E andou Enoque com Deus!

Nada lhe era mais precioso do que a constante companhia do Criador. Talvez mais do que ninguém, Enoque tenha vivido na Terra como se já habitasse no Céu. Tornou-se tão semelhante ao Seu Mestre.

Quem frequenta uma igreja ou tem o hábito de ouvir pregações e mensagens bíblicas, conhece sobre muitos personagens, suas histórias e tudo mais.

Porém, em diversas pregações há uma grande presença de ideias sobre um determinado tema, mas as histórias de vida das pessoas usadas por Deus, e quais lições elas passam para nós, muitas vezes, são esquecidas pelo pregador.

A Bíblia Sagrada nos apresenta como devemos viver diante das situações e, além disso, como podemos perceber a maneira do agir de Deus.

Dessa forma, quando a Bíblia apresenta, por exemplo, a fraqueza de uma determinada pessoa, e o modo como se arrepende, isso serve para aprendermos que todos nós erramos, mas quando nos arrependemos de verdade, Deus se agrada.

Vamos iniciar aqui o estudo sobre a vida de Enoque, o qual não é, de modo geral, muito mencionado em pregações, mas que apresenta uma grande história de comunhão com o Senhor.

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

Gênesis 5:21-2421 – E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.22 – E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.23 – E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.24 – E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.

Temos aqui um relato curto, mas muito completo e glorioso, tanto do seu comportamento neste mundo quanto da maneira triunfante de sua entrada no além.

O primeiro está contido nestas palavras: “andou Enoque com Deus”; o último, nestas: e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.

Ele não apareceu mais, isto é, não foi encontrado, não foi tomado da maneira comum, não viu a morte, porque Deus o havia trasladado.

Em Hebreus 11:5 ele é mencionado novamente entre os heróis da fé, e o que é dito sobre ele é super significativo: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”.

Hoje, quando pensamos em alguém que viveu bastante, talvez imaginemos uma pessoa com uns 90 anos, mas Enoque já tinha mais de quatro vezes essa idade: 365 anos!

Só que, para o mundo daquela época, mais de 5 mil anos atrás, ele não era muito velho.

O primeiro homem, Adão, tinha mais de 622 anos quando Enoque nasceu. E Adão ainda teve mais três séculos de vida depois disso.

Alguns dos descendentes de Adão viveram ainda mais do que ele. Então, é provável que Enoque, aos 365 anos, ainda parecesse bem jovem e forte.

Ele talvez imaginasse que tinha a maior parte da sua vida pela frente. Mas não foi isso que aconteceu.

Andando com o verdadeiro Deus

Enoque nasceu na sétima geração da família de Adão. Na época dele, a humanidade não estava nada bem.

É verdade que os humanos estavam bem perto da perfeição física que Adão e Eva perderam; por isso eles viviam tanto tempo.

Mas, em sentido moral e espiritual, a situação era péssima. O mundo estava cheio de violência.

Essa violência tinha começado na segunda geração, quando Caim matou seu irmão, Abel.

Parece que um dos descendentes de Caim até se gabava de ter sido mais violento e vingativo do que o próprio Caim.

Por isso, Enoque teve que tomar uma  decisão importante: será que ia seguir a maioria? Ou ia buscar o Deus verdadeiro, o Criador do céu e da Terra? 

O exemplo de Abel deve ter tido um forte impacto na vida de Enoque. Abel morreu porque estava adorando a Deus do modo correto.

Enoque era pai de família, embora a Bíblia não diga o nome da esposa nem o número “de filhos e de filhas” que ele teve.

Um pai que anda com Deus precisa se esforçar para seguir as leis de Deus ao cuidar da sua família. Enoque sabia que Deus esperava que ele fosse fiel à sua esposa.

E ele com certeza fez tudo o que pôde para ensinar seus filhos sobre Deus, será que valeu a pena?

A Bíblia não revela muito sobre isso, mas é possível chegar a algumas conclusões. Ela não fala nada sobre a fé de Metusalém, que teve a vida mais longa registrada na Bíblia e morreu no ano do Dilúvio. Ele teve um filho chamado Lameque, que conviveu com o avô Enoque por mais de cem anos.

Lameque mostrou que tinha uma forte fé. Inspirado por Deus, ele profetizou sobre seu filho, Noé, e sua profecia se cumpriu depois do Dilúvio.

Assim como seu bisavô Enoque, Noé andava com Deus. Ele e Enoque nunca se conheceram, mas com certeza Noé aproveitou bem a herança espiritual de seu bisavô.

Ele deve ter aprendido sobre Enoque com seu pai, Lameque, com seu avô Metusalém ou até com Jarede, pai de Enoque. Jarede morreu quando Noé tinha 366 anos.

Como Enoque foi diferente de Adão! Adão era perfeito, mas pecou contra Deus e deixou para seus descendentes uma herança de desobediência e tristeza.

Enoque era imperfeito, mas andou com Deus e deixou uma herança de fé. Quando Adão morreu, Enoque tinha 308 anos.

O testemunho de Enoque

Tão pouco é mencionado sobre esse homem de fé, apenas alguns versos, mas por causa do testemunho que Enoque teve, quase todo cristão sabe seu nome. Ele “andou com Deus” e “agradou a Deus”. Poderia haver um testemunho melhor? Poderia haver uma missão maior na vida? Poderia haver algo mais importante nesta vida?

Nós também sabemos, do relato em Gênesis 5, que Enoque viveu nos dias imediatamente anteriores a Noé. Está escrito sobre esse tempo que: “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração” (Gênesis 6:5-6).

Você pode imaginar o quanto isso significou para Deus, que quando Ele olhou para a terra e Sua criação, e viu quão longe havia caído, como tudo estava contaminado pelo mal, Ele ainda viu um homem que andou com Ele; cuja intenção era agradá-lo? Este foi o mesmo testemunho que o neto de Enoque, Noé, tinha.

Que exemplo incrível nós temos em Enoque. Ele viveu uma vida de fé. Era um modo de vida para ele; ele andou com Deus. Ele permitiu que Deus direcionasse seus caminhos, é assim que ele agradava a Deus. E por causa de sua fé, Deus levou Enoque para estar com ele.

A profecia de Enoque

Enoque é um personagem bíblico um tanto misterioso. Só três passagens curtas da Bíblia falam sobre ele (Gênesis 5:21-24; Hebreus 11:5; Judas 1:14,15).

Mas esses textos são como peças importantes de um quebra-cabeça, que nos ajudam a visualizar a imagem de um verdadeiro homem de fé.

Enoque era um homem de fé vivendo num mundo sem fé e provavelmente se sentia sozinho.

Mas será que Deus prestava atenção nele? Com certeza! Um dia, Deus se comunicou com esse servo leal e disse para ele transmitir uma mensagem ao povo.

“Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele” (Jd 1:14-15).

É interessante que nessa profecia os verbos estão no passado, como se Deus já tivesse feito as coisas anunciadas.

Muitos profetas depois de Enoque também fizeram profecias com verbos no passado. A ideia é que a profecia era tão verdadeira que o profeta falou de coisas futuras como se já tivessem acontecido!

Como Enoque se sentia ao transmitir aquela mensagem, talvez em voz alta para que todos ouvissem? A profecia dele era muito forte: ele usou quatro vezes a palavra “ímpio” para descrever aquelas pessoas, suas ações e seu modo de agir.

Assim, alertou que o mundo que os humanos tinham construído desde a expulsão do Éden era totalmente corrupto.

Enoque disse que esse mundo teria um fim trágico quando Deus viesse com um exército de milhões de anjos, ou “santas miríades”, trazer destruição.

Ele só pensava na reação que as pessoas tiveram quando ele falou a mensagem de Deus, dava para ver a raiva estampada no rosto delas.

Além de odiar Enoque, elas também detestavam a mensagem que ele pregava e o Deus que o tinha enviado.

Elas não podiam atacar o Deus de Enoque, mas podiam acabar com a vida do próprio Enoque, e era isso que pretendiam fazer!

Naquele momento de aflição, ele talvez pensasse na sua esposa, nas suas filhas, no seu filho Metusalém e no seu neto, Lameque (Gênesis 5:21-23,25).

Será que ele veria sua família outra vez? Seria esse o seu fim?

Você se esforça para cuidar da sua família? Já precisou ter coragem para defender o que é certo? Então você pode aprender muito da fé que Enoque demonstrou.

Enoque foi muito corajoso ao transmitir esse aviso. E ele fez isso sozinho! Talvez o jovem Lameque observasse admirado a coragem de seu avô. E dá para entender por quê.

A fé de Enoque nos faz pensar: Será que vemos o mundo de hoje como Deus vê?

A mensagem de julgamento que Enoque pregou tem hoje a mesma força que tinha naquela época.

Deus cumpriu a profecia de Enoque quando trouxe o Dilúvio e destruiu aquele mundo mau.

O Dilúvio é modelo de uma destruição muito maior que ocorrerá no futuro (Mateus 24:38, 39; II Pedro 2:4-6).

Deus e seus anjos estão a postos, prontos para executar julgamento sobre este mundo mau.

Assim, devemos dar atenção ao aviso de Enoque e falar a outras pessoas que em breve Deus vai agir. Nossa família e nossos amigos talvez se afastem de nós.

Pode ser que nos sintamos sozinhos de vez em quando. Mas Deus nunca abandonou Enoque; e ele nunca vai abandonar seus servos fiéis hoje.

Transladado para não ver a morte

O que aconteceu com Enoque? Gênesis simplesmente diz: “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou(Gênesis 5:24).

Em que sentido Deus tomou Enoque?
O apóstolo Paulo explicou: “Pela fé Enoque foi transferido para não ver a morte, e não foi achado em parte alguma, porque Deus o havia transferido; pois, antes de ser transferido, ele recebeu o testemunho de que havia agradado a Deus” (Hebreus 11:5).

Enoque, portanto, enquanto na Terra, não se calou diante da iniquidade que o rodeava, mas, por palavras e ações, ensinava o povo a verdadeira piedade. E será uma nova geração de “Enoques” que Cristo virá resgatar em Seu glorioso Dia.

O autor da epístola aos Hebreus diz que, antes de ser trasladado, ele obteve testemunho de “haver agradado a Deus”, e ser trasladado foi uma prova indubitável disso. E eu observaria que houve em Deus uma maravilhosa sabedoria em trasladar Enoque e Elias sob a dispensação do Antigo Testamento, para que depois, quando se afirmasse que o Senhor Jesus foi levado ao Céu, isso não parecesse algo absolutamente inacreditável aos judeus, uma vez que eles mesmos confessaram que dois de seus próprios profetas foram trasladados várias centenas de anos antes. 

“Andou Enoque com Deus.” Se apenas isso puder ser verdadeiramente dito de você e de mim após a nossa morte, não teremos motivo algum para reclamar que vivemos em vão.

Nós podemos andar com Deus

Nestes dias, Deus também olha para a terra e vê um mundo cheio de “homens mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,”, como descrito em (II Timóteo 3:1-5).

Quanto você acha que isso agrada Seu coração quando Ele vê aqueles que são fiéis a Ele; aqueles que andam com ele? Aqueles que “sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo?” (Filipenses 2:15).

No meio deste mundo maligno podemos ter o testemunho de que andamos com Deus e que agradamos a Deus.

Fazemos isso renunciando às nossas próprias concupiscências e desejos, motivados pelo amor para servir a Deus em obediência à Sua vontade.

Nós podemos ser aquelas pessoas que são descritas em Colossenses 3 que buscam as coisas que estão acima, e rejeitam tudo o que vem deste mundo.

Podemos nos esforçar para ter o mesmo testemunho que Enoque teve.

Não pelo bem do nosso próprio ego, que devemos ser conhecidos por algo, mas para que possamos honrar a Deus com nossas vidas.

Para que todos que nos conhecem saibam isso sobre nós: que andamos com Deus e vivemos para agradá-lo.

O que é andar com Deus no dia-a-dia?

Isso significa que Ele é nosso companheiro constante. Nós o conhecemos imergindo-nos em Sua Palavra. Ele é aquele a quem nos voltamos para toda instrução, conforto e força. “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio” (Salmos 18:2).

Nós procuramos e fazemos a Sua vontade. “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Lucas 11:2). Somos obedientes a tudo o que Ele comanda.

Nós não apenas fazemos o óbvio, apenas raspando passado. Nós cavamos mais fundo para descobrir como podemos melhor servi-lo, como podemos agradá-lo melhor.

Então, também Deus, seja no final do nosso tempo na terra ou no tempo do arrebatamento, nos levará para estar com Ele. Se formos fiéis em andar com Deus todos os nossos dias, então um dia caminharemos para a eternidade, para estar com Ele para sempre.

Se você é chefe de família, o que pode aprender da fé de Enoque?

É essencial sustentar a família em sentido material. Mas muito mais importante é cuidar das necessidades espirituais dela (I Timóteo 5:8).

Você consegue isso não apenas pelo que fala, mas pelo que faz. Se você decidir andar com Deus e obedecer a ele no seu dia a dia, vai deixar para a sua família uma herança muito valiosa: o seu exemplo.

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative o seu plano de assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática do IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Teologia24horas é uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Sua opinião, reclamação e/ou sugestão é muito importante para o aperfeiçoamento contínuo do nosso trabalho educacional, qualquer dúvida, por favor, não hesite, em nos chamar!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *