• 260/365 | TSD “Tempo a Sós com Deus” | Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | O preço e a alegria do discipulado

      Seguir Jesus e formar discípulos não é apenas um convite, é uma caminhada que envolve renúncia e alegria.

      Muitos desejam as bênçãos do Reino, mas poucos aceitam os custos de carregarem a cruz.

      Hoje somos lembrados de que o discipulado verdadeiro sempre envolve entrega, mas nunca sem recompensa.

      Versículo do dia

      “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me” (Lucas 9:23 – LXX)

      Que a paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje (Fp 4:7; Cl 3:15).

      Reflexão de hoje

      O discipulado começa com uma decisão radical: negar a si mesmo.

      O verbo usado em grego é ἀπαρνέομαι (aparnéomai) → rejeitar, renunciar completamente. Jesus deixa claro que não há discipulado sem cruz.

      Seguir a Cristo não é uma adesão superficial a uma religião, mas uma transformação profunda de identidade.

      Ao mesmo tempo, essa entrega produz alegria indizível.

      Paulo, preso em Roma, dizia: “Completo na minha carne o que resta das aflições de Cristo” (Cl 1:24), não como lamento, mas como privilégio.

      A cruz não é um fim em si mesma, mas o caminho que leva à ressurreição.

      Palavra do dia

      ἀπαρνέομαι (aparnéomai) → negar, rejeitar, abrir mão de si por amor a alguém maior.

      O discipulado não é apenas “aprender de Jesus”, mas também “transmitir Jesus”.

      O preço é alto, mas o fruto é eterno: vidas transformadas, famílias restauradas e nações impactadas.

      Hoje, Cristo nos chama não apenas a segui-Lo, mas a guiar outros nesse mesmo caminho (2Tm 2:2).

      Oração

      “Senhor Jesus, eu entrego minha vida nas Tuas mãos. Ajuda-me a negar a mim mesmo, carregar minha cruz com fé e alegria, e ser um discipulador fiel que multiplica a vida do Reino. Amém!”

      • Dá-me coragem para renunciar o que me afasta de Ti.

      • Abre portas para discipular pessoas ao meu redor.

      • Torna-me instrumento de vida e esperança.

      Que você tenha uma quarta-feira de excelência em Cristo Jesus!

      “Que o Senhor Jesus te abençoe e te guarde, que o Senhor Jesus faça resplandecer o seu rosto em ti, e tenha misericórdia de ti, que o Senhor Jesus se levante ao teu favor, e te dê a paz e a prosperidade” (Nm 6:24-26)

      Declaração profética

      Em nome de Jesus, declaro que hoje você carregará a cruz com alegria, e seu testemunho atrairá muitos para serem discípulos do Senhor.

      Pergunta do dia

      Quais áreas da sua vida ainda precisam ser negadas para que Cristo seja formado em você?

      Desafio prático

      Identifique hoje um hábito ou prioridade que precisa ser entregue ao Senhor, e substitua-o por um ato concreto de discipulado (como ligar para um irmão ou compartilhar uma Palavra com alguém).

      Compartilhe nos comentários como este TSD sobre “o preço e a alegria do discipulado” falou com você! Sua experiência pode edificar outros na caminhada com Cristo. 👇💬

      #TSD #GCEM #DevocionalDiário #Teologia24horas #PrFranciscoMiranda #Discipulado #Cruz #VidaNoEspírito #Cruz

      Teologando
      Amém
      Shárinna Pereira Sobrinho Passos, Reinaina Rodrigues de Sousa Mariano Nogueira e 6 outros
      0 Comentários