O que significa a palavra Emunah?

A palavra Emunah aparece na Bíblia pela primeira vez em Habacuque 2:4 “Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé “emunah” viverá”.

A importância de Habacuque 2:4 pode ser medida pelas citações a ele no Novo Testamento, onde encontramos:

“É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé “pistis”” (Gálatas 3:11)

“Porque no evangelho é revelada, de fé “pistis” em fé “pistis”, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé “pistis”” (Romanos 1:17)

“Mas o meu justo viverá da fé “pistis”; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nEle” (Hebreus 10:38)

Apesar de encontrarmos nestes textos a palavra grega πιστις “pistis” temos que considerar que na mente dos escritores do Novo Testamento, ao citar este texto, o que lhes vinham à memória era a palavra em hebraico אמונה “emunah” (Dt 32:20; Jr 5:3; 15:18; Ne 9:38; 10:1; Pv 3:3), e o seu substantivo אֵמוּן “emun” é uma palavra rara, ocorrendo apenas cinco vezes no Antigo Testamento (Dt 32:20; Pv 13:17; 14:5; 20:6; Is 26:2)

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

O que é fé?

A definição desta palavra muitas vezes provoca confusão, pois algumas vezes fica parecendo que a “fé” é um salto no escuro rumo ao desconhecido.

Não é fácil definir o que é fé, pois o ato de crer é algo bastante amplo, ou seja, todas as pessoas creem em alguma coisa, até mesmo quem se declara ateu. Isso significa que nem todas as formas de fé é de fato a fé verdadeira, e as pessoas possuem diferentes conceitos sobre fé.

O objetivo aqui a definição do que é a fé verdadeira segundo a Bíblia, essa fé verdadeira vai muito mais além do que simplesmente crer.

A Bíblia diz que “a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem” (Hebreus 1:1), sendo essa é uma das definições mais claras acerca do que é a fé na Bíblia.

Sob esse aspecto, fé é depositar a confiança exclusivamente em Deus, independentemente das circunstâncias. É abraçar as promessas de Deus, confiar em sua Palavra e permanecer fiel a Cristo.

Segundo Lucas 8:12-14, existem 3(três) tipos de fé…

1) Fé MORTA = FRIA = Átrio | Crendo JUNTO do CAMINHO (v12)  

“E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a Palavra, para que não se salvem, CRENDO” (Lucas 8:12).

2) Fé TEMPORAL = MORNA = Lugar santo (Lc 8:13,14 | Os que estão entre as PEDRAS e ESPINHOS

“E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, APENAS CRÊEM POR ALGUM TEMPO, e no tempo da tentação se desviam; E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição” (Lc 8:13,14).

3) Fé VIVA = QUENTE = Santo dos santos | Os que estão em TERRA FERTIL

“E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a CONSERVAM num coração honesto e bom, e DÃO FRUTO com perseverança” (Lc 8:15).

Somente esta ÚLTIMA FÉ como DOM pode gerar SALVAÇÃO(pessoa) e MILAGRES(ministério).

A importância dessa fé…

  • A fé é a base de nossa redenção. É unicamente através da fé que somos justificados por Deus (Romanos 1:17; 3; 5:1). O justo viverá pela fé! O apóstolo Paulo escreve que a salvação é pela graça mediante a fé (Efésios 2:8).
  • É pela fé que compreendemos as obras de Deus e temos conhecimento do seu propósito (Hebreus 11:3).
  • Sem a fé genuína, ninguém é capaz de agradar a Deus, e nem mesmo de crer que Ele existe (Hebreus 11:6).
  • É pela fé que podemos agir segundo a vontade de Deus. A fé genuína implica em total dependência e obediência ao Senhor (Hebreus 11:8-29).
  • Ter fé verdadeiramente significa abandonar toda confiança em nossos próprios recursos. Ter fé significa se apegar sem ressalvas às promessas de Deus. Significa olhar para Cristo como único e suficiente salvador de nossas vidas (João 3:16). A fé tira o homem de si mesmo e o coloca em Cristo. Por isto aquele que tem fé está em Cristo, e Cristo nele (João 15:4).

Emunah – uma análise etimológica

Quando tomamos a palavra אמונה “emunah” que significa “fidelidade, certeza, honestidade, lealdade, permanecer, fidelidade, segurança”, interessante é que do mesmo radical da palavra אמונה “emunah” é também a palavra  אמן “aman” que tem por significado: firmar, resistir, ser fiel, ficar firme, assegurar-se, perseverar, confiar, acreditar, e a palavra אמת “emet”, usada para “verdade”.

Um dos motivos que me levou a fazer esse Refrigério Teológico, é o fato de nos depararmos com pessoas, que por não conhecerem o significado de Emunah, a restringe ou associe tão somente ao termo que lhe foi apresentado como tradução em nosso idioma, a saber: Fé!

אמונה Emunah é algo contínuo, ou seja, algo que mantemos continuamente, de uma forma íntegra, de modo a não esmorecermos em meio as adversidades pelas quais viermos a passar.

E, um outro motivo, dá-se pela seguinte razão: o não conhecimento acerca de Emunah, impede o crescimento espiritual do crente, ou seja, faz com esse seja vacilante, inconstante e, inseguro até mesmo no que diz respeito a sua salvação!

Assim sendo, é comum ouvirmos alguém perguntar: O que é Emunah? Como alcançá-la e, como manifestá-la?

Na ânsia de explicar o que é Emunah, o que mais parece é uma resposta pronta, a ser servida a quem tem fome de aprendizado.

Surge-nos a seguinte pergunta: o que seria esse firme fundamento das coisas que se esperam e, a prova das coisas que não se veem?  

É exatamente nesse ponto que quero chegar, pois cremos que, a compreensão do que é Emunah, traz vida a forma como nos relacionamos com Deus.

Assim, se queremos entender melhor o que estes homens queriam ensinar sobre a fé, como meio de alcançarmos a graça de Deus, devemos nos ocupar em entender o significado de “Emunah”, que é derivada do verbo אמן “aman”.

É justamente essa palavra que encontramos em Gênesis 15:6, onde lemos: “E creu (aman) Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça” (Gênesis 15:6).

O exercício de Emunah é diário!

E, esse exercício nos aperfeiçoa no que buscamos, quer seja na certeza do que cremos, na convicção do cremos e, em quem cremos.

Somos aperfeiçoados no que diz respeito ao servir com fidelidade, a agir com honestidade quer seja no que diz respeito ao Reino de Deus, quer seja em nosso relacionamento para com aqueles que estão a nossa volta.

Aquele que exerce a fidelidade, aquele que é fiel, ou seja, aquele que tem Emunah, não trai o que toma como verdade, nem como princípio!

Aquele que exerce a fidelidade não sente ciúme, porque no ciúme, não há segurança, não há firmeza e, não havendo Emunah, não há como manter um relacionamento saudável.

Aquele que é honesto, quando faz voto, o cumpre, porque tem a certeza e/ou convicção, ou seja, tem a Emunah para cumprir com o que prometeu!

Diante disso, fica mais fácil de se compreender, porque sem Emunah é impossível agradarmos a Deus!

Pois onde não há Emunah, não há constância, não há fidelidade, não há certeza…, e como diz Apóstolo Tiago em Deus não há mudança, nem sombra de variação (Tg 1;17)! Ele não é inconstante! Ele é Deus, ou seja, nEle há fidelidade, nEle há verdade!

Encontramos a palavra  אמן “aman”  e seus derivados nos textos abaixo…

“Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos” (Deuteronômio 7:9)

Sou eu uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras matar uma cidade que é mãe em Israel; por que, pois, devorarias a herança do Senhor? (II Samuel 20:19)

“Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens” (Salmos 12:1).

“A minha benignidade lhe conservarei eu para sempre, e a minha aliança lhe será firme” (Salmos 89:28).

“E fixá-lo-ei como a um prego num lugar firme, e será como um trono de honra para a casa de seu pai. E nele pendurarão toda a honra da casa de seu pai, a prole e os descendentes, como também todos os vasos menores, desde as taças até os frascos” (Isaías 22:23,24)

“E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel (Isaías 1:26)”.

“E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins” (Isaías 11:5).

Uma vez pois, que Jesus intercedeu por nós, afim de que, assim como Ele e o Pai se fazem um, em unidade, nós também nos façamos um com Eles, de modo que haja em nós o que nEles há, ou seja: Emunah!

Portanto, não havendo em nós Emunah, todo nosso esforço será em vão, pois não haverá nesse esforço o que agrada a Deus.

Essas associações são interessantes e sugestivas. Atualmente usamos a palavra “fé” para indicar, na maioria das vezes, a confiança em práticas religiosas.

Mas analisando melhor o contexto das Escrituras vamos aprender que “fé” é muito mais que isso, ou seja, entendemos que  אמונה “emunah” | πιστις “pistis”  nos permite aceitar riscos e enfrentar o futuro sem temor. 

Vamos entender melhor isso nas palavras do escritor de Hebreus: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1).

Segundo o escritor aos Hebreus a “fé” é a “certeza”, a “convicção”, a “firmeza” de fatos que ainda se esperam. Isso pode parecer estranho, já que “fato” é algo com um lugar definido no tempo e no espaço. Em um primeiro momento, não parece lógico um “fato” que ainda não ocorreu.

Aqui temos uma importante definição sobre “fé”. A “fé” é quando creditamos o peso de verdade a algo ou alguém, considerando as afirmações deste algo ou alguém como um “fato” indiscutível, independentemente deste “fato” ainda não ter acontecido ou estar em um passado longínquo.

Assim, a “fé” remove todas as dúvidas, apesar de ser transcendente, não é irracional, pelo contrário, com o conhecimento essa “fé” pode ser aumentada e aperfeiçoada. Por isso Paulo nos ensina: “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Cristo” (Romanos 10:17)

A “fé” pode ser o meio para alcançar a salvação?

A Bíblia Sagrada não faz distinção entre “fé” para salvação, ou “fé” para se alcançar uma cura, não existe isso nas Escrituras. Na Palavra de Deus encontramos apenas “fé”.

A questão é que ao depositar fé na Salvação apresentada pelas Escrituras temos por certo e plenamente verdadeiro as condições que envolvem o Evangelho.

Ao depositar “fé” na Palavra de Deus, estamos convictos de nossos pecados e culpas, de nossa incapacidade de nos redimir com nosso Criador, estamos convictos do amor de Deus ao nos chamar ao arrependimento, dando-nos seu Filho e, diante dessa convicção, que temos por “fato”, ou “verdade absoluta”, somos impelidos a viver com “fidelidade” a tudo o que a Palavra nos exige, tanto em nossa conduta, como em nossas expectativas.

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu CORAÇÃO, e de toda a tua ALMA, e de todas as tuas FORÇAS” (Deuteronômio 6:5)

  • CORAÇÃO = crer
  • ALMA = intelecto/razão
  • FORÇAS = ação

E é por isso que Jesus diz: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (João 14.21)

Aquele que deposita a “fé” em Deus não tem dificuldade alguma em procurar obedecer aos mandamentos e servir a Deus, pois a “fé” leva à “fidelidade”.

Não há nenhuma contradição quando se entende os fundamentos da fé

O oposto disso é o legalismo, que condiciona a Salvação através de práticas religiosas por força ou imposição, e não sendo fruto da fé.

Também a “fé” deve gerar uma esperança firme e convicta, que nos norteia e consola.

Encontramos o apóstolo ensinando: “pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10:10).

Como podemos perceber, o primeiro passo a ser dado é o crer, ou seja, o dar crédito ao que nos é apregoado, de modo que venhamos a manifestar Emunah, isto é, a confiança, a certeza, a convicção acerca do que ouvimos e, a respeito de quem se faz menção como sendo o caminho que nos conduz a verdade e, a vida!

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:22,23)

Assim percebemos que a confissão e o testemunho são inerentes à fé, ou seja, quando depositamos a fé em nosso Deus nos tornamos arautos de seus feitos. E nisso concorda o Messias quando diz: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Lucas 6:45).

Veja que não basta tão somente crer, temos que manifestar o que cremos e, o manifestar o que cremos é exercer a Emunah, isto é, é dar testemunho de fidelidade para com Deus!

Diante disso, analisando cada um a si mesmo, vejamos que tipo de fruto temos manifestado publicamente, vejamos se os nossos frutos se assemelham com os dAquele a quem temos afirmado crer!

A manifestação do que cremos, torna público, a luz da verdade, se o que cremos é para honra ou desonra, se é pra vida ou para a morte. 

Portanto, se tem ouvido a Palavra de Deus, busque aperfeiçoar em seu coração a “fé” correta, que será a verdadeira balança em seu coração, para amar e aplicar em sua vida os princípios da Vontade de Deus, expressa em seus mandamentos.

Emunah é justamente “confirmar aquilo que está escrito”, ou seja, obedecer, independentemente da hora, do local ou das circunstâncias.

A obediência transcende a tudo e é esta postura que libera da eternidade recursos para que possamos superar toda e qualquer dificuldade.

Finalizando, vamos ler um capitulo muito conhecido das escrituras, mas agora com outros olhos…

Hebreus 11:1-40
1 – Ora, a é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
2 – Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 – Pela entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
4 – Pela Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
5 – Pela Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
6 – Ora, sem é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
7 – Pela Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a .
8 – Pela Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
9 – Pela habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
10 – Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
11 – Pelatambém a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
12 – Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
13 – Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 – Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
15 – E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
16 – Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.
17 – Pela ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
18 – Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;
19 – E daí também em figura ele o recobrou.
20 – Pela Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.
21 – Pela Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.
22 – Pela José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.
23 – Pela Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
24 – Pela Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
25 – Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
26 – Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
27 – Pela deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
28 – Pela celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
29 – Pela passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
30 – Pela caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.
31 – Pela Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
32 – E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
33 – Os quais pela venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
34 – Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
35 – As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
36 – E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
37 – Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
38 – (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
39 – E todos estes, tendo tido testemunho pela, não alcançaram a promessa,
40 – Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative sua assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática do IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Teologia24horas é uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Sua opinião, reclamação e/ou sugestão é muito importante para o aperfeiçoamento contínuo do nosso trabalho educacional, qualquer dúvida, por favor, não hesite, em nos chamar!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *