Vencendo o mal com o bem

Vencendo o mal com o bem

Precisamos entender de uma vez por todas, que a BONDADE é uma lei/princípio espiritual que pode mudar os resultados, as recompensas na nossa vida, precisamos compreender que essa lei/princípio espiritual sozinho pode mudar completamente os resultados assertivos da nossa vida familiar, ministerial, empresarial, financeira e etc..

No Refrigério Teológico de hoje, quero meditar com você sobre um princípio espiritual que sozinho pode mudar completamente os resultados assertivos da nossa vida familiar, ministerial, empresarial, financeira e etc..

Pois bem, sabemos que o mundo espiritual se move baseado em princípios espirituais, nada, eu disse, nada, absolutamente nada acontece nesse mundo que não seja respaldado por uma princípio espiritual, e saiba que toda LEI=PRINCÍPIO ESPIRITUAL gera uma RECOMPENSA, ou seja, não existe nenhum histórico na bíblia e na história que uma pessoa que cumpriu um princípio espiritual, e não teve acesso a todas as recompensas que esse princípio espiritual libera.

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa PAZ que EXCEDE todo ENTENDIMENTO, que é CRISTO JESUS, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama HOJE. (Fl 4:7; Cl 3:15)

Vencendo o mal com o bem

Para compreender esse assunto de uma FORMA PRÁTICA, usarei 3(três) textos, o primeiro deles é Romanos 12:21 que diz: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o MAL com o BEM”.

Baseado no texto acima, é possível vencer/aniquilar o MAL com oração, subindo montes, fazendo campanhas…? Infelizmente NÃO é possível!

Por isso, PRESTE ATENÇÃO no que vou compartilhar a partir de agora…

Como pastor tenho observado que muitas pessoas por NÃO entenderem sobre leis/princípios espirituais, participam dos nossos eventos, como: cultos/congressos/seminários, além disso, elas oram, lêem a bíblia, jejuam fazem campanhas e etc…, e mesmo assim não recebem nenhuma recompensa, não tem resultado em nada, ou seja, as coisas não acontecem. 

A minha pergunta é: Por quê? 
Elas não estão aparentemente fazendo tudo certinho? 
E por que não estão alcançando o cumprimento das promessas de Deus?

E por que não estão alcançando o cumprimento/resultado das promessas de Deus na sua vida?

Resposta: Tudo começa porque MISTURAMOS/CONFUNDIMOS o que é vir ao templo, fazer parte de uma denominação evangélica, e o CUMPRIR uma lei/princípio espiritual, ou seja, só quando nós cumprimos as leis/princípios espirituais, é que Deus vai cumprir em nós as suas promessas. Simples assim!

Como temos dificuldade de fazer essa DISTINÇÃO/DIFERENÇA/SEPARAÇÃO, a gente acha que teremos o mesmo respaldo que Deus dará para outro que cumpre princípios, ou seja, a pessoa está na mesma igreja que você, no mesmo culto que você, recebeu a mesma ministração do altar que você, lê a mesma bíblia que você, mais elas têm RESULTADOS/RECOMPENSAS muito melhor do que você.

Como isso é possível?

Talvez você acha que Deus está abençoando mais aquela pessoa, por que Ele têm alguns como FAVORITO, ou seja, por que oram e jejuam mais do que você e etc…

Quero te lembrar que Deus NÃO faz acepção de pessoas, porque Ele é justo em todos os seus caminhos/princípios e fiel em todas as suas obras/promessas (leia Sl 145:17).

Quando vemos alguém sendo abençoado, logo começamos a criticar/julgar, simplesmente por que não entendemos que existe uma benção reservada, uma recompensa Divina, que existe algo separado e exclusivo para todos que cumprem leis/princípios espirituais

O que precisamos COMPREENDER é que essas pessoas estão sendo recompensadas, porque estão de alguma forma praticando as leis/princípios espirituais, relacionados aos princípios, como por exemplo…

  • a) princípios financeiros (leia Pv 3:9,10), você sabia que existem aproximadamente 300 versículos sobre anjos, 500 sobre amor, 700 sobre fé e 2.350 versículos falando sobre prosperidade, dinheiro e riquezas, nesse caso, essa pessoa próspera;
  • b) princípios de submissão aos país, nesse caso essa pessoa viverá muito na terra (leia Ef 6:2,3);
  • c) princípios de autoridade (leia Rm 13:1-5), nesse caso, essa pessoa será um líder de excelência;
  • d) princípios de familiares (Ef 5:22-33; 6:1-9;
  • e) princípios de fidelidade, da oração, do jejum e muitos outros, que abordaremos futuramente…

O que eu quero que você entenda é que independente se elas estão orando, jejuando, fazendo parte de uma comunidade evangélica ou não, se elas cumprirem qualquer um princípio espiritual receberão a recompensa daquele princípio, independente se ela será salva ou não, por que para sermos salvos precisamos apenas cumprir o princípio de salvação, que é aceitar o Senhorio de Cristo em nossa vida (Jo 1:12; Efésios 2:8-9).

Pois bem, especificamente considero a PRÁTICA DO BEM umas das mais poderosas leis/princípios espirituais que a bíblia coloca para vida de um ser humano.

Muitos males vem e continua alojados em diversas áreas da nossa vida, porque nós queremos resolver/destruir o mal, com o princípio da oração/jejum e outras armas/leis/princípios espirituais, enquanto a Bíblia está nos dizendo no texto acima, que a única arma/forma de destruir/aniquilar o MAL é se fazermos o BEM.

Precisamos entender de uma vez por todas, que a BONDADE é uma lei/princípio espiritual que pode mudar os resultados, as recompensas na nossa vida, precisamos compreender que essa lei/princípio espiritual sozinho pode mudar completamente os resultados assertivos da nossa vida familiar, ministerial, empresarial, financeira e etc..

Mas NÃO é algo simplesmente que nasce no seu coração, ou seja, ninguém nasceu uma pessoa boa ou má, pelo contrário, a bondade é uma construção, é uma conquista, e é muito difícil ser BOM, é um status só para exclusivos, só para quem faz parte de uma elite, é só para quem é nobre.

O apóstolo Paulo nos ensina em Romanos 5:3-5, que a TRIBULAÇÃO=PROBLEMAS tem o objetivo de gerar em nós a PACIÊNCIA=SABEDORIA, e a paciência gerar a EXPERIÊNCIA=INTELIGÊNCIA, e finalmente a experiência existe para gerar a ESPERANÇA=MATURIDADE, onde não há confusão, ou seja, você só vai compreender essa LEI/PRINCÍPIO dos degraus da SABEDORIA, da MATURIDADE e por último das LEIS/PRINCÍPIOS espirituais, se observar a regrinha acima.

Qualquer pessoa que não for MADURA vai ter muitos, mas muitos problemas em diversas áreas da vida, ou seja, é impossível alcançarmos maturidade sem SABEDORIA, existe pessoas que tem 60 anos de idade, mais são verdadeiras crianças em relação a maturidade, como também, existem pessoas com 30 anos ou menos, que são maduras, por que a maturidade não tem nada a ver com a idade física.

A sabedoria/maturidade de uma pessoa tem a ver com batalhas vencidas, com experiências vividas, com o entendimento/discernimento e conhecimento adquirido. Maturidade não são anos vividos, mas são batalhas que nós vencemos e aprendemos com elas a ponto de assumir responsabilidades e ser fiel a elas.

Você precisa entender que sem sabedoria/paciência jamais seremos maduros/inteligentes, a maturidade nos dará poder para evitarmos problemas, sem maturidade os problemas vão se alastrando em várias áreas da nossa vida.

Às vezes você porque não é maduro vira o rosto para alguém que você não gosta, mas esse alguém seria a bênção que Deus colocaria na tua vida daqui há dois meses, alguém que abriria uma porta de emprego, alguém que te convidaria para um lugar estratégico, onde você conheceria outras pessoas se determinaria o seu futuro.

Mas por uma imaturidade, nós fazemos algo que muda completamente o nosso futuro. Nós queremos ser maduros financeiramente, emocionalmente e espiritualmente, como líderes, pais, cônjuges e filhos, mas na verdade a maturidade é fruto da sabedoria, então, precisamos entender que NÃO alcançamos maturidade sem passar pela escada da sabedoria, como eu já disse, é impossível!

Você se acha uma pessoa boa?

Não responda ainda, deixa para responder essa pergunta no final desse Refrigério Teológico.

Para quem quer ser bom, ou seja, uma pessoa boa, precisamos compreender que será necessário passar por vários tratamentos, a ponto de chegarmos no topo da montanha da bondade, que é quando começamos a herdar promessas que jamais sonhamos em receber e vivê-las.

A primeira dificuldade/obstáculo que a bíblia nos coloca nessa escada da bondade, é que jamais buscamos a bondade se não formos maduros, mas já aprendemos que a maturidade/inteligência é consequência da sabedoria/paciência, que é consequência das tribulações, por essa razão que a bondade não faz sentido para quem não tem sabedoria, ou seja, todos nós de algum forma temos sidos atingidos por algum tipo de malignidade como por exemplo: perseguição, doenças, calúnia, injustiça, falta de amor, infidelidade, falta de dinheiro, humilhação e a lista que quase não tem fim…

A bíblia está nos dizendo em Romanos 12:21 “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o MAL com o BEM”, a pergunta é COMO ESTAMOS COMBATENDO ESSE MAL?

As pessoas gostam de atribuir a Satanás a função de maior inimigo do ser humano, enquanto a bíblia diz que NÃO é, o maior inimigo do ser humano é a IGNORÂNCIA (leia Os 4:3; 6:3; Ef 4:13).

Logo o nosso maior inimigo é a falta de conhecimento, porque através da falta de conhecimento Satanás consegue agir na nossa vida, ou seja, ele só pode agir através da ignorância/legalidade/brechas, que por falta de conhecimento permitimos que que ele entra porta a dentro, mas se nós temos conhecimento ele não tem liberdade para agir.

Então por falta de conhecimento vejo muitas pessoas tentando combater o MAL com armas que não tem efeito nenhum sobre o mal (II Co 10:4).

A única forma de lutar contra o mal é fazendo o bem, e para isso, quero lhe mostrar de uma FORMA PRÁTICA, que existem 3(três) níveis de como podemos exercer a bondade na bíblia, o primeiro nível que é totalmente superficial não geramos nenhuma recompensa espiritual, já no segundo nível sofremos prejuízos terríveis por não cumprirmos, somente no terceiro nível, onde há o aprofundamento da bondade, geramos recompensas para nós e nossos descendentes.

PRIMEIRO NÍVEL

Quando fazemos o BEM somente para quem nos faz o BEM…

Resultado: Não geramos nenhuma recompensa.

Texto base: “E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo” (Lc 6:33)

A primeira dificuldade que temos em relação a essa lei/princípio da bondade que gera recompensa, É SERMOS BONS PARA COM AQUELES QUE NÃO MERECEM…

Por que segundo o texto acima de Lucas 6:33, fazermos o bem somente para com quem nos faz bem, NÃO geramos nenhuma recompensa, porque isso os ímpios já fazem muito bem…

Para Deus, ser bom não é você dar beijinho no seu amigo, não é você ser fiel ao meu patrão que te trata como filho, ser bom para Deus, é você fazer o bem para quem me fez/faz mal.

Pare AGORA para pensar, em quem te ofendeu, lembre-se agora daquela pessoa que colocou o dedo na sua cara e te humilhou, pare e pense em quem falou de você por trás, pelas costas, pare para pensar na pessoa que te deu prejuízo financeiro, que por consequência disso o seu nome foi para o SPC e SERASA, pare e pense na pessoa que que fez algo terrível contra sua família, como exemplo: um homicídio, tirando a vida de uma pessoa querida que nunca mais irá voltar, um estupro que tirou a inocência de uma criança, criando traumas irreparáveis numa mulher já adulta, pare e pense numa pessoa que criou algo contra você, pare e pense nas pessoas que te machucaram, que te traíram, que te sufocaram, que te frustraram, SÃO ESSAS PESSOAS QUE VOCÊ VAI TER QUE FAZER HOJE UMA LISTA, E COMEÇAR A FAZER O BEM PARA ELAS.

A bíblia está nos dizendo que o único tipo de BEM que gera recompensa diante de Deus, é o BEM que faço para alguém que me faz mal, ou seja, só teremos RECOMPENSAS que ninguém pode nos dar, dinheiro nenhum pode nos proporcionar, mas somente Deus é quem pode nos dar uma recompensa por uma lei/princípio espiritual cumprido.

Isso irá gerar frutos espirituais, que irá abençoar tanto a nós e nossos filhos e filhos dos nossos filhos, para isso, teremos que abençoar quem nos amaldiçoa, teremos que falar bem de quem fala mal de nós, teremos que fazer o BEM para quem nos faz o mal, isso é muito, muito difícil, mas não é impossível.

SEGUNDO NÍVEL

Quando fazemos o MAL com quem nos faz o MAL…

Resultado: Perdemos o principal, a PAZ DE ESPÍRITO, por consequência disso, nos tornamos prisioneiros nas emoções, sentimentos e vontades.

Texto base: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tg 4:17)

Me permita fazer lhe algumas perguntas retóricas.

Quem comete pecado irá para o céu?

Será que Deus respalda quem fica em pecado?

Você consegue associar as bênçãos/recompensas divinas com a prática do pecado?

Resposta: é claro que NÃO.

Você acha que o pecador adúltero, ladrão, homicida, estuprador, mentiroso, traficante e etc…, que sabemos que o destino de todos eles é o inferno, segundo o texto acima, a bíblia está nos dizendo que se SABEMOS FAZER O BEM E NÃO FAZEMOS somos pecador igualzinho há eles, porque o inferno é o destino para todos aqueles que amam e praticam o pecado.

Fique sabendo que NÃO existe um inferno diferente para o mentiroso, diferente do inferno do adúltero, diferente do inferno da pessoa má, ou seja, É O MESMO INFERNO PARA TODO MUNDO.

A bíblia está nos dizendo que se sabemos fazer o bem, e não fazemos, não fazemos por que estamos nervosinhos com as pessoas, não fazemos porque não queremos honrar quem nos feriu, não fazemos porque nós não estamos querendo mesmo fazer, estamos com preguiça de fazer o bem, não fazemos porque achamos que a pessoa não merece, como nós merecêssemos a salvação de Jesus Cristo.

Como nós sabemos fazer o bem e não fazemos cometemos pecado, isto é, se fazer o bem fosse fácil, um versículo dessa magnitude não estaria na bíblia, ao ponto de nos dizer que é uma OBRIGAÇÃO daquele(a) que se diz filho(a) de Deus, daquele(a) que se diz discípulo(a) de Jesus, daquele(a) que se chama cristão.

Ou seja, é uma OBRIGAÇÃO, nós temos que fazer o bem, não é uma opção, é uma lei/princípio espiritual, e se NÃO cumprirmos, NÃO teremos acesso as recompensas espirituais, e ainda colocamos a nossa salvação em dúvida.

TERCEIRO NÍVEL

Quando fazemos o BEM com quem nos fez/faz o MAL…

Resultado: Somos recompensados, geramos frutos espirituais, que irá abençoar tanto a nós, quanto aos nossos filhos.

Texto base:“E Naamã, CAPITÃO DO EXÉRCITO do rei da SÍRIA, era um GRANDE HOMEM diante do seu REI, e muito RESPEITADO; porque por ele(Naamã) o SENHOR(Deus de Israel) dera livramento aos sírios; e era este homem um HERÓI VALOROSO, porém LEPROSO. E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma MENINA que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes, o meu senhor, estivesse diante do profeta Elizeu que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então foi Naamã e notificou ao seu rei, dizendo: Assim e assim falou a MENINA que é da terra de Israel” (II Rs 5:1-4)

Texto como esse acima, muitas pessoas têm dificuldade de compreender, ou seja, a Síria um dos principais inimigos de Israel, povo eleito e escolhido, a nação de Deus na Terra, pois bem, nessa época o principal inimigo era a Síria e o capitão do seu exército, chamava Naamã. O mesmo teve vitória sobre Israel, sitiou e conquistou Jerusalém, e a Bíblia diz que quem fez isso, foi Deus através das mãos de Naamã.

É isso mesmo, Deus estava com o inimigo do povo hebreu, Naamã nunca tinha entrado numa sinagoga, não conhecia a religiosidade de povo hebreu e etc.., é como chamamos hoje as pessoas mundanas, profanas, ímpias, mas Deus deu vitória para ele que estava fora e não para quem estava dentro de Israel, NÃO PENSE que Deus fica do nosso lado só porque nós somos evangélicos, porque participamos de cultos evangélicos, NÃO pense que Deus nos ama mais do que quem tá lá fora se afundando em pecado, porque para isso Deus não faz acepção de pessoas (leitura obrigatória Lucas 7:37-50).

Deus está atento a sinceridade do nosso coração para com as suas leis/princípios, e não com a nossa religiosidade, a sinceridade/fidelidade/liderança de Naamã ao seu rei e ao seu povo, chamou atenção de Deus de alguma forma que Ele começou a dar vitórias para Naamã, e não para o seu próprio povo, chamado Israel.

O texto acima, também destaca as qualidade desse homem, CAPITÃO(título/cargo), GRANDE HOMEM(liderança), RESPEITADO (autoridade), HERÓI(vitorioso) e VALOROSO(tinha valor), porém, ele era LEPROSO(doente/pecador), mas era uma pessoa boa, que de alguma forma vivia os princípios da guerra com excelência.

Conhecemos HOJE muitas pessoas, com as qualidades acima, mas ao contrário de Naamã, são pessoas más, leprosas espiritualmente, carregam a lepra da malignidade da fofoca, da inveja, da falsidade, da contenda, da dissensão e etc (I Co 3:1-3), mas pregam, cantam, oram, jejuam, falam em línguas estranhas, se não se converterem de verdade, essas pessoas enquanto aqui viverem, serão derrotadas, terão suas finanças saqueadas, casamento e famílias destruídas… Meu Deus tem misericórdia!

Mas o texto continua dizendo que quando saíram as tropas da Síria das terras de Israel, ou seja, depois que eles conquistaram Jerusalém, imagine como se fosse um filme na sua cabeça, as tropas do exército da assíria invadiu Israel e conquistou Jerusalém.

Muitos judeus sendo mortos, os sírios devorando tudo, acabando com tudo e agora chegou a hora da retirada, já não tem mais nada para saquear, já matou quem tinha que matar, já sequestrou quem tinha que sequestrar, agora as tropas da Síria que começam a bater em retirada das terras de Israel, mas a bíblia destaca, que levaram presa escrava, UMA MENINA, que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

Uma menina que teve sua infância roubada, uma menina que viu seus pais serem mortos, se não ela não seria levada como escrava, uma menina que viu a cidade santa, onde Deus falou que habitaria ser destruída pelas mãos de seu pior inimigo, uma menina que teve seu emocional/sentimento devastado, agora ela já não vivia na casa com seu papai, com sua mamãe, mas estava sendo levada algemada como escrava, para uma nação de língua, cultura e deus diferente, uma menina que sofreu dores que talvez você nunca tenha sonhado em sofrer, uma menina que viu a rejeição, que sabe o que é escravidão, que sabe o que é privação, uma menina que viu de tudo numa fase que para quem não sabe, o que você vive na infância determina suas ações e reações emocionais na fase adulta.

Essa menina vai para Síria como escrava, deixa de ir para escola, deixa de comer à noite com os pais, para agora ficar lavando o banheiro, não tem mais hora para dormir e acordar, por que é escrava, o que mandam fazer, tem que ser feito, o texto diz que essa menina ficou a serviço da mulher de Naamã.

Essa menina, estando levando as roupas do seu senhor Naamã, percebe o seu problema com a lepra, ela ousa a dizer: “minha senhora, quem me dera se o meu senhor, Naamã, estivesse diante do profeta que está em Samaria, tenho certeza ele restauraria da sua lepra”.

Essa menina, que estava com suas emoções completamente destruída e devastada, a Bíblia não relata, mas talvez ela tivesse todos os motivos do mundo para está cheia de dor, ódio ou rancor. Porém, o texto diz que ela olha para o homem que deu a ordem para ser tirada dos seus pais, do seio da sua família, do meio do seu povo, em vez de falar o que provavelmente nós falaríamos: “bem feito, isso é a mão de Deus, é para aprender não sequestrar menininha, bem feito Deus está fazendo Justiça”.

Mas a bíblia diz que ela não julgou, não fez nenhuma macumba gospel, não lançou sobre ele nenhuma mandinga evangélica, pelo contrário, ela diz: “meu senhor, se você tivesse diante de um profeta que ainda está lá em Samaria, ele te curaria, ele restauraria de todo esse mal”. ELA RESOLVER USAR A ÚNICA ARMA CONTRA O MAL, ELA DECIDE FAZER O BEM, PARA O HOMEM QUE TINHA FEITO TANTO MAL CONTRA ELA. Ela deu uma informação que levou aquele general da Síria ser curado, quando o mesmo tomou sete banhos lá no rio Jordão.

Quando você faz o BEM, você cumpri uma lei/princípio espiritual que gera uma recompensa imensurável para sua vida, essa menina está sendo comentada hoje aqui, e já se passaram mais de 3 mil anos, por que que ela entrou para história?

Ela não entrou para a história porque ela orava muito, não foi porque ela subia nos montes, não foi porque ela era uma menina muito dedicada a Deus. Nada disso, ela entrou para a história porque ela simplesmente decidiu fazer o BEM, para quem fez o mal para ela, ela fez o bem para a pior pessoa da sua vida.

Se quisermos sermos relevantes e marcamos a nossa história, temos muito o que aprender com essa menina, para mostrarmos sabedoria e maturidade da parte de Deus, como pessoas que somos, ou seja, filho(a) de Deus, seguidor(a) de Jesus Cristo, SÓ É POSSÍVEL, VOU REPETIR, SÓ É POSSÍVEL, SE NÓS ESTIVERMOS PREPARADOS PARA CUMPRIR A LEI/PRINCÍPIO ESPIRITUAL DA BONDADE.

E aí, você se lembra da pergunta inicial, quando lhe perguntei se você era uma pessoa boa?

E agora, depois de meditar um pouco sobre essa temática acerca da BONDADE, continua pensando da mesma forma?

Acredito que NÃO!
Se isso for verdade, glória a Deus pela sua vida, já deu o primeiro passo em direção a BONDADE.

Não esqueça que a bondade para Deus, que gera recompensa, vou repetir e enfatizar, SÓ TEM VALIDADE, QUANDO FAZEMOS O BEM, PARA QUEM NÃO MERECE, é para quem não merece que temos que sermos bons, é para quem não merece a nossa compaixão, que temos que exercer a nossa empatia, é para esse tipo de pessoa má, que nós temos que usar a única arma disponível, a bondade.

Essa menina recebe sua recompensa espiritual de uma forma tão linda, lembra daqueles tesouros que Naamã levou para dar ao profeta Elizeu, que o mesmo rejeitou? Pois é… Vamos deixar esse assunto para um outro Refrigério Teológico. Rsss

Mas a pergunta final é…

Qual o seu nível de bondade hoje, porque a bíblia colocou acima alguns conceitos de bondade, a) se nós podemos fazer o bem e não fazemos, cometemos pecado, então nós colocamos na categoria de pecadores, e se não nos convertermos NÃO seremos salvos, a verdade pura e simples é essa. b) Se nós fazemos o bem só para quem nos faz o bem, não teremos nenhuma recompensa, somos iguais aos ímpios, c) agora se nós decidirmos fazer o BEM para com quem nos fez/faz o mal, teremos uma arma espiritual poderosa que só os sábios e os maduros sabem usá-la, e teremos acesso a uma vida abundante para desfrutarmos das recompensas aqui na terra, até a volta do Senhor, quanto receberemos a maior das recompensas. Aleluia!

Não tem como combatermos problemas espirituais, com armas naturais (leia I Co 10:4), podemos conquistar toda inteligência cognitiva e emocional do mundo, se o problema for espiritual de nada valerá nossos cursos sobre inteligência cognitiva e emocional, por que problemas espirituais, se combatem espiritualmente, e a maldade é um problema é espiritual, e só com a arma espiritual da bondade é que nós seremos vencedores.

Não confunda, nem todo crente é bom por ser crente, e nem todo ímpio é mal por ímpio, ser evangélico não nos faz uma pessoa boa, acredito que você conheça muitas pessoas que ainda estão no mundo, que é melhor que muitas pessoas evangélicas, a bondade não é uma exclusividade de uma religião, a bondade tem um pacto com coração, tem muito a ver com personalidade e caráter.

Então tem pessoas lá fora que ainda não conheceram Jesus, não tiveram uma experiência com Deus, mas são pessoas boas, e enquanto viverem aqui, o mal não tomaram de conta delas, mas mesmo assim não irão para o céu, por isso que você tem que estudar a Bíblia, não confunda ao tal ponto de achar que a bondade poderá levar alguém para o céu (leia Ef 2:8-9). O céu é exclusivo para quem confessa a Jesus como Senhor e salvador de sua vida.

Então a pessoa pode ser muito boa lá fora e não ir para o céu, enquanto outros, vão para o céu, mas enquanto viverem aqui, não experimentarão o melhor desta terra, porque desconhecem as leis/princípios espirituais.

Cada lei/princípio serve para herdar um tipo de promessa na bíblia, inclusive a SALVAÇÃO é resultado de uma lei/princípio, quem cumprir está salvo.

Se você a partir de agora NÃO mais confundir isso, sua vida espiritual, emocional, ministerial e financeira, vai entrar em EQUILÍBRIO, só há maturidade pode trazer equilíbrio, e quando nós nos tornamos pessoas maduras, o próximo passo é nos tornarmos pessoas boas, você passa a fazer parte do nível da bondade, uma pessoa nobre/exclusiva.

Só a maturidade pode vivenciar a empatia, ou seja, se colocar no lugar da pessoa que tanto nos fez/faz mal, e decidimos fazer o bem para com essa pessoa.

Quem fica muitas noites sem dormir quando alguém nos faz o mal, é nós mesmo. Então a partir de HOJE, não durma mais com o inimigo, deixe de ficar remoendo o passado, decida perdoar, libere sobre essa pessoa o perdão, desprenda dela no mundo espiritual, decida abençoar quem te fez/faz mal, não permita que seja desenvolvido em você um câncer psicossomático ou outras doenças físicas.

Em nome de Jesus, se liberte HOJE desse mal, decida ser uma pessoa sábia e madura, isso NÃO tem a ver com a outra pessoa, mas tem a ver com você, tem a ver com a sua vida, sua liberdade, seu crescimento, tem a ver com o seu amadurecimento, com sua saúde emocional, física e espiritual.

O JUSTO JUIZ É DEUS, É ELE QUEM VAI TRATAR COM QUEM NOS FEZ/FAZ O MAL, FICA TRANQUILO, ELE SABE TRATAR COM CADA UM, NO SEU DEVIDO TEMPO.

Nós só temos que usar a ARMA DA BONDADE para combater qualquer tipo de malignidade, ou seja, que Deus, o mundo espiritual e as pessoas vejam que nós AGIMOS e REAGIMOS sempre com a bondade, por que a única forma de nós crescermos, a única forma de nós prosperarmos, a única forma de nós alcançarmos lugares altos, é praticando o BEM SEM OLHAR A QUEM.

Eu particularmente não conheço na bíblia e na história, uma pessoa que foi relevante e marcou a história que não fosse uma pessoa boa!

Concluo dizendo que o BEM SEMPRE VENCEU/VENCE/VENCERÁ O MAL!

“Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o MAL com o BEM” (Romanos 12:21)

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative sua assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática do IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Teologia24horas é uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Sua opinião, reclamação e/ou sugestão é muito importante para o aperfeiçoamento contínuo do nosso trabalho educacional, qualquer dúvida, por favor, não hesite, em nos chamar!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *