíblia hebraica, ela nunca é usada para um subordinado – apenas para um superior ou igual.
Querida irmã, ninguém mais do que você, que recebeu a natureza do próprio Deus de poder cuidar, auxiliar, ajudar, apoiar, incentivar e socorrer o seu marido, seus filhos, as pessoas a sua volta com o seu jeito único de ser, עֵזֶר ʻêzer.
יְהוָה אֱלֹהִים נָפַל נָפַל תַּרדֵּמָה אָדָם יָשֵׁן לָקחַ אֶחָד צֵלָע סָגַר בָּשָׂר
“Então, o SENHOR יְהוָה Deus אֱלֹהִים fez נָפַל cair נָפַל pesado sono תַּרדֵּמָה sobre o homem אָדָם, e este adormeceu יָשֵׁן ; tomou לָקחַ uma אֶחָד das suas costelas צֵלָע e fechou סָגַר o lugar com carne בָּשָׂר“(Gênesis 2:21)
A Bíblia fala que a mulher foi retirada da costela de Adão, pesquisando a fundo a respeito deste termo “costela”, encontrei o termo hebraico צֵלָע “tsêlâ” que significa “lado, flanco, pedaço e também costela”, ocorrendo outras 40 vezes na Bíblia hebraica fazendo referência ao lado de alguma coisa.
Outro ponto interessante é que esse mesmo termo צֵלָע “tsêlâ” que no hebraico foi traduzido para o português apenas por “costela”, mas, a LXX interpretou como “costado”.
צֵלָע “tsêlâ” no grego é πλευρά “pleurá”, que significa “lado”, “um dos lados” “costado”, esse termo é utilizado quando Cristo é ferido em sua lateral com uma lança, após a sua crucificação episódio descrito em (João 19:34).
Estudiosos dizem que este é um símbolo que remete a história da criação; da abertura feita pelo soldado saem água e sangue, símbolos da natureza divina e humana e consequentemente da remissão dos pecados da humanidade, onde a igreja passa a ser a esposa de Cristo.
Eva nasce da צֵלָע “tsêlâ” de Adão e a Igreja nasce da πλευρά “pleurá”, de Cristo, no meio da crucificação, ou seja, Deus feriu Adão do lado para dele trazer Eva à existência; igualmente Deus, no Gólgota, feriu Jesus para dele trazer a Igreja à existência (Is 53.4,5,10,11; Jo 19.34).
O argumento que mais me convenceu foi o fato de πλευρά “pleurá” ser o termo que volta quatro vezes no Evangelho de João, exatamente para designar o “lado” do Cristo, o último Adão, de cujo “lado” perfurado pela lança do soldado, saiu sangue e água (Jo 19:34), a Igreja é formada do “lado” de Cristo.
É seu “lado” perfurado que o último Adão mostra aos discípulos (João 20:20), e torna a mostrá-lo ao cético Tomé, que não queria crer “se não pusesse a mão no seu lado” (João 20:25,27).
O mesmo termo, πλευρά “pleurá”, sempre significando “lado”, em alguns manuscritos aparece em Mt 27:49, e ainda em Atos dos Apóstolos, na cena em que o Anjo toca o “lado” de Pedro, para despertá-lo (At 12:6)
O imaginário das pessoas do século 21 entendem que uma pessoa criada para ajudar, com certeza é um subordinado ou inferior.
Uma coisa é dizer a mulher foi retirada da costela e outra é dizer a mulher foi retirada de um dos seus lados.
A costela é um osso, no entanto, quando eu digo que ela foi retirada de um lado significa mais, amplia a compreensão de que um lado do homem foi retirado para que a mulher fosse criada.
A mulher foi retirada da “pleura” de Adão, do seu material genético, uma porção que ele tinha dentro de si. Sendo retirada do seu lado.
Simbolicamente, fazendo-nos refletir que ninguém é completo sozinho, ninguém é tudo sozinho, carregamos em nós apenas uma parte e daí a importância dos relacionamentos para o desenvolvimento humano.
Deus criou primeiro o homem, e do homem criou a mulher, Deus, de acordo com sua sabedoria e livre vontade, estabeleceu essa ordem. Nenhum papel é mais importante que o outro, são apenas posições diferentes.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Deus amou o mundo, mundo a que envolve, tanto homens quanto mulheres, Ele dispensou o seu amor e a sua graça, tanto a homens quanto a mulheres, a salvação por meio da fé é conferida para ambos, igualitariamente, da mesma maneira que o homem é salvo, a mulher é salva, os juízos são semelhantes para o que peca,
“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Galatas 3:27).
As bênçãos da salvação são iguais, para homem e mulher, o meio que são salvos pela fé somente, são iguais, tanto para homem quanto para mulher,
A promessa do Espírito Santo como penhor da nossa herança, foi enviado para ambos, tanto homem quanto mulher, Joel 2.28 faz uma promessa da efusão do Espírito Santo, que Ele seria derramado sobre toda a carne, e não foi restrito só o homem.
“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões” (Joel 2:28)
O que estou tendo dizer é que as mulheres não são inferiores, só ocupam posições distintas, diferentes do homem, apenas isso.
Conclusão
Quanta desinformação e discriminação cai por terra quando estudamos a Palavra de Deus com seriedade!
A mulher tem valor intrínseco e papel preponderante na Criação, feita distinta do homem para ser parceira dele e com ele construir uma família e uma sociedade que exalte a Deus e promova sua glória.
Se você é varão e tem uma mulher, ame-a como Cristo amou a igreja e por ela se sacrificou (Ef 5:25); mas se você é uma mulher, veja-se amada por Deus e parte importante de seus planos eternos para a humanidade!
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