MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA

Missão Integral da Igreja significa falar da minha e da sua responsabilidade como membros do corpo de Cristo, ou seja, a Igreja é o AGENTE de Deus no mundo para cumprir a Sua vontade. Essa vontade se resume na sua NATUREZA MISSIONÁRIA.

Para que entendamos perfeitamente a natureza da missão da Igreja, precisamos entender a natureza da missão do Verbo(Jesus), porque foi Deus quem enviou o Verbo (Jesus) ao mundo, o mesmo por sua vez enviou os apóstolos, e consequentemente eu e você (At 1:8).

Só assim nós da AD Shalom entendemos, que necessitamos possuirmos a PERFEITA VISÃO de Cristo quanto ao real estado da humanidade sem Deus, sem esperança e sem salvação (Jo 4:35).

a) A importância de ir: “…Ide…”
b) A importância de pregar: “…pregai…”
c) A importância de fazer discípulos: “…fazei discípulos…”
d) A importância de batizar: “…batizai-os…”
e) A importância de ensinar: “…ensinando-os…”

Em outras palavras, a Igreja consciente da sua responsabilidade missionária, seja para com Deus(adoração), para consigo mesma(diaconia=serviço) e para com o mundo(evangelização).

Não podemos jamais pensar em missões como um dos aspectos da Igreja, ou seja, um departamento/superintendência/secretaria etc…, simplesmente porque a Igreja é MISSIONÁRIA por NATUREZA ao ponto de que, se ela deixar de SER MISSIONÁRIA, ela não tem simplesmente falhado em uma de suas tarefas, ela deixa de ser Igreja. Pense nisso!

A Igreja não faz Missão, a Igreja É a Missão!

A igreja evangélica só é evangélica se anunciar o Evangelho.

A missão reflete um modo correto e saudável de ser igreja.

Falando em MISSÃO INTEGRAL, você saberia me dizer qual é a sua missão?

Isso mesmo, qual é a sua missão de vida?

Ficou na dúvida…

Bom, todos nós temos uma única MISSÃO, PROPÓSITO e CHAMADO…

Você saberia me dizer qual é a sua missão, propósito e chamado?

Não saberia me responder…?

Tudo bem, não tem problema, eu lhe ajudo a responder.

Primeiro lugar não podemos confundir MISSÃO, PROPÓSITO e CHAMADO, com os nossos DONS, TALENTOS e VOCAÇÕES, são duas coisas completamente diferentes.

Pois bem, todo ser humano nasce como MISSÃO, PROPÓSITO e CHAMADO, aceitar o Senhorio de Cristo em sua vida, depois disso, somos chamados a nos DESENVOLVERMOS na sua VINHA/REINO, através dos nossos DONS, TALENTOS e VOCAÇÕES.

Quando entendemos isso, descobrimos que a nossa missão é de ser igual a Jesus, ou seja, não podemos entender a nossa missão independentemente da missão de Jesus, o Cabeça da Igreja.

Portanto, sendo que Jesus veio inaugurar o Reino, a missão integral da igreja não pode ser outra senão a manifestação, ainda que não plena, do Reino de Deus, em palavras e obras, no poder do Espírito Santo.

Em Jo 20:21…Jesus disse: … “assim como o Pai me enviou, Eu enviou a vós”…

Mas cabe aqui uma pergunta, como Jesus foi enviado?

Se não entendermos isso, perderemos o foco…

Fazendo um estudo mais detalhado no Novo Testamento, você observará que a MISSÃO de JESUS/IGREJA é TRÍPLICE, observe:

Primeiro, a IGREJA é chamada para ADORAR = Adoração
Esta foi à mensagem de Cristo à mulher samaritana, no poço de Jacó (Jo 4:23-25).
A primeira menção da palavra ADORAÇÃO acha-se em Gn 22:5, aqui lemos Abraão dizendo a seus servos: “Esperai aqui, com o jumento, eu e o rapaz iremos até lá e, havendo ADORADO, voltaremos para junto de vós”.
Neste incidente vemos três elementos de adoração: FÉ, OBEDIÊNCIA e uma ENTREGA TOTAL.

Segundo, a IGREJA é chamada para SERVIR = Diaconia
O corpo de Cristo tem uma missão para com os seu próprios membros, quando um membro deste corpo exerce seus dons/talentos/vocações para edificação e a manifestação de amor uns para com os outros, grande prazer proporciona à cabeça do corpo, que é Cristo (I Co 12:12-17; Ef 4:16)

Terceiro, a IGREJA é chamada para EVANGELIZAR = Evangelismo
A Igreja tem uma missão para com o mundo, ou seja, para com os descrentes.
Jesus estava tão preocupado com esta missão para com o mundo, que seu último assunto tratado com seus discípulos, antes da sua ascensão foi sobre missões (At 1:8).

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa internacional, mais de 60% dos pastores/obreiros no mundo não têm formação teológica adequada.

Agora imagine qual deve ser a porcentagem entre os cristãos – aqueles que não são pastores/obreiros? Muito, mas muito maior!

Também pergunto…

Você já imaginou se, pelo menos, 50% dos evangélicos no mundo tivessem uma boa formação teológica, mesmo que fosse ao menos o Básico em Teologia?

Você consegue imaginar o “PODER” que nós teríamos de levar a mensagem com muito mais clareza a todos que precisam de algum esclarecimento sobre Deus e sua vontade para o homem?

Pois é, grande parte dos evangélicos não conseguem explicar nem porque são cristãos.

Imagine EVANGELIZAR(pregar), CUIDAR(pastorear) ou ENSINAR(discipular)…

Você sabe que existem líderes que já desistiram de serem uma influência positiva para seus liderados.

Outros que ainda comandam como há 50 anos, e outros já deixaram suas equipes serem um simples grupo.

E você? Já é um líder? Pelo menos líder de si mesmo!

Se SIM, quais têm sido as suas atitudes?

Ou se ainda não é um líder, mas sente a necessidade de aprender sobre liderança, para que no futuro possa fazer a diferença?

Seja na sua vida pessoal, no seu ministério ou até mesmo na sua profissão, independente de qual seja a sua vocação ministerial, ou a função na sociedade.

Ser um ADORADOR (a sua responsabilidade com Deus).
Mas o que é ser um adorador?

Ser um DIÁCONO (a sua responsabilidade para consigo mesmo).
Mas o que é ser um(a) diácono(isa)?

Ser um EVANGELISTA (a sua responsabilidade com o próximo).
Mas o que é ser um(a) evangelista?

Sinceramente, eu acredito que a sua vida de ADORADOR(A), DIÁCONO(ISA) e EVANGELISTA, terá uma mudança para melhor, ainda não imaginada.

“Que o SENHOR JESUS te ABENÇOE e te GUARDE, que o SENHOR JESUS faça RESPLANDECER o seu ROSTO em ti, e tenha MISERICÓRDIA de ti, que o SENHOR JESUS se LEVANTE ao teu FAVOR, e te dê a PAZ e a PROSPERIDADE” (Nm 6:24-26).

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda
Fundador, professor mestre do IBI “Instituto Bíblico Internacional” e Pastor auxiliar na AD Shalom, tendo como Pastores Presidentes: Pr. Hermes Vieira Netto e Prª Ezir Batista Vieira, 
em Palmas(TO).

Francisco Miranda
administrator
Teologia24horas é uma PLATAFORMA ONLINE de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, onde o aluno tem acesso ao CONTEÚDO dos CURSOS do IBI (Instituto Bíblico Internacional), a onde estiver, a hora e quando quiser…