Elias, gente como a gente! I Reis 18

“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto” (Tiago 5:17,18)
Na Bíblia nós encontramos muitos exemplos de homens e mulheres de Deus, e texto acima fala sobre um deles que era o profeta Elias.
Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).
No último Refrigério Teológico nós começamos a falar sobre o profeta Elias e nós aprendemos algumas coisas a respeito dele, clique aqui se você não leu.
Em primeiro lugar nós vimos que ele era gente como a gente, ou seja, ele era uma pessoa normal sujeita às mesmas dificuldades, problemas e fraquezas que nós. Inclusive, em Tiago 5:17 diz que Elias era sujeito aos mesmos sentimentos que nós.
Sabe o que isso significa? Significa que Elias soube o que era ter medo, ficar triste, ter vontade de jogar tudo para o alto e desistir.
Depois, nós vimos que apesar das suas fraquezas Elias teve experiências poderosas com o Senhor.
Ele ressuscitou mortos, ele multiplicou a farinha e o azeite de uma viúva, ele fez fogo cair do céu, ele orou para não chover e não choveu durante três anos e meio, depois ele orou para chover e voltou a chover, ele teve experiências de ser alimentado de maneira sobrenatural por Deus.
A Bíblia diz que ele bebia água da torrente e duas vezes por dia, pela manhã e no começo da noite corvos traziam pão e carne para Elias comer).
Então, não tem como negar que Elias de fato experimentou do sobrenatural do Senhor.
Mas a grande questão é a seguinte: e nós?
Será que nós temos tido experiências com Deus?
Será que tudo o que temos ouvido semana após semana tem sido apenas teoria na nossa vida?
Quando nós estudamos sobre a vida de homens de Deus como Elias a nossa tendência é colocá-los como super homens, em cima de um pedestal, como se eles estivessem em um nível muito superior à nós e só eles pudessem ter essas experiências com o Senhor.
Mas esse pensamento está errado!
E sabe por quê?
Porque nós também podemos ver grandes coisas acontecendo na nossa vida.
Nós também podemos ver Deus agindo de maneira poderosa EM nós e ATRAVÉS de nós assim como aconteceu com Elias.
Quando a Bíblia narra histórias como as de Elias não é apenas a título de informação, mas é para mostrar para nós que esses mesmos milagres podem acontecer na nossa vida também.
“E sucedeu que, depois de muitos dias, a Palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria. E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor” (I Reis 18:1-3)
Toda a história de Elias começou com ele profetizando para o rei Acabe lá no início do capítulo 17.
A Palavra de Deus veio e Elias profetizou que não iria chover na terra e nem mesmo orvalho ia cair.
Então imagina o tamanho do problema que Elias arrumou. Por isso ele teve que fugir para não ser morto pelo rei.
Só que agora no capítulo 18 a história muda
No verso 1 mais uma vez veio a Palavra do Senhor a Elias dizendo para ele voltar e profetizar que iria chover novamente.
Isso depois de 3 anos e meio. E o que foi que Elias fez?
Ele questionou a Deus “Senhor mas o rei quer me matar. Como o Senhor me manda voltar lá? Será que não tem outra pessoa para fazer isso no meu lugar?”.
Elias não questionou a direção de Deus em momento nenhum, ele simplesmente ouviu e obedeceu.
E ISSO NOS ENSINA SOBRE UM PRINCÍPIO MUITO IMPORTANTE DA PALAVRA DE DEUS
Muitas vezes nós não vamos entender a direção de Deus, muitas vezes a direção do Senhor não vai fazer sentido do ponto vista natural das coisas, só que mesmo assim nós devemos confiar e seguir.
I Reis 18:20-39
20 – Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.
21 – Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
22 – Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens.
23 – Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
24 – Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
25 – E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
26 – E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
27 – E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
28 – E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
29 – E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
30 – Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.
31 – E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.
32 – E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
33 – Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
34 – E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
35 – De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
36 – Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
37 – Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 – Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
39 – O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
Você consegue imaginar o que está acontecendo aqui?
Tenta visualizar a cena: Elias volta para o rei Acabe (mesmo correndo risco de morte), profetiza que vai chover novamente e depois faz um desafio para mostrar quem era o Deus verdadeiro, se era Baal ou se era o Deus de Israel.

E ELIAS PROPÕE O SEGUINTE: nós vamos fazer uma fogueira e cada um vai clamar ao seu deus. O deus que responder com fogo é o deus verdadeiro.
Então, os profetas de Baal foram primeiro. A Bíblia diz que eles clamaram, se cortaram, gritaram, pularam e nada de fogo cair do céu. Depois foi a vez de Elias: ele preparou a fogueira, o sacrifício, restaurou o altar, clamou a Deus e o Senhor respondeu com fogo.
E aqui está mais uma lição que nós precisamos aprender: o desejo de Deus naquele dia não era apenas fazer o milagre de chover novamente. O desejo dEle era trazer o coração do povo de volta para o lugar certo.
O desejo dEle era mostrar para o povo de Israel que eles estavam servindo a um deus falso. O rei Acabe havia se casado com uma mulher endemoniada, uma feiticeira chamada Jesabel.
Essa mulher era terrível. Ela mandou matar os profetas do Senhor e ela não só conseguiu influenciar o rei com as práticas pagãs dela como também boa parte do povo. Por isso, Elias fez o desafio para mostrar que eles estavam errados.
Só que tem um detalhe importante aqui nessa história: a Bíblia diz que Deus respondeu com fogo (que consumiu a lenha, consumiu o holocausto e até mesmo a água que Elias tinha colocado ao redor da fogueira).
E o fogo de Deus pode significar várias coisas na Bíblia: pode significar por exemplo que Deus está purificando o Seu povo (removendo toda impureza), pode significar no Antigo Testamento a punição de Deus, mas também pode significar o poder de Deus sendo liberado. Todos nós queremos ver esse fogo do poder de Deus se manifestando no nosso meio.
Só que tem um outro detalhe
O fogo de Deus vem onde existe um altar. Olha só o que está escrito no verso 30: “Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias RESTAUROU o altar do SENHOR, que estava em ruínas”.
Essa foi uma das primeiras coisas que Elias fez, ele chamou o povo para perto dele e depois ele restaurou o altar do Senhor que estava em ruínas. E sobre esse altar, nós temos que entender duas coisas: nós precisamos entender o que é esse altar e para que ele serve.
No Antigo Testamento quando Deus se manifestava em Tendas, Tabernáculos e Templos, um lugar físico que era o altar.
Todavia, a própria Bíblia diz que hoje nós somos morada do Senhor (nós somos a habitação do Espírito Santo de Deus).
Então, o altar não tem nada a ver com coisa natural, com palco de igreja, hoje o altar é o nosso coração.
E para que servia o altar nos tempos de Elias?
Para consagrar coisas a Deus, para dedicar coisas ao Senhor (quando o sacerdote colocava o sacrifício em cima do altar significava que aquele animal havia sido separado para Deus).
E era justamente nesse altar de consagração que o fogo de Deus descia. Infelizmente tem muita gente com o coração frio por aí, que não tem visto o fogo de Deus aquecendo a sua vida, porque o altar está caído.
Porque já não existe mais consagração no seu coração. Porque o coração está contaminado com outras coisas. Porque o coração está consagrado a outras coisas senão o Senhor. Está consagrado ao dinheiro, está consagrado ao trabalho, está consagrado a um estilo de vida.
Não permita jamais que nada disso roube o seu coração de Deus. Era isso o que Elias estava querendo mostrar para o seu povo ali. ONDE HÁ CONSAGRAÇÃO, ONDE HÁ ALTAR ALI O FOGO DE DEUS DESCE.
Continuando no versículo 41 diz o seguinte: “Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva. Subiu Acabe a comer e a beber; Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo, e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos”.
Ainda não tinha caído uma gota de chuva sobre a terra e Elias fala para o rei que ele já podia ir festejar.
Se você continuar lendo os versos seguintes você vai ver que não tinha nenhuma nuvem no céu, como é que havia ruídos de grande chuva?
Essa atitude de Elias nos mostra o que irmãos?
Nos mostra duas coisas na verdade:
Em primeiro lugar nos mostra fé.
Ninguém precisa de fé para falar que vai chover em época de chuva.
O problema é que já havia três anos e meio sem chover.
Não tinha nenhum sinal no céu.
Na verdade aqui nós encontramos o conceito de fé sendo aplicado de maneira prática.
Fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem.
Elias falou para o rei festejar porque ele tinha uma convicção no coração de que a Palavra de Deus iria se cumprir.
Vendo ou não vendo o Senhor era fiel para cumprir.
E em segundo lugar essa atitude nos mostra o conceito de palavras proféticas.
O que são palavras proféticas?
É você declarar aquilo que você quer ver e não aquilo que você está vendo (Ezequiel 37:1-10).
O que o profeta estava vendo aqui no começo da passagem?
Um vale de ossos secos. Depois, ele começou a liberar as palavras proféticas e então aquela realidade mudou completamente (a Bíblia diz que os ossos se juntaram, os tendões apareceram, a carne e a pele cobriram os ossos e depois o espírito de vida entrou neles.
De um monte de ossos secos o Senhor levantou um poderoso exército através das palavras proféticas de Ezequiel).
As coisas estão difíceis na sua casa?
Não abra a sua boca para dizer que está difícil. Abra a sua boca e profetize declarando que a sua casa é abençoada por Deus, que o seu casamento é abençoado.
Está difícil no seu trabalho?
Aprenda a liberar palavras proféticas a respeito dele: declare que você vai prosperar, declare que você é bem sucedido…
Está enfrentando enfermidades?
Declare que você tem a saúde do Senhor, que você é sarado em nome de Jesus.
Essa é uma lição importante que Elias nos ensina: fale aquilo que você quer ver e não aquilo que você está vendo.
“E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel” (I Reis 18:42-45)
Depois que Elias liberou a palavra de que iria chover, o rei Acabe foi festejar (foi comer e beber) e Elias foi orar. Elias foi lá para cima do monte Carmelo, colocou a cabeça entre as pernas, orou uma vez, duas vezes, três vezes e nada. Somente na sétima vez foi que a chuva veio.
E o que isso significa para nós hoje? Significa que nós precisamos orar até o fim.
REPARE NA SEQUÊNCIA
Deus libera a Palavra, o nosso coração se enche de fé, depois nós profetizamos e por fim nós oramos até vermos o cumprimento da Palavra.
Você tem Palavra de Deus na sua vida?
Não desista, não desanime, permaneça crendo, às vezes você já orou uma vez, duas vezes, três vezes e parece que nada está acontecendo.
Mas persevere, ore quantas vezes forem necessárias e você verá o milagre acontecendo em nome de Jesus.
Uma hora a chuva de Deus vai descer e vai inundar a sua vida, uma hora a sequidão vai embora e aquelas sementes que um dia você semeou elas vão germinar e vão trazer frutos em nome de Jesus.
É impressionante o quanto nós podemos aprender com a história de vida de um homem de Deus como Elias.
Só que o mais importante de tudo é entender que as mesmas experiências que Elias teve com Deus nós também podemos ter.
E sabe por que? Porque Elias era gente como a gente.
Você pode ver o milagre acontecendo EM você e ATRAVÉS de você.
Continue lendo esse Refrigério Teológico, clicando nos links abaixo…
Elias, gente como a gente! I Reis 17
Elias, gente como a gente! I Reis 19
Espero que este Refrigério Teológico tenha edificado sua vida espiritual!
Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este artigo em suas redes sociais para abençoar ainda mais pessoas.
Você já se perguntou como pode entender a Bíblia de forma mais clara e prática?
Talvez, como muitos, você tenha enfrentado desafios em sua leitura ou compreensão da Palavra de Deus.
Eu também já passei por isso.
Mas quero que saiba: é possível superar essas dificuldades e mergulhar em um entendimento profundo e transformador das Escrituras!
E você?
Como está sua jornada de aprendizado da Bíblia?
Tem dedicado tempo para crescer no conhecimento da Palavra?
Se sente que precisa de orientação ou deseja melhorar sua compreensão bíblica, estou aqui para caminhar com você!
Venha fazer parte de uma comunidade teológica global de milhares de pessoas, do Brasil e de diversas partes do mundo, em uma jornada teológica transformadora!
Descubra como tornar o estudo da Bíblia mais fácil, intuitivo e, acima de tudo, interativo!
Aprenda onde estiver, a qualquer hora, no seu tempo e no seu ritmo, com total liberdade para crescer espiritualmente de forma prática e acessível.
Clique aqui para baixar gratuitamente nosso aplicativo e inscrever-se em nossa comunidade teológica.
Vamos juntos mergulhar nas profundezas da Palavra de Deus, crescer na graça e no conhecimento, e transformar esse aprendizado em ações práticas para o nosso dia a dia!
Aprendemos muitas lições de fé com o Profeta Elias.. aprendemos que podemos também ser usado por Deus, pra fazer milagres e ser um homem de Deus..
Muito bom!