Sambalate, Tobias e Gesém, três inimigos a serem vencidos

Sambalate, Tobias e Gesém, três inimigos a serem vencidos

Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, foram homens estrangeiros que moravam perto de Jerusalém quando Neemias chegou para reconstruir os muros da cidade, eles se levantaram em oposição à obra de reconstrução dos muros, ficaram muito irritados quando viram que havia gente interessada no bem dos israelitas, ridiculizando os esforços e sugeriram que os judeus estavam se preparando para rebelar contra os persas (Neemias 2:19).

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

Pouco depois de retornar a Jerusalém, Neemias liderou uma inspeção nos muros da cidade. Consciente da aprovação divina, Neemias aconselhou e incentivou os oficiais da cidade a reconstruírem esses muros. Essa era uma atitude muito significativa. A cidade já estava assolada por quase cento e cinquenta anos. Antes disso, uma tentativa de reconstrução já havia sido frustrada (cf. Esdras 4:7-23).

O Império Persa dominava toda aquela região, e fazia questão de monitorar de perto e reprimir qualquer sinal de perturbação da ordem ou revolta pública. Sob esse aspecto, a reconstrução dos muros de uma cidade conquistada representava uma ameaça à administração central do império. Mas Deus levantou Neemias, alguém que tinha a confiança do rei persa, para executar essa importante missão de reconstrução dos muros de Jerusalém.

Foi nesse pano de fundo que Sambalate, Tobias e Gesém fizeram oposição a Neemias. Eles queriam frustrar a todo custo a reedificação dos muros da cidade. Esses adversários espalharam certos boatos de que os judeus tinham se revoltado contra Pérsia.

Sambalate, Tobias e Gesém tinham motivos próprios específicos para empreenderem a oposição. Sambalate provavelmente desejava controlar a Judeia, assim como já controlava Samaria. Talvez algo semelhante possa ser dito de Tobias. Com relação à Gesém, é possível que ele temesse rivais no comércio que ele controlava.

Porém Sambalate, Tobias e Gesém, tinham em comum o objetivo de intimidar os judeus com a finalidade de atrasar a reconstrução dos muros. Eles zombaram, escarneceram e desprezaram o povo de Deus.

Quem foi Sambalate

Sambalate (ou Sambalá) o horonita, foi um governador persa da Samaria, no tempo do Império Aquemênida, por volta da segunda metade do século V a.C..

Foi um dos principais opositores das reformas, e da reconstrução das muralhas de Jerusalém, levadas a cabo por Neemias (cf. Neemias 2:10, 19; 4:1, 7; 6:1,2,5,12,14).

É um nome de origem babilônica, que significa “Sin dá a vida”. Sin era o deus da lua do panteão desse povo, em algumas versões esse nome também pode aparecer traduzido como “Sambalá”, o horonita, originado de Horonaim, uma cidade moabita. Moabita eram os descentes de Moabe, filho de Ló com sua filha mais velha.

Ele já era uma personalidade importante no mundo político de Samaria quando Neemias empreendeu a reconstrução dos muros. Sua tendência à política era grande, pois  levantou calúnias inteligentes, como a mentira de rebelião de Neemias contra o rei Artaxerxes, tentando colocar todo o poderio do monarca contra o servo de Deus.

Os papiros de Elefantina informam que ele exerceu posto de governador de Samaria em 445 a.C, e que teve dois filhos com nomes hebreus, Selamias e Delaías. Tais nomes podem ter sido dados devido sua convivência muito íntima com os judeus, ter se casado com uma hebreia, pois foi até genro de familiares de sacerdote (Neemias 2:19; 13:28).

Isso parece indicar que de alguma forma Sambalate pode ter sido adorador do Deus de Israel, talvez Sambalate descendesse de uma família israelita, ou quem sabe descendia de um dos povos que foram levados pelos assírios à Palestina. De qualquer forma, provavelmente Sambalate era um sincrético. Isso significa que ele temia o Deus de Israel, mas também servia a deuses pagãos (cf. II Reis 17:24-41).

Essa hipótese obviamente se harmoniza com a informação de que a filha de Sambalate casou-se com o neto de um sumo sacerdote (Neemias 13:28). Um de seus descendentes, talvez seu neto, que também se chamava Sambalate, teria sido o governador que deu início a edificação do Templo samaritano no Monte Gerizim.

Quem foi Tobias

Existem vários personagens bíblicos citados com o nome de Tobias ou Tabeel, em hebraico significa “Jeová é bom”, mas o mais conhecido deles foi o opositor de Neemias. Ele era governador de Samaria, embora no capítulo 2, verso 10 do livro de Neemias, lemos “o servo amonita”. Acredita-se que ele tenha sido um escravo liberto que obteve grande ascenção social em Amom. Fez aliança com Sambalate com a intenção de evitar que os muros de Jerusalém fossem levantados. Certamente porque perderia controle político e privilégios na região.

Tobias provavelmente era o governador de Amóm, a leste de Judá. O nome Tobias significa “o Senhor é bom”. Tobias é citado no livro de Neemias como “o servo amonita” (Neemias 2:10, 19; 3:1; 12:10, 22; 13:28). Não é possível determinar com exatidão o que essa expressão realmente indica.

Alguns estudiosos entendem que talvez ele tenha sido um escravo liberto que conseguiu alcançar uma posição de muita influência em Amom, talvez até a posição de governador da província.

Alguns intérpretes sugerem que Tobias é o mesmo Tabeel citado em Esdras 4:7. Para tanto, eles datam essa passagem em pouco antes da chegada de Neemias. Tabeel é a forma aramaica do hebraico Tobias.

Tobias recebeu um quarto na área do Templo que anteriormente era usado como depósito. Isso aconteceu porque ele tinha um parente entre os sacerdotes e desfrutava de boa relação com os principais religiosos e nobres de Jerusalém (cf. Neemias 6:17,18; 13:6). Depois, quando Neemias retornou, ele se desfez dos pertences de Tobias e mandou limpar o quarto, tornando-o a usá-lo como depósito (Neemias 13:6-9). Muitos estudiosos consideram Tobias como o antepassado dos Tobíades que governaram Amom até muitos anos depois de seu tempo.

Os móveis de Tobias

Neemias 13 começa com a preocupação acerca dos amonitas e moabitas, estrangeiros e idólatras, no meio de Israel (Ne 13:1-3), esses versos não falam de afastar indivíduos simplesmente por serem de uma nação ou etnia diferente, mas referem-se à recomendação de mandar embora os que tinham uma fé diferente, pois não eram convertidos, adoravam ídolos e não seguiam a Deus (veja também Dt 23:3-6).

Neemias 13:4-114 – Ora, antes disto, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a câmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias;5 – E fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também a oferta alçada para os sacerdotes.6 – Mas durante tudo isto não estava eu em Jerusalém, porque no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei de babilônia, fui ter com o rei; mas após alguns dias tornei a alcançar licença do rei.7 – E voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe fizera para Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus.8 – O que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara.9 – E, ordenando-o eu, purificaram as câmaras; e tornei a trazer para ali os utensílios da casa de Deus, com as ofertas de alimentos e o incenso.10 – Também entendi que os quinhões dos levitas não se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra.11 – Então contendi com os magistrados, e disse: Por que se desamparou a casa de Deus? Porém eu os ajuntei, e os restaurei no seu posto.

Por que a postura de Eliasibe e Tobias era inaceitável? Eliasibe do hebraico Elyashiyb “אלישיב”, significa “Deus restaura“, era o sumo sacerdote da nação e estava encarregado do templo, durante a ausência do governador, Eliasibe concedeu a Tobias um dos aposentos do templo, designado à guarda do dízimo, das dádivas e das ofertas. Tobias recebeu residência permanente no templo, o que foi uma maneira de estabelecê-lo como um dos líderes da nação. Os inimigos de Neemias finalmente haviam conseguido o que eles sempre desejaram.

Como Tobias conseguiu uma sala no templo? A aliança entre Eliasibe e Tobias envolveu um relacionamento estabelecido por meio de casamento, além disso, Sambalate, o horonita, outro adversário de Neemias, tinha uma filha que era casada com o neto de Eliasibe.

Inicialmente, Tobias caiu na simpatia do povo de Deus. Teve boa conversa, fez propostas positivas, foi se infiltrando e conseguiu. Porém, o detalhe mais importante é que Tobias aparentou-se com Eliazibe, o sacerdote, encarregado das câmaras da Casa de Deus.

O tráfico de influências sempre está presente nessas ações e é impossível que termine bem. É de ver que Tobias não aparece como algo ruim e as ofertas satânicas normalmente aparecem como boas aos olhos dos homens. Há relacionamentos que nem sequer deveriam ser iniciados, mas são sempre alimentados como se fossem bons. O caráter cristão é incompatível com o caráter dos inimigos de Deus que são zombadores, destruidores, traiçoeiros e falsos. 

Tobias, o dono dos móveis

Tobias é citado em várias partes do livro de Neemias como um homem perverso e de mau caráter (cf. Ne 2:10,19; 4:1-3,7; 6:10-13,19b). Alguém descreveu Tobias como um “homem mau, fraudulento, imprestável, politiqueiro, um homem que fazia negócios obscuros, ciumento (não havia feito nada pelo seu povo e agora que chega alguém interessado em reconstruir a cidade seu coração se enche de ódio), um homem que vivia maquinando e planejando como derrubar Neemias, usando a sua língua ferina, sua influência política”.

Tobias era amonita, contudo, tinha nome hebraico que significa “O Senhor é Deus”. Ou seja, ele tinha nome de crente, por assim dizer, mas não era crente, não pertencia ao povo de Deus. Além disso, quando Neemias chegou em Jerusalém, Tobias estava morando nas dependências da Casa de Deus, mais precisamente numa “câmara grande”. Isso não é curioso?

Tobias praticamente morava dentro da Casa de Deus, mas não era de Deus. É provável que participasse dos cultos de louvor e adoração. Talvez para fazer média com os crentes, ou algum crente, porém, ele não era crente, não era um homem de Deus. Tobias era do Maligno! Um ímpio entre os santos. Um homem que não amava a Deus e nem ao povo de Deus, preocupado consigo mesmo.

Os móveis de Tobias ocuparam o lugar dos móveis de Deus. Para que os móveis de Tobias entrassem na Casa de Deus foi preciso que os móveis de Deus saíssem.

Os móveis de Tobias eram profanos e mundanos, mesmo sendo novos. Um símbolo de que as obras da carne e do pecado não podem ocupar o mesmo espaço do Espírito e da santificação.

Uma representação do mundanismo, inovacionismo que invade sorrateira, mas também descaradamente, a Igreja do Senhor Jesus nos dias de hoje.

Os móveis de Deus podem ser “antigos”, mas não velhos, são os móveis de Deus. Representam a sã doutrina, o puro Evangelho da graça de Cristo, o culto segundo a vontade de Deus.

A vida de cada cristão é templo de Deus e todos os seus compartimentos só devem ter espaços para Deus. Devemos procurar o quanto antes eliminar de nossas vidas os “Tobias” que só trazem tormento e discórdia.

Temos por hábito não tratar muitas vezes o pecado como pecado, mas precisamos trazer o vocábulo “pecado” para o vocabulário religioso.

Muitos crentes estão se dedicando ao aprendizado das ciências psíquicas como: psicologia, psicanálise e psiquiatria na tentativa de desvestir tudo o que seja pecado ou inclinação para o mal. Isto é uma tentativa de conduzir o homem a conviver com a sua culpa.

Na verdade, Deus não fez ninguém com tendências psicopatas nem sociopatas. A tendência moderna é de levar as pessoas a conviverem consigo mesmo e seus problemas. Conceder espaço a “Tobias” é contribuir para a decadência da vida espiritual. As coisas antigas devem ficar para trás e devemos nos evidenciar de que somos novas criaturas.

A faxina de Neemias

Sempre haverá alguém, levantado por Deus, com zelo pelo Senhor e pelas coisas referentes a ele, aqui, esse alguém é Neemias. No entanto, a origem de tudo de ruim que estava acontecendo na Casa de Deus era Eliasibe, o sacerdote.

O homem que devia representar o povo perante Deus estava “aparentado” com Tobias. A Bíblia diz: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno, do crente com o incrédulo? (II Co 6:14,15).

Eliasibe não foi uma influência positiva na vida de Tobias, pelo contrário, Tobias é quem influenciou negativamente Eliasibe, a ponto deste permitir que um ímpio morasse na Casa de Deus. Consequentemente, Neemias lançou fora os móveis de Tobias e reintroduziu, em seu devido lugar, os móveis de Deus.

Meus irmãos, a morada de Deus somos nós, você e eu (cf. II Co 6:16-18). Deus não quer que os móveis de Tobias façam parte de sua casa (cf. Tg 4:8-10).

Portanto, olhe bem para os cômodos de sua vida. Lance fora os móveis de Tobias; lance fora a mobília que não agrada a Deus!

“Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” ( II Co 7:1).

Os móveis de Tobias representam tudo aquilo que é ilícito, imoral e inconveniente em nossa vida, em nossa casa, bem como na casa de Deus. Não podemos fazer concessão ao mal. O mal precisa ser expurgado. Os móveis de Tobias precisam ser lançados fora!

Quem foi Gesém

Gesém foi o terceiro oponente de Neemias, o árabe, é mencionado no livro de Neemias 2:19; 6:1-2, como grande opositor do projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém.

Duas peças, achados arqueológicos, o apontam como alguém que era muito influente na Arábia.

O primeiro, é um memorial datado como “nos dias de Gesém (Jasm), filho de Shahru, e o segundo é uma taça de prata contendo inscrição dedicatória em aramaico, com os seguintes dizeres: “O que Qayany, filho de Gesém, rei de Quedar trouxe a Han Ilate”.

Esse segundo dizer, de autoria de seu sucessor, o apresenta como chefe principal das tribos e dos negociantes do deserto de Quedar, do norte da Arábia. A História mostra que os árabes possuíram relações comerciais com os reis persas a partir de 525 a.C., quando invadiram o Egito.

Essas informações trazem luz à queixa de Gesém encontrada em Neemias 6.6. Ele teria seu campo comercial diminuído com a reconstrução dos muros.

Além disso, antigas inscrições também indicam a proeminência de Gésem. Ele é retratado como um tipo de líder principal das tribos e dos negociantes do norte da Arábia. Era característico dos reis persas manterem boas relações com os árabes.

Conclusão

Com a oposição de Sambalate, Tobias e Gesém, pode-se dizer que Neemias estava cercado por inimigos. Além disso, a narrativa bíblica ainda acrescenta mais a frente os asdoditas (Neemias 4:7,8). Assim, Sambalate estava ao norte, Tobias a leste, os asdoditas a oeste e Gesém ao sul.

Mas toda oposição caiu por terra diante da ação soberana de Deus. Sem dúvida Neemias desempenhou o papel de um grande estrategista, mas foi Deus quem realizou tudo por meio de sua providência.

Foi o Senhor que frustrou os desígnios de Sambalate, Tobias, Gesém e os demais opositores aliados. Os muros foram reconstruídos em impressionantes 52 dias, e o povo de Deus experimentou o reavivamento depois da leitura da Lei feita pelo sacerdote Esdras. Depois a Festa dos Tabernáculos também foi celebrada (Neemias 6:15; 8:1ss).

As figuras de Sambalate, Tobias e Gesém são mais uma prova de que nenhuma oposição é capaz de frustrar os planos do Senhor Todo-Poderoso.

Hoje, de igual forma, o diabo continua usando as mesmas armas, e as mesmas pessoas.

Usa pessoas que são “quase irmãos”, que não têm a mesma revelação, e pessoas que não têm nada a ver com Deus, mas que simplesmente pelas circunstâncias da vida se misturaram a nós.

Por meio desses instrumentos, ou diretamente na mente do cristão, o inimigo usa essas armas.

Sambalate, Tobias e Gesém está muito presente no meio da obra de Deus tentando dissuadir os Neemias que estão tentando reconstruir os muros. 

Em todas as áreas na vida da igreja existem pessoas no meio do povo de Deus e estão fazendo oposição a tudo que é reconstrução.

Não te preocupa com as zombarias, o desprezo e as calúnias do inimigo. O importante é que tu estejas em contato com o Rei dos reis, Jesus Cristo, o Senhor de toda terra.

Se ele te deu a carta, se ele te deu a autoridade de sua Palavra, se estás em um projeto traçado na sala do Trono, não temas. Prossiga. Teu negócio é com o Rei.

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative sua assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática do IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Teologia24horas é uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Sua opinião, reclamação e/ou sugestão é muito importante para o aperfeiçoamento contínuo do nosso trabalho educacional, qualquer dúvida, por favor, não hesite, em nos chamar!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *