Os três verbos que separam o caos e a ordem

O que você quer para a sua vida?
Pense alguns minutos…
Se puder, escreva rapidamente no máximo três frases sobre isso antes de continuar a leitura.

Agora analise como você respondeu.
Você usou os verbos SER, FAZER ou TER (ou uma ideia correspondente a cada um) para responder a pergunta?

Normalmente, nós respondemos coisas como:
“Quero terminar a faculdade, ter um emprego legal para poder ter minha casa, viajar…”
“Quero ter uma família legal, estudar no exterior e trabalhar pelo menos cinco anos na Europa”. 

O que essas respostas possuem em comum?
A nossa tendência é descrever e buscar o que queremos TER na vida. E onde fica o que queremos SER?

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje. (Fl 4:7; Cl 3:15)

Quando pergunto isso às pessoas, muitas têm ideia daquilo que gostariam de SER, mas dizem que para ser o que querem, primeiro precisam ganhar mais  e mais dinheiro ou pagar as contas, ou ter um emprego melhor, terminar a faculdade e etc…, mais o tempo vai passando e, pensando assim, acabamos nos perdendo correndo atrás do que queremos TER, sempre adiando o que queremos SER, até que chega ao final da nossa vida e aí não dá mais para voltar…

Vamos refletir sobre isso! 

Será que realmente precisamos primeiro TER para depois SER?
Pense na pessoa mais feliz que você conhece? 
Agora, analise rapidamente a vida dela e tente perceber o que a faz feliz.
Será que é o que ela tem?

Provavelmente você perceberá que ela é feliz porque é aquilo que gostaria de SER e também tem tudo que precisa para isso. E como ela conseguiu SER e TER?

As pessoas felizes que conheci pessoalmente ou que conheço a história de vida normalmente dizem que usaram suas energias para realizar seus sonhos, sendo aquilo que queriam ser, fazendo aquilo que queriam fazer e que, apesar de alguns desafios e dificuldades no início, conseguiram ter tudo que queriam ter.

Será que é o que ela tem?

Provavelmente você perceberá que ela é feliz porque é aquilo que gostaria de SER e também tem tudo que precisa para isso. E como ela conseguiu SER e TER?

Qual é o grande motivo das pessoas terem, cada vez mais, uma sensação de insatisfação com seus resultados.

Qual é o real motivo de, cada vez mais, um maior número de pessoas considerarem que a sociedade está um caos?

A resposta encontra-se em três verbos, e são eles: SER, FAZER e TER.

Na verdade, a forma como elas se relacionam determina caos e ordem.

Por que eu digo isso?

Pois, em qualquer que seja o cenário, seja ele no âmbito pessoal, profissional e ministerial, quando a sequência desses verbos é: SER, FAZER e, por último TER, a ORDEM é instaurada, mas o CAOS se faz presente quando a sequência é: TER, FAZER e SER.

Como isso é possível?

Vamos analisar a carreira profissional, por exemplo.

O que vem acontecendo atualmente?
Na maioria das vezes, os profissionais buscam cada vez mais ter. TER maiores salários,  TER mais especializações. Para, só então, começar a fazer, fazer melhores projetos, fazer (construir) melhores ambientes de trabalhos e fazer (produzir) melhores resultados.

E por último, buscam SER.
Ser um líder melhor, ser exemplo, ser uma pessoa mais produtiva.
E o resultado desse cenário é: Profissionais estressados, incapazes de gerar resultados sustentáveis, sentimento de urgência e a sensação constante de incoerência e dúvidas sobre o resultado que ele gostaria de obter versus o resultado que ele realmente vem obtendo.

A única certeza desse cenário é que essa conta não bate, o resultado que vem obtendo não é o desejado.

E se projetarmos o cenário de ordem?

Ao projetarmos esse cenário dos verbos SER, FAZER e TER, começamos com ser um bom líder, ser exemplo e, por consequência, ser uma pessoa mais produtiva.

Ao me tornar, logo faço melhores projetos, faço (construo) ambientes de trabalho mais positivos. Sendo assim, faço (produz) melhores resultados.

E nessa sequência, o TER é uma consequência. Tenho maiores salários e as mais conceituadas especializações.

O TER é um efeito do fazer e não mais um motivador para fazer. E dessa forma a ordem é instaurada.

Você pode pegar qualquer outro exemplo, em qualquer outra área.

Ser mais atencioso, fazer mais companhia, ter um relacionamento melhor, ser mais determinado, fazer mais dinheiro, ter um carro mais novo.

Em todas elas o padrão irá se repetir

Ao entender esse conceito, você começa a perceber como fazer desaparecer aquela sensação de vazio, e mais que isso, você começa a perceber o real motivo de, cada vez mais, um maior número de pessoas considerarem que a sociedade está entrando em um estado de caos.

A posição desses três verbos define a diferença entre caos e ordem. Assim como a sua posição sobre como utilizar esse conhecimento define seu resultado futuro.

A pessoa que mais marcou a história da nossa humanidade, que transformou mais pessoas e que é o maior exemplo que temos, fez tudo isso porque escolheu ser aquilo que ele queria SER e fez tudo que precisou para isso. O nome dele: Jesus.

Portanto, volte à pergunta inicial e a responda todas em termos de SER.

Depois, use a sua energia para se planejar e FAZER isso acontecer.

O resultado disso sabe qual será?

Você terá aquilo que quer e mais, será feliz.
Agora que você já sabe isso, busque ferramentas que te ajudem a se conhecer melhor e a conhecer melhor o mundo em que vivi.

Uma observação importante: aquilo que quer SER tem que ser bom para você e bom para os outros que estão a sua volta (não pode causar prejuízo para ninguém).Daí as recomendações de Paulo a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo (a pessoa=SER) e da doutrina” (o trabalho=FAZER/TER) (II Tm 2:15)

Infelizmente, é mais fácil TER uma BOA REPUTAÇÃO do que um BOM CARÁTER.

Antes de se preocupar com o FAZER e o TER, o mais importante é priorizar o SER, ou seja, É PRINCÍPIO INEGÁVEL QUE AQUILO QUE VOCÊ FAZ DEPENDE DO QUE VOCÊ É.

Portanto preocupe-se com o seu CARÁTER mais do que com a sua REPUTAÇÃO, porque o seu CARÁTER é o que você realmente é, enquanto a REPUTAÇÃO é apenas o que os outros pensam que você é.

Existe uma frase que diz o seguinte “a REPUTAÇÃO de muitos homens não conheceria seu CARÁTER se o encontrasse na rua”.

Para evitar essa diferença, é preciso buscar um CARÁTER SANTO, este, por sua vez resultará em uma BOA REPUTAÇÃO diante dos homens.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (I Co 6:12).

O conceito que temos de ÉTICA é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, ou seja, é o que usamos para decidir as três grandes questões da vida, QUERO, DEVO e POSSO, ou seja:

Tem coisas que QUERO, mas não DEVO.
Tem coisas que DEVO, mas não POSSO.
Tem coisas que POSSO, mas não QUERO.

A pessoa só tem PAZ de ESPÍRITO, quando aquilo que ela QUER é o que ela PODE e ao mesmo tempo é o que realmente DEVE, ou seja, ética é o conjunto de valores que a pessoa usa para decidir tudo isso.

Para que VOCÊ seja bem sucedido em qualquer área de sua vida, é indispensável uma preparação completa, a qual abrange alguns aspectos, vejamos:

Saúde física

O cuidado com a saúde física (exercício, descanso, alimentação), emocional (estresse, ansiedade, fadiga, angústia, medo, depressão) e mental (estudos, leitura)

A nossa saúde para ser normal e equilibrada depende:
a) equilíbrio e harmonia dependem do INTELECTIVO (razão), SENTIMENTO (afetivo) e VONTADE (volitivo), disso dependem a maior parte da nossa saúde.

b) o meio ambiente em que vivemos e trabalhamos. No lar e fora dele, você precisa desenvolver um ambiente de PAZ (harmonia, paz, sossego, confiança, alegria).

c) você precisa ter cuidado com a alimentação adequada, dormir o suficiente, descanso suficiente, recreação, férias e etc.

Saúde espiritual

Somos como um atleta. Esse atleta nasce com um dom para aquela atividade esportiva, e se essa pessoa não exercitar, não treinar, não desempenha sua atividade esportiva com sucesso.

Da mesma forma acontece conosco, se não fizermos a nossa parte buscando a graça e o conhecimento, seremos medíocres e sem frutos, todo sucesso tem seu preço e todo êxito tem o seu sacrifício.

Saúde familiar

Segundo a palavra de Deus, é essencial que sejamos bons administradores do seu lar (I Tm 3:4-5).

Quem não administra bem seu lar, como poderá administrar a igreja?

A administração envolve outras coisas:
Você e seu cônjuge:
honra (I Pe 3:7), atenção (I Co 7:32-33), amor (Ef 5:25) e fidelidade (I Tm 3:2b).

Você e seus filhos: os filhos devem assim como o cônjuge terem atenção especial, serem amados e respeitados, considerando-se também as várias fases da sua vida (infância, adolescência, juventude).

A pessoa que mais marcou a história da nossa humanidade, que transformou mais pessoas e que é o maior exemplo que temos, fez tudo isso porque escolheu ser aquilo que ele queria SER e fez tudo que precisou para isso. O nome dele: Jesus.

Portanto, volte à pergunta inicial e a responda toda em termos de SER. 
Depois, use a sua energia para se planejar e FAZER isso acontecer.
O resultado disso sabe qual será? Você terá aquilo que quer e mais, será feliz.

Agora que você já sabe isso, busque ferramentas que te ajudem a se conhecer melhor e a conhecer melhor o mundo em que vivi. Leia a história de pessoas de sucesso, leia livros que falem como as pessoas funcionam, estude profundamente PNL. Adquira os recursos que precisa para ser exatamente aquilo que quer SER e SEJA.

Uma observação importante: aquilo que quer SER tem que ser bom para você e bom para os outros que estão a sua volta (não pode causar prejuízo para ninguém).

Pense nisso!

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative sua assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática do IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Teologia24horas é uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Sua opinião, reclamação e/ou sugestão é muito importante para o aperfeiçoamento contínuo do nosso trabalho educacional, qualquer dúvida, por favor, não hesite, em nos chamar!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *