O que significa o termo ‘Selá’ que aparece em Salmos?

A palavra “Selá” é mencionada 71 vezes no livro dos Salmos e três vezes no livro de Habacuque (3:3, 3:9, 3:13).
Trata-se de um termo isolado, muitas vezes associado ao contexto musical ou litúrgico, ainda que seu significado exato permaneça desconhecido.
A maioria dos estudiosos concorda que “Selá” era um sinal técnico relacionado à música ou à liturgia.
Isso se deve ao fato de que, com exceção dos Salmos 41 e 81, os salmos que mencionam a palavra frequentemente apresentam indicações musicais em seus títulos.
Contudo, não há consenso definitivo sobre o seu uso exato.
Entre as principais sugestões, destaca-se a ideia de que “Selá” era um marcador para uma pausa musical ou um momento de contemplação.
No antigo Israel, os Salmos eram cantados como orações acompanhadas por instrumentos musicais.
O termo “Selá” seria, então, um indicativo para os músicos ou cantores fazerem uma pausa, permitindo que os ouvintes refletissem sobre o que havia sido cantado ou lido.
Aspectos técnicos e interpretações
O termo “Selá”, em hebraico סֶלָה (transliterado como “Selá”), possui origem incerta.
Além de sua ocorrência nos Salmos e em Habacuque, termos similares, como “Higaiom” e “Mictão”, também aparecem no livro dos Salmos e são considerados expressões técnicas musicais.
Há menções de Jedutum, um levita habilidoso em música, indicando o uso desses termos no contexto da adoração em Israel.
Alguns estudiosos sugerem que “Selá” poderia significar:
- Uma orientação para os cantores elevarem suas vozes e os músicos tocarem mais forte.
- Um sinal litúrgico para que as mãos fossem elevadas em louvor.
- Uma repetição musical semelhante ao termo “da capo” (repetição desde o início).
- Uma interjeição ou expressão de alegria, semelhante ao “Amém” ou “para sempre”.
Uma pausa para reflexão
O Novo Dicionário da Bíblia, de J. D. Douglas, propõe que “Selá” significa “elevação”.
Nesse sentido, a palavra indicaria um momento de pausa para que os pensamentos fossem elevados a Deus.
Essa interpretação é reforçada pelo uso do termo em passagens como o Salmo 67:1:
“Deus tenha piedade de nós e nos abençoe, fazendo sua face resplandecer sobre nós. (Pausa – Selá).”
Assim, ao encontrar “Selá” no texto bíblico, a ideia não é pronunciá-lo em voz alta, mas sim pausar a leitura ou o cântico, permitindo que o leitor ou ouvinte medite sobre a mensagem e sinta a presença divina.
Conclusão
O termo “Selá” parece apontar para uma pausa intencional, seja musical, litúrgica ou meditativa.
É uma oportunidade para elevar o coração a Deus, expressando alegria e apreço por Sua presença.
Trata-se de uma pausa para contemplação, uma pausa para elevação espiritual.
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