Aprenda a usar toda a armadura de Deus!

Aprenda a usar toda a armadura de Deus

Precisamos entender melhor sobre as armas/ferramentas que estão à nossa disposição, o apóstolo Paulo exorta os crentes a serem fortalecidos na força do Senhor e se vestir contra as potências do mal.

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas. Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10:4,5) Imagine acordando um dia e achando sua casa bem no meio de um campo de batalha.

Com bombas explodindo ao seu redor, os disparos de metralhadoras e os gritos dos feridos, qual seria o seu primeiro pensamento?

Se levantaria para ir ao seu trabalho normalmente? Iria para a escola? Lavaria o carro? Qual seria a sua primeira reação?

Mesmo quando não percebemos a guerra ao nosso redor, isso não quer dizer que ela não exista.

Em termos bem fortes, Paulo escreve que o mundo é um campo de batalha espiritual (6:12), ou seja, nós precisamos nos despertar para ver que essa batalha é real!

Essa batalha não é carnal/física, e sim espiritual. Então, como alguém pode sobreviver?

Precisamos ser “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”(6:10) e devemos vestir “toda a armadura de Deus”(6:11).

Efésios 6:10-1810 – No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.13 – Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.14 – Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;15 – E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;16 – Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.17 – Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;18 – Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

Você já aceitou Jesus como Senhor/Salvador de sua vida, com isso você recebeu também autoridade/poder, e agora você precisa saber usar essa autoridade/poder para que o inimigo não tenha domínio sobre você.

Como se pode notar no texto de Efésios 6:10-19, não falta nada nessa armadura. Ela é completa. De fato, sendo uma armadura de Deus, as partes componentes desta armadura não tem absolutamente nada por acaso.

1) Reserve TEMPO para Deus

Começaremos com o versículo 10: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder”.

Este versículo fala sobre a nossa intimidade com Deus. A única maneira de sermos fortalecidos é passando tempo de qualidade com Deus, por isso tenha tempo para o Senhor!

O diabo sabe se você está passando tempo com Deus ou não, pois ele perde a sua força e não consegue te atingir.

Você não se sente mais fortalecido quando separa um tempo de oração durante o seu dia?

Quando temos o costume de orar, nós conseguimos reconhecer facilmente os ataques do inimigo e nos livrar deles.

Então, se você criar o hábito de orar, mesmo que seja por alguns minutos, não haverá demônio que terá autoridade e poder sobre a sua vida.

2) Vista a armadura de Deus

O versículo 11 diz: “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo”.

Este é o segundo passo para derrotarmos o inimigo. Deus nos deu de presente a Sua armadura, mas só saber disso não basta.

A Bíblia diz que devemos “vestir” toda a armadura! Ou seja, você precisa se revestir de sua nova natureza em Cristo e abrir mão da velha.

Geralmente, nós temos o trabalho de colocar a armadura e logo em seguida a retirar, mas se quisermos ser vitoriosos contra o pecado e o diabo, devemos vigiar e não voltarmos atrás.

Seja sincero: quantas vezes você teve preguiça e ficou acomodado com as coisas de Deus?

Isso acontece porque a sua carne deseja as coisas deste mundo, mas você precisa resistir e se esforçar para não perder a sua comunhão com Deus.

“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (II Coríntios 4:4)

Jesus disse que “o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele” (Mateus 11:12).

Uma das maiores armas de Satanás é o desânimo, e ele fará o que for preciso para que você pare de lutar.

Você já reparou que, todas as vezes em que você se compromete verdadeiramente com a obra de Deus, alguma coisa acontece para que você desanime?

Por que será que o diabo levanta tantas pessoas para te magoar com palavras ou atitudes, se você só tem boas intenções?

É porque ele quer que você volte atrás e seja morno outra vez. Ele quer que você viva como a maioria das pessoas: sendo um simples membro de igreja, que não faz a diferença no mundo.

Por isso, vista a armadura de Deus através da oração, leitura da Palavra e resistindo a tudo que atrapalhe a sua vida espiritual.

“Submetei-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

3) Conheça o seu inimigo/adversário

O versículo 12 diz que: “(…) a nossa luta não é contra carne ou sangue, ou seja, não é contra nenhuma pessoa, mas contra os *principados, potestades, contra os príncipes das trevas, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Não deixe que o diabo te iluda, fazendo você pensar que ele não está por trás das da maioria das lutas que você enfrenta. Ele é mentiroso, enganador e irá tentar te destruir sem que você perceba que é ele.

Mas, se você estiver com a armadura de Deus e entender que a sua luta é espiritual e não física, a sua vitória está garantida!

Saiba disso: muitas vezes, o diabo usará as pessoas para tentar frustrar os planos de Deus em sua vida, por isso, se alguém tem te irritado e tirado a sua paz, não se volte contra essa pessoa e nem faça vingança.

O melhor é orar por ela e a colocar nas mãos de Deus. Fazendo isso, você estará guerreando de forma efetiva e o seu coração NÃO será contaminado pela amargura. (Leia Hebreus 12:14,15)

4) Fique firme

O versículo 13 diz: “Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”.

Quando os dias maus vêm, o inimigo aproveita a chance e vem nos tentar, por isso devemos usar a nossa armadura e não ceder aos seus ataques.

Nesse período difícil, a primeira coisa que somos tentados a fazer é desistir. Depois, duvidamos de Deus e começamos a pensar que Ele se esqueceu de nós.

Os israelitas levaram 40 anos para chegar à Terra Prometida, sendo que, segundo os pesquisadores, poderiam fazer isso em poucas semanas.

Isso porque gastaram boa parte do seu tempo dando ouvidos ao diabo e culpando Deus e Moisés por tudo o que acontecia com eles. Então, fique firme e não deixe que a murmuração e a falta de fé te destruam pelo caminho.

Aprenda a usar toda a armadura de Deus

Os elementos da armadura de Deus

Cinturão da verdade

O primeiro elemento da armadura de Deus citado por Paulo é o cinturão da verdade. Ele diz: “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade” (Efésios 6:14).

Aqui o apóstolo tinha em mente o cinturão de couro que os soldados usavam. Esse cinturão protegia a região do baixo abdômen e tinha papel fundamental para todo restante da armadura. Ele prendia a túnica do soldado, sustentava a couraça e servia de suporte para a espada.

Na armadura de Deus, essa verdade não é outra senão a verdade de Cristo; a veracidade do Evangelho.

O próprio Jesus declara: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará“; e ainda: “Eu sou o caminho a verdade e a vida“ (João 8:33; 14:6).

Vestir o cinto da verdade é se vestir da verdade de Cristo. É ter sua vida sustentada pela verdade da Palavra de Deus.

Consequentemente, aquele que está vestido da verdade de Cristo também terá uma vida marcada pela autenticidade e pela sinceridade. Ele jamais apoiará o engano.

Couraça da justiça

Após falar do cinturão da verdade, Paulo diz que o crente deve vestir a couraça da justiça (Efésios 6:14).

A couraça era um traje feito de metal ou um combinado de couro duro, e que protegia o tronco do soldado, onde estavam o coração e outros órgãos vitais.

Como já foi exemplificada aqui, a couraça da justiça fala da própria justiça de Cristo imputada no crente. Mas essa justiça imputada obviamente irá conduzir o crente a uma justiça prática e diária. Saiba mais sobre a couraça da justiça.

Calçados com o Evangelho da paz

Paulo diz: “Calçai os pés com a preparação do Evangelho da paz” (Efésios 6:15).

Os soldados romanos usavam calçados feitos de couro duro com o solado cravejado com pregos agudos. Esses calçados davam estabilidade ao soldado, pois se prendiam ao chão.

Ao usar a analogia do calçado do soldado como figura da prontidão do Evangelho da paz, o apóstolo fala da segurança, da confiança e do conforto que há nas boas-novas da reconciliação com Deus pela obra de Cristo.

O crente só pode lutar na batalha espiritual se tiver em paz com Deus através de Cristo.

Escudo da fé

O crente deve estar abraçando sempre o escudo da fé, com o qual ele poderá apagar os dardos inflamados do Maligno (Efésios 6:16).

Paulo aqui usa a figura do escudo romano oval e retangular que tinha pouco mais de um metro de altura. Ele era grande o suficiente para cobrir todo o corpo do soldado que se encolhia atrás dele.

Esses escudos muitas vezes eram umedecidos para poder apagar as flechas incendiárias lançadas pelos inimigos.

Paulo compara essas flechas que causavam grande estrago com as tentações lançadas por Satanás contra os crentes.

Mas a plena confiança em Deus e em Sua Palavra é um escudo eficaz contra essas setas. A fé viva, verdadeira, contínua e inabalável é o escudo forte do crente.

Capacete da salvação

O texto bíblico diz que o crente deve tomar o capacete da salvação (Efésios 6:17).

Nem é preciso explicar o quão importante é o capacete para um soldado num campo de batalha. Na armadura de Deus, o capacete é o capacete da salvação.

Um dos principais intentos de Satanás é lançar dúvidas quanto à salvação do crente. Mas equipado com o capacete da salvação, o Cristão permanece firme nas promessas de Deus acerca da segurança eterna de sua salvação.

Espada do Espírito

Vestido com o capacete da salvação, o crente também deve estar empunhando a espada do Espírito.

Naquele tempo, a espada era a arma mais eficaz de um soldado da infantaria. Nenhum soldado ia para o campo de batalha sem portar uma espada.

Assim também deve ser o crente na batalha espiritual. O tipo de espada usada por Paulo em sua analogia era uma arma curta e letal, usada tanto para se defender quanto para atacar. O próprio apóstolo claramente explica que a espada do Espírito é a Palavra de Deus (Efésios 6:17).

Conclusão

Estamos em Cristo nos lugares celestiais, mas também ainda nesse mundo [Jo 16.33], tendo, assim, que lidar com as investidas do maligno.

Portanto, é imprescindível sermos fortalecidos no Senhor e estarmos revestidos de toda a Sua armadura para resistirmos e ficarmos firmes.

O diabo é um inimigo real que está ativo hoje em dia e continuará ativo até a sua total e permanente derrota, quando ele será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10).

Contudo, neste meio tempo nós não estamos desprotegidos. Deus nos deu Sua armadura para que sejamos capazes de resistir ao diabo. Conforme João nos assegura:

“Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO” (I João 4:4)

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro” (Romanos 8:35-36)

Fome, perseguição, etc. Muitas coisas negativas! Contudo a passagem não para aí

“Mas em todas estas coisas [isto é, fome, espada, nudez etc.], somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:37-39)

Deus não prometeu que não teríamos perseguições.

Todavia, mesmo na perseguição somos mais que vencedores por Ele que nos ama.

A vida que Ele tem para você não é uma vida oprimida pelo diabo.

Esta era a vida que tínhamos antes de acreditarmos.

O que Ele tem para você é uma vida mais do que abundante.

Paulo diz em II Coríntios 2:14: “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.”

Deus sempre lhe fará triunfar, se buscar em Sua Palavra.

Contudo, uma vez mais devemos deixar claro que não significa que “dias maus” não virão; sabemos por Sua Palavra que tais dias virão porque existe um inimigo.

Todavia, mesmo assim, se fizer o que a palavra diz (sede sóbrios e vigilantes, revista-se da armadura de Deus resistindo ao diabo e obedecendo a Deus) Deus lhe conduzirá ao triunfo! Eu creio! Aleluia, glória a Deus.

E por fim, não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative sua assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática, pelo IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative sua assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática do IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Teologia24horas é uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Sua opinião, reclamação e/ou sugestão é muito importante para o aperfeiçoamento contínuo do nosso trabalho educacional, qualquer dúvida, por favor, não hesite, em nos chamar!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *