Quem eram os Edomitas?

Quem eram os Edomitas?

Os edomitas eram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó e filho de Isaque, a palavra Edom vem de um termo hebraico que faz referência à cor vermelha, relacionado as características geográficas daquela região, onde há muitos rochedos e montanhas de arenito vermelho.

Se esta última hipótese estiver correta, então há chances de aquela terra ter sido chamada de Edom antes mesmo dos descendentes de Esaú habitá-la.

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

Os edomitas são retratados na Bíblia principalmente como oponentes do povo de Israel. Apesar de serem povos irmãos, os edomitas se ocuparam em ser hostis com os israelitas. O primeiro encontro histórico entre esses dois povos revela exatamente um exemplo dessa hostilidade.

Naquela ocasião, os israelitas estavam peregrinando em direção a Terra Prometida após sair do Egito. Num determinado ponto de sua viagem, eles se depararam com o território dos edomitas.

Então Moisés pediu permissão para que o povo de Israel pudesse atravessar o território dos edomitas pacificamente. Ele até se comprometeu em pagar por qualquer coisa que porventura os israelitas viessem a precisar durante o caminho.

Mesmo assim, o rei de Edom se recusou a deixar o povo de Israel passar (Número 20:14-21). Então os israelitas tiveram de fazer um longo desvio pelo deserto para evitar o território dos edomitas. Com tudo, Deus proibiu que os israelitas abominassem os edomitas (Deuteronômio 23:7,8).

Os edomitas como subordinados aos israelitas

Quando Josué fez a distribuição do território da Terra Prometida entre as tribos de Israel, a terra dos edomitas não foi invadida (Josué 15:1,21).

Séculos mais tarde, durante suas campanhas militares Saul chegou a lutar os edomitas (I Samuel 14:47).

Mas também durante o próprio Saul tinha um edomita entre seus servos (I Samuel 21:7).

Durante o reinado do rei Davi, os edomitas foram subjugados por Israel (II Samuel 8:13,14).

Durante esse processo de conquista, muitos edomitas foram mortos.

A Bíblia diz que Joabe, capitão de Davi, ficou em Edom durante seis meses até que destruiu a todo homem edomita.

Mas alguns deles conseguiram escapar e encontraram refúgio no Egito. Depois, eles se tornaram um problema para o rei Salomão durante seu reinado (I Reis 11:14-25).

Mas os edomitas conseguiram sua independência novamente apenas depois da divisão do reino de Israel após a morte de Salomão.

No tempo do rei Josafá, eles até se reuniram com os amonitas e os moabitas numa ofensiva contra Judá, mas acabaram lutando uns contra os outros (II Crônicas 20:1-23).

Mas também nesse mesmo tempo os edomitas se unirão a uma coalizão formada por Israel e Judá para lutar contra os moabitas (II Reis 3:4-27).

Tempos depois, o rei Amazias lutou suprimiu uma revolta de Edom e matou milhares de edomitas (II Reis 14:7; II Crônicas 25:11,12).

Os edomitas então ficaram enfraquecidos durante muitos anos, até que no reinado de Acaz eles se aproveitaram de uma situação militar delicada dos judeus e conseguiram invadir Judá e até levar alguns prisioneiros (II Crônicas 28:17).

A ruína de Edom e o fim dos edomitas

Com a ascensão da Assíria no cenário geopolítico do antigo Oriente Próximo, os edomitas tiveram de lhe pagar tributos. Isso significa que nesse período Edom havia se tornado um estado vassalo da Assíria.

Eles são mencionados no Salmo 137:7 como um povo que comemorou a queda de Jerusalém diante do exército do rei Nabucodonosor.

Por conta de seu ódio contra os judeus, os profetas profetizaram sobre o julgamento divino contra Edom (cf. Jeremias 49:7-22; Ezequiel 25:12-14; 35:15; Joel 3:19; Amós 9:12).

Uma das profecias mais emblemáticas sobre a ruína dos descendentes de Esaú, foi proferida pelo profeta Obadias (Obadias 10:14).

Com o tempo, o território de Edom começou a ser tomado por árabes e também por nabateus.

Alguns edomitas desalojados se estabeleceram mais ao sul da Palestina.

Com o tempo, muitos eles se misturaram aos judeus, inclusive sendo submetidos à circuncisão, quando foram conquistados pela dinastia dos hasmoneus.

O rei Herodes e sua dinastia descendiam dos edomitas.

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, peço que faça suas considerações/comentários, compartilhe esse artigo em suas redes sociais, converse com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos sobre esse assunto.

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, clique aqui e baixe gratuitamente o nosso aplicativo no seu celular e faça sua inscrição em nossa comunidade teológica, o meu objetivo é tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

BAIXE O NOSSO APLICATIVO NO SEU CELULAR!  Para instalar o Teologia24horas GRATUITAMENTE, isso mesmo, totalmente GRÁTIS no seu smartphone, tanto para iOS como para Android, basta pesquisar por Teologia24horas na loja de aplicativos do seu celular.

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...