Traga à MEMÓRIA o que dá ESPERANÇA
No Refrigério Teológico de hoje, quero meditar com você sobre MEMÓRIA e ESPERANÇA, é isso mesmo, infelizmente muitas pessoas não sabem a diferença entre o substantivo ESPERANÇA e o verbo ESPERAR, e essa é uma das grandes razões pelas quais a maioria delas não conseguem realizar/concretizar os seus sonhos/objetivos.
MEMÓRIA e ESPERANÇA duas palavras significativas que estão juntas em Lamentações 3:21 e que nos impele a uma ação – TRAZER.
“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim, renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele” (Lamentações 3:21-24)
Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).
Encontramos nos originais da Bíblia Sagrada, três palavras para ESPERANÇA, e todas elas traz o significado de: “permanecer confiante”, “aguardar pacientemente”, “olhar esperançosamente”, “permanecer confiante em uma promessa”, buscando cada uma delas expressar que a verdadeira esperança está em Deus.
Pelo que você já pôde perceber que ter ESPERANÇA, não tem nada haver com ESPERAR.
É muito importante que você entenda essa diferença, enquanto que ter ESPERANÇA significa “almejar, sonhar, buscar, agir”…
ESPERANÇAR é “sonhar, é definir o que se quer, e o como irá alcançar”, então esperançar passa a ser uma força que nos torna resilientes.
Por exemplo, quando estamos sem forças, precisamos ter esperança, que é diferente de ficar esperando.
Aliás, essas duas palavras são parecidas no Português, porém em outros idiomas, como por exemplo, no Inglês são palavras completamente diferentes.
HOPE “roupe” = Esperança
WAIT “úeit” = Esperar
No dicionário etimológico em Inglês, aquele que mostra a origem das palavras, a palavra HOPE “roupe” vem do Inglês que significa “ESPERANÇA” ou seja, significa confiança no futuro.
Já a palavra WAIT “úeit” que significa “ESPERAR”, ou seja, significa observar, aquele que assiste apenas da plateia”.
Eu quero que você você entenda que um é positivo e o outro é negativo, um é ativo e o outro é passivo.
Então, pare de ESPERAR, e passe a ESPERANÇAR!
Em outras palavras, enquanto aquele que tem ESPERANÇA tem confiança em um futuro de sucesso, o que ESPERA apenas observa, sentado na plateia da vida, esperando que algo de bom aconteça.
O agricultor espera com paciência o fruto da semente que plantou.
Os que servem ao Senhor devem esperar em Deus serem recompensados.
Os que oram têm o direito de esperar em Deus serem atendidos a qualquer momento.
Talvez seja por isso que a palavra ESPERANÇA aparece tanto nos textos bíblicos, e a confundimos com o simples “ESPERAR” de que as promessas divinas se realizarão, quanto tudo o que fazemos é ficarmos parados, somente esperando que as coisas aconteçam!
Pelo contrário, devemos nos esforçar ao máximo para que nossas esperanças se realizem, tendo uma fé operante e resplandecente, um tipo de fé que nos motive, que nos movimente rumo ao nosso objetivo.
De acordo com a Bíblia, a ESPERANÇA é uma das três características da doutrina da regeneração, conforme é possível comprovar em I Coríntios 13:13: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a ESPERANÇA e o amor. O maior deles, porém, é o amor.”
Também é possível verificar que a ESPERANÇA está relacionada com a fé, de acordo com Hebreus 11:1: “Ora, a fé é a certeza daquilo que ESPERAMOS e a prova das coisas que não vemos.” Assim como a fé, a esperança precisa ser praticada sem garantia dos olhos.
A Bíblia diz em Rm 8:24: “ora, a ESPERANÇA que se vê, não é esperança; quem espera o que não vê, com segurança espera”. O mesmo ocorre com a fé, no verso 25; “quem diz que crê no que vê, isto não é fé, é incredulidade, mas se crê no que não vê, com segurança crê”.
Em Jeremias 29:11, podemos ver que Deus quer que o Seu povo tenha esperança, porque o texto diz: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”
Para um cristão, ter ESPERANÇA é saber que apesar das dificuldades/circunstâncias enfrentadas nesta vida, que o MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR.
O texto de Lamentações 3:21-24 nos mostra que ESPERANÇA não é somente um direito, porque aquele se deixa esperançar no Senhor está depositando sua confiança no caráter de Deus.
Foi Ele quem disse: aguarde, seja fiel e fez uma promessa. Este texto nos mostra que Deus é misericordioso e carinhoso (v. 22), fiel (v.23), bondoso (v.25), salvador (v.26) e que é bom esperar tranquilo pela Sua salvação.
Não é a toa que está escrito “o seu poder se aperfeiçoa na minha fraqueza, pois quando penso que estou fraco, é que estou forte” (II Coríntios 12:9-10).
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:3-5)
A palavra de Deus é repleta de homens como o próprio Jeremias que se afligiram, que sentiram tristeza, foram atribulados, mas não angustiados, perplexos, mas não desanimados, perseguidos mas não desamparados, abatidos mas não destruídos (II Coríntios 4:8-10), porém em tudo, deixaram que a luz resplandecesse através de suas vidas, sabendo que a excelência do poder era de Deus, e que eles eram apenas instrumentos do Pai em todo tempo, que a vida deles cumpria um propósito maior.
Jeremias, disse que iria trazer à MEMÓRIA somente aquilo que podia lhe trazer ESPERANÇA.
Muitas vezes não fazemos isso. Em meio às batalhas diárias, aos gigantes que vêm nos afrontar, por diversos momentos esquecemos o tamanho do nosso Deus e focamos no problema…
O problema vira literalmente a meta diária e esquecemos quais são as nossas armas poderosas.
ESQUECEMOS daquilo que o Senhor já fez por nós e nos queixamos dizendo “Deus não me ajuda!” ou “Deus se esqueceu de mim”…
Se não bastasse dizer isso, ainda levamos o tal problema para quem não pode fazer nada para resolver e assim, além do problema número 1, se cria o problema número 2, pois você terá a sua vida na boca e ouvidos de quem não pode resolver o que se passa.
Faça como a mulher Sunamita, está tudo bem, ESTÁ TUDO BEM!
Hoje, eu quero te encorajar a lembrar de tudo que Jesus já fez por você, pela sua família.
Lembre-se de quantas vezes o Senhor te vestiu, te alimentou, te abençoou, te de deu amor, protegeu, consolou.
Lembre-se daquela prova que você venceu, das pequenas vitórias, das grandes também.
A bíblia relata muitos casos de pessoas que tinham tudo para dar errado se fossem olhar para o problema.
Abraão era velho demais para ter filhos.
Davi foi rejeitado por sua família e por seu profeta.
José foi vendido como escravo pelos irmãos.
Jefté era filho de uma prostituta.
Gideão tinha um exército muito pequeno.
Jesus já suava gotas de sangue e teria que ser crucificado, mas todos eles por terem decidido trazer a memória somente aquilo que lhes trariam esperança, e por isso, alcançaram lugares de honra e bênçãos da parte do Senhor.
Abraão foi pai de uma multidão.
Davi se tornou rei de Israel.
José se tornou governador do Egito.
Jefté se tornou juiz de Israel.
Gideão venceu todo o exército dos midianitas com apenas trezentos homens,
e quanto a Jesus, em Filipenses 2:9-11 diz: “Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor”
Traga HOJE em sua memória àquilo que pode te alegrar!
Não dê brechas ao inimigo, pois é isso que ele quer, te abater, te fazer olhar para o chão!
Lembre-se mais uma vez: Quando você está fraco, aí é que você está forte! Jesus te faz forte!
Esperar é triste, ter ESPERANÇA é alegre.
Esperar é estático, ter ESPERANÇA é movimento.
Esperar é ver as coisas acontecerem sem a sua interferência, ter ESPERANÇA é interferir ativamente na vida, é criar futuro e não esperar por ele.
Não permita que sua ESPERANÇA acabe por se transformar em ESPERA.
Levante-se e faça com que o seu futuro aconteça conforme você imaginou.
Chega de ser um mero espectador da vida, assistindo da plateia as pessoas de sucesso voarem mais e mais alto. Saia da plateia e suba no palco.
Deixe a ESPERANÇA ganhar vida em você, e transbordar do peito para fora, gerando movimento em direção ao que você deseja que aconteça.
VIDA é movimento, ESPERANÇA é movimento, SUCESSO é o resultado desse movimento.
Muitas pessoas me perguntam o que é SUCESSO, e sempre respondo que sucesso não é nada mais e nada menos, do que o encontro da PREPARAÇÃO com a OPORTUNIDADE, ou seja, ninguém terá SUCESSO se não se prepará-la para as OPORTUNIDADES que irão surgir.
E então, vai ficar aí parado esperando o SUCESSO cair no seu colo, ou vai levantar dessa paralisia emocional e tomar à força o que lhe pertence das mãos do medo/preguiça, que tenta fazer você ficar aí parado esperando… esperando… esperando…
Traga à MEMÓRIA o que te dá ESPERANÇA “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim, renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele” (Lamentações 3:21-24)
Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, peço que faça suas considerações/comentários, compartilhe esse artigo em suas redes sociais, converse com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos sobre esse assunto.
Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!
Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.
E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?
Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?
Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!
Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, clique aqui e baixe gratuitamente o nosso aplicativo no seu celular e faça sua inscrição em nossa comunidade teológica, o meu objetivo é tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!
Faça abaixo o seu comentário...