O princípio da Honra

Honrar é um princípio incondicional e inegociável, uma das chaves se quisermos receber mais de Deus, sendo que a maior recompensa da honra não está no que ganhamos, mas em quem nos tornamos. O que você tem se tornado? Os grandes honram, os medíocres murmuram e invejam!

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

“Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém deveis coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei” (Romanos 13:7-8).

Hoje, vamos falar sobre o princípio da Honra, Hierarquia e Ordem, de início, entenda o seguinte: O protocolo do reino de Deus é a honra, tudo gira em torno dela que, por si, traz grandes gratificações. 

A honra a qual me refiro é o princípio da honra, em seu sentido mais amplo, envolvendo os relacionamentos interpessoais de modo geral.

De início quero que você entenda que Deus não é carente, Ele não tem nenhuma necessidade de autoestima, e muito menos de autoafirmação, mas Ele estabeleceu o princípio da honra, não porque Ele precise, mas quando nós entendemos o que é esse princípio de dar a Ele toda honra, obviamente as coisas vão se alinhar na nossa própria vida, e quem acaba lucrando, e sendo abençoado com isso, somos nós somos.

Uma coisa é certa, a honra, é um princípio bíblico que deve ser aplicado em diversas áreas de nossa vida cotidiana, seja no âmbito familiar, ministerial, financeiro e amoroso e etc…

Sendo assim, é muito importante entender o conceito bíblico sobre esse importante tema.

A palavra HONRA no grego é τιμάω (timáō) “timao”, que significa: “estimar, fixar o valor, reverenciar, fazer diferença, ter em destaque, distinguir”.

A palavra HONRA no hebraico é כָּבוֹד (kavôd), que significa, “reconhecer o peso de uma pessoa, e sua autoridade”.  A palavra כָּבוֹד (kavôd) no hebraico pictográfico é representada por três figuras: mão, porta e uma casa, ou seja, mãos que abrem portas de uma casa. 

Portanto, nenhuma pessoa, avança na vida, se não possuir essas três características da honra: humildade, fidelidade e gratidão.

Um ambiente de honra atrai e abriga a presença de Deus. Por isso, quando tratadas com respeito e recebidas com honra, as pessoas podem dar o seu melhor. Mas, tratados com desprezo, os indivíduos vivem debaixo de opressão e ficam aquém de seu propósito.

Infelizmente, vivemos um tempo em que as pessoas honram umas às outras de acordo com aparência, poder econômico ou posição social. 

Mas, aos olhos de Deus, quem é digno de honra? A Bíblia diz que a humildade precede a honra, bem como quem segue a justiça. Então, deduzimos que o Senhor honra os humildes, os bons, os justos e todos aqueles que o temem.

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2:3).

“Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei” (I Pedro 2:17).

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12:10).

Precisamos estabelecer um estilo de liderança que trate as pessoas do modo como Deus as tratará, chamando-as pelos nomes que Deus as chamaria.

Líderes honrosos devem pregar um Evangelho que reconheça com exatidão a identidade de Deus como bom, procurando manifestações claras dessas realidades como sinais de que a presença de Deus é realmente bem vinda naquele ambiente.

O fruto que se manifesta claramente quando se estabelece uma cultura de honra é que a vida começa a fluir trazendo cura, restauração, benção, alegria, esperança e santidade.

Então, tenha cuidado: você deixará de receber a recompensa referente àquele a quem você deixar de honrar! 

Quem não honra a Jesus, não honra o Pai que o enviou. Quem recebe o profeta, recebe o galardão do profeta. Honrar os mensageiros de Deus é honrar o próprio Deus.

“Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão” (Mateus 10:40-42).

Quando honramos a Deus, estamos apenas obedecendo e restituindo-lhe a glória da qual somente Ele é digno. 

Vale lembrar que, se honramos a Deus, Ele também nos honrará. No entanto, existem muitas pessoas que se esquecem de conceder a Ele o mérito quando conquistam aquilo que desejam ou obtêm uma vitória em uma batalha. 

Deus deseja que o honremos com nossos lábios, mas também com nossos testemunhos e com nossos bens, para que nossos celeiros sejam fartos e tenhamos uma vida feliz.

Honrar a Deus significa também assumi-lo em qualquer situação, não negando o nome de Jesus, mesmo sob pressão. Se ficarmos firmes, Deus sempre nos honrará.

É imperativo que honremos a Deus em primeiro lugar, mas não podemos nos esquecer de honrar nossos pais, cônjuges, autoridades.

Honrar a Deus e às pessoas é princípio bíblico, não podemos esperar que as pessoas partam desta Terra para honrá-las com palavras e atitudes.

Para fomentar um ambiente de honra, precisamos desenvolver rituais de honra!

Homens, abram a porta para suas mulheres e filhas!

Mulheres e homens precisam se dar ao respeito para terem respeito. Então, não reclame do que você permite! Você não muda aquilo que tolera.

O marido deve honrar sua mulher (I Pedro 3:7) e protegê-la, sendo essa a condição para que as orações deles sejam ouvidas.

Contudo, é preciso entender um aspecto importante: a honra não deve ser buscada, antes, a honra é oferecida gratuitamente! A Bíblia diz que buscar honra não é honra.

“Como a neve no verão, e como a chuva na sega, assim não fica bem para o tolo a honra” (Provérbios 26:1).

A honra é a chave para acessar o coração das pessoas e os tesouros emocionais que elas têm a oferecer. Mas a bajulação (a falsa honra) não surte efeito algum.

Mais uma vez: honrar alguém significa dar-lhe glória, reputação e fama. Para honrarmos, precisamos enxergar as pessoas com os olhos de Deus, num ato profético que transforma nossas ações baseadas em circunstâncias vinculadas aos olhos da fé.

Assim, para sermos capazes de honrar alguém precisamos cuidar das ofensas e lidar com o nosso orgulho ferido porque, antes de tudo, honrar é um ato de humildade.

Como podemos perceber, o primeiro ponto a se salientar, é que o conceito bíblico de honra é antagônico ao conceito do mundo, ou seja, enquanto no mundo a tendência natural é de se esperar a honra, ou seja, de ser honrado, a bíblia ensina o contrário, que devemos sempre honrar. 

Você não encontrará nenhum texto na Palavra de Deus ensinando a esperar pela honra, muito pelo contrário, o ensino é sempre no sentido de dar.

E em primeiro lugar, é claro, devemos dar honras a Deus (I Timóteo 1:17), porque Ele é digno. Porém não para por aí, a Bíblia diz também, que devemos honrar os nossos pais, que aliás é o primeiro mandamento com promessa (Deuteronômio 5:16), honrar outras pessoas (Romanos 12:10), nossos líderes (I Timóteo 5:17), esposas (I Pedro 3:7) e as viúvas (I Timóteo 5:3).

“Deem a cada um o que lhe é devido… se honra, honra” (Romanos 13:7).

Muitas vezes corremos o risco de cair no erro de achar que só devemos honrar aqueles que julgamos merecer, porém não é isso que a Bíblia nos ensina.

É uma grande verdade que infelizmente muitos líderes tem se aproveitado erroneamente de sua posição com atitudes totalmente contrárias às escrituras, porém isso não nos dá permissão para sermos negligentes com a orientação bíblica de honrá-los.

A missão deles é zelar pela família de Deus, e se não o fizerem, prestarão contas (Hebreus 13:17). Já nossa missão é a de honrar.

No reino espiritual a honra funciona como uma semente, que ao ser plantada, dará o seu devido fruto no tempo oportuno!

A recompensa da desonra

O oposto da honra é o desprezo, que é o sentimento de que alguém é indigno de consideração ou respeito. Como você trata o seu próximo? De acordo com o que você pensa que ele merece ou de acordo com a forma como Deus o vê?

Davi e Mical: a desonra gera esterilidade

Em II Samuel 6, vemos Davi voltando da guerra e entrando em sua cidade em meio a uma grande celebração. Sua adoração extravagante chamou negativamente a atenção de sua esposa Mical que, em vez de se alegrar com ele, preferiu repreendê-lo.

Como consequência de seu ato desonroso, Mical foi feita estéril e nunca pôde dar à luz filhos do rei Davi. Um conselho: Não acredite em críticas construtivas de quem não construiu nada. A propósito, quem critica deveria fazer melhor.

O fracasso moral de um líder é o teste de honra de seus liderados

Em Gênesis 9 encontramos um Noé entregue à bebida, em posição vexatória e constrangedora. Um grande líder que falhou moralmente. Tais atos foram presenciados por seus três filhos, mas algo interessante aconteceu: dois dos filhos de Noé permaneceram honrando-o, cobrindo a vergonha do Pai e não o desacatando. No entanto, Cam optou por apontar o erro de seu pai e o desprezou. O efeito de sua desonra refletiu-se em sua herança e trouxe consequências de servidão para toas as suas gerações.

Ruben: a desonra rouba as bênçãos que nos são naturais

Em Gênesis 35 e em I Crônicas 5, Ruben, o filho mais velho de Israel perdeu o direito de primogenitura por conta de sua desonra: ele maculou o leito de seu pai e deitou-se com uma de suas concubinas. A desonra impede que as bênçãos reservadas a nós nos alcancem.

A recompensa da honra

Passemos agora a algumas histórias bíblicas relacionadas à honra. Analisando-as, compreendemos melhor quais são as recompensas que Deus nos dá por seguirmos seu mandamento sobre honra.

Jesus e o Centurião: Fé e honra são os alicerces dos milagres!

Em Mateus 8 podemos ler o caso do centurião que creu que uma simples palavra de Jesus poderia curar seu servo, que estava a quilômetros do local onde o militar encontrou o Messias. Reconhecer Cristo como seu superior de um modo como muitos judeus não faziam arrancou um “uau” de Jesus”! A medida da fé daquele homem foi o instrumento pelo qual Jesus realizou o milagre.

O mesmo aconteceu com a mulher siro-fenícia (Marcos 7), que se humilhou aos pés de Jesus e ganhou a recompensa pela libertação de sua filha. Fé e honra são os alicerces dos milagres! Jesus não pôde fazer milagres em Nazaré, sua própria terra (Marcos 6) porque a fé não funciona com desonra!

A mulher e o vaso de alabastro: atitudes de honra são multiplicadoras de bênçãos!

Em Mateus, Marcos, Lucas e João vemos a história das mulheres que derramaram aos pés e na cabeça de Jesus um vaso de alabastro que equivale a um ano de salário de um trabalhador comum. Elas foram criticadas por homens como Judas, que defendem que aquele ato era nada mais que um desperdício e que aquele bem deveria ser usado em favor dos pobres.

No entanto, Jesus respondeu aos presentes que aquele era um ato de honra que jamais seria esquecido, e que seria contato em todo o mundo, onde quer que o evangelho chegasse. Aprendemos com elas que derramar nossos bens aos pés de Cristo nunca será um ato de desperdício, porque não é preciso que um perca para que o outro ganhe!

Portanto, abandone esta mentalidade da “Soma Zero”! Saiba que atos de honra como o das mulheres do vaso de alabastro prova que atitudes de honra definem nossa vida para sempre e são multiplicadores de bênçãos!

Mordecai: a recompensa da honra pode tardar, mas não falhará

O livro de Ester nos conta a história de Mordecai, um judeu nobre, responsável por salvar o rei Assuero de um atentado contra a sua vida. O ato de Mordecai não foi imediatamente recompensado, e seus inimigos conspiravam contra ele e todo o povo judeu. 

No entanto, no momento apropriado, Deus trouxe à memória do rei o ato de Mordecai e este foi honrado acima de todos os que eram contra ele. Nesta mesma ocasião, o povo judeu foi livrado do extermínio e o nome do Senhor foi glorificado.

A história de Mordecai nos mostra que nossos atos de honra nunca serão esquecidos, mas, no tempo apropriado serão lembrados e recompensados, ainda que isso possa demorar um pouco.

Ana e Eli: respeitar nossos sacerdotes nos confere as bênçãos pelas quais clamamos

Em I Samuel 9:1-18 vemos Ana, a mãe do profeta Samuel, derramando seu espírito no altar e sendo mal interpretada por Eli, sacerdote encarregado do templo. Em vez de responder a Eli de modo desrespeitoso, Ana optou por compartilhar com ele seu clamor e submeteu-se à posição sacerdotal daquele homem.

Sua recompensa veio um pouco depois: Ana concebeu o filho – Samuel – por quem tanto clamou. Sua posição de respeito abriu o caminho para que sua bênção chegasse.

Daniel: honrar as autoridades nos confere uma posição de honra:

O livro de Daniel inteiro mostra a vida de um servo de Deus que honra as autoridades sobre ele constituídas sem desobedecer ao Pai. Em Daniel 2 vemos que o profeta entendia sobre o princípio da honra e não bajulou seu rei, mas o serviu com respeito e recebeu a recompensa por isso, tendo vivido por muitos anos e prestado serviço a mais de um rei, sempre tido em alta estima e honra.

Romanos 13:7 e muitos outros textos ensinam que nós devemos honrar as autoridades que estão em nossas vidas. Há muitas pessoas com rebelião no coração que fogem de qualquer compromisso com autoridades (Judas 1:8-10). Lembre-se: você perde a recompensa daqueles a quem deixa de honrar.

Honrar os pais nos confere vida longa e próspera:

A honra traz a recompensa de uma vida longa e abençoada: “honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem seus dias na terra e tudo de vá bem” (Êxodo. 20:12 e Deuteronômio 5:16). Esse foi o primeiro mandamento com promessa e diz respeito ao primeiro lugar em que devemos adotar rituais de honra: o nosso próprio lar. Mais à frente veremos a consequência que um dos filhos de Noé sofreu por desonrar seu pai.

Conclusão

Afirmei no início que o protocolo do Reino de Deus é a honra. Isso significa que, para trazermos o padrão do céu à terra, precisamos que todas as nossas relações sejam permeadas por honra!

Já falamos sobre maridos e esposas honrando-se mutuamente, sobre a autoridade do sacerdote e sobre honrar os pais. Vamos caminhar para o final conversando sobre mais alguns aspectos em que a honra deve se manifestar.

Filhos devem honrar os pais? Sim! Mas também é preciso que os pais honrem os filhos com o modo de tratá-los (Efésios 6:4), sem, contudo, deixar de aplicar a disciplina devida. Isso porque, pais que não corrigem seus filhos permitem que eles sejam arruinados (I Samuel 2-4 e Provérbios 29:15). Pais, cuidado com os extremos! Filhos só conhecem uma linguagem: a consequência! Adotem o padrão de correção do Céu e ensinem seus filhos no caminho em que devem andar (Provérbios 22:6).

I Pedro 2:18 mostra que devemos honrar também os nossos empregadores. A honra deve ser parte da cultura de qualquer organização. Propague este valor no mundo e veja a diferença que fará! Agora, empregadores, se todos são tratados da mesma forma, não há motivo para darmos o nosso melhor! Honrem seus colaboradores!

Por fim, todos devemos honrar uns aos outros pois fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Deus nos fez seres poderosos e maravilhosos, pois “grandes são as suas obras” (Salmo 92:5). Que nosso olhar sobre o outro seja como o do Senhor: buscando o melhor em cada um, com a visão voltada para o propósito completo, em que todos seremos aperfeiçoados segundo o poder transformador do Pai!

A honra é um fator poderoso para recebermos aquilo que o céus está derramando em nossa geração!

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative o seu plano de assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática do IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Teologia24horas é uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Sua opinião, reclamação e/ou sugestão é muito importante para o aperfeiçoamento contínuo do nosso trabalho educacional, qualquer dúvida, por favor, não hesite, em nos chamar!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *