A genealogia de Adão até Noé e sua importância

A genealogia de Adão até Noé e sua importância

O quinto capítulo de Gênesis é apenas uma das muitas genealogias contidas nas escrituras, aprender com este capítulo irá nos encorajar e nos ensinar a estudar as outras inúmeras genealogias da Bíblia.

As genealogias nunca foram os trechos mais lidos da Palavra de Deus, se formos honestos, é isso o que a maioria de nós fazemos com as genealogias da Bíblia — a gente passa por cima delas.

As genealogias podem não ser os capítulos mais interessantes da Bíblia, mas elas estão cheias de insights espirituais para o diligente estudante das escrituras.

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

Assim sendo, precisamos lidar com este capítulo de Gênesis de forma a discernir seu proveito e benefício para nós hoje.

Em primeiro lugar, o propósito das genealogias não é o de serem usadas somente como cronologia.

A indicação de nomes individuais não implica, necessariamente, numa sequência contínua, por exemplo, em Mateus 1:8 diz que “Jorão gerou Uzias”, no entanto, no Antigo Testamento (II Reis 8:25; 11:2; 14:1,21) vemos que Jorão foi pai de Acazias, pai de Joás, pai de Amazias, pai de Uzias.

Portanto, “gerou” pode significar “gerou uma linhagem que culminou em”, ou seja, os “termos como ‘filho’ e ‘pai’ podem significar não só ‘filho (neto)’ e ‘pai (avô)’, mas também ‘descendente’ ou ‘ancestral’, respectivamente”.

A disposição das genealogias num padrão claro e organizado também sugere algo diferente de um indicador cronológico, por exemplo, a genealogia de Cristo em Mateus, por exemplo (Mateus 1:1-17), está disposta em três séries de 14 gerações cada.

Gênesis 5 é repleto de significados e possui uma mensagem clara da vitória final do Senhor e do Seu povo, através dos nomes contidos, Deus apresentou o Seu plano de salvação.

Gênesis 5:1-32
1 – Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
2 – Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.

Adão = Homem
3 – E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
4 –  E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
5 – E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.

Sete = Apontado
6 – E viveu Sete cento e cinco anos, e gerou a Enos.
7 – E viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
8 – E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos, e morreu.

Enos = Mortal
9 – E viveu Enos noventa anos, e gerou a Cainã.
10 – E viveu Enos, depois que gerou a Cainã, oitocentos e quinze anos, e gerou filhos e filhas.
11 – E foram todos os dias de Enos novecentos e cinco anos, e morreu.

Cainã = Aflição
12 – E viveu Cainã setenta anos, e gerou a Maalaleel.
13 – E viveu Cainã, depois que gerou a Maalaleel, oitocentos e quarenta anos, e gerou filhos e filhas.
14 – E foram todos os dias de Cainã novecentos e dez anos, e morreu.

Maalaleel = O Deus bendito
15 – E viveu Maalaleel sessenta e cinco anos, e gerou a Jerede.
16 – E viveu Maalaleel, depois que gerou a Jerede, oitocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
17 – E foram todos os dias de Maalaleel oitocentos e noventa e cinco anos, e morreu.

Jerede = Descerá
18 – E viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque.
19 – E viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
20 – E foram todos os dias de Jerede novecentos e sessenta e dois anos, e morreu.

Enoque =Ensinando
21 – E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
22 – E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
23 – E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
24 – E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.

Matusalém = Sua morte trará
25 –  E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
26 – E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas.
27 – E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.

Lameque = Deseperado | Sem esperança
28 – E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho,
29 – A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.
30 – E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas.
31 – E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu.

Noé = Descanso | Conforto
32 – E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.

Composição dos significados dos nomes acima…

Ao HOMEM está APONTADO uma MORTAL AFLIÇÃO/SOFRIMENTO, mas o SANTO DEUS/DEUS BENDITO, DESCERÁ ENSINANDO que sua MORTE trará ao AUSENTE de ESPERANÇA, ALÍVIO CONFORTO e DESCANSO.

Com base nesses significados, veremos que a Bíblia não é apenas um compêndio de livros, ela é o perfeito e harmonioso conjunto de palavras, números, símbolos e profecias que apontam sempre para o plano da redenção.

O Senhor deseja nos revelar as entrelinhas de Sua Palavra pela iluminação do Espírito Santo e derramar em nossa vida a Sua abundante chuva de amor.

Eis o plano da salvação! Deus é tremendo!

Eu não sei que tipo de reação isto causa em você, mas, certamente, ninguém que verdadeiramente creia em Deus e nas Escrituras, pode deixar de sentir o amor do Senhor em cada palavra deste capítulo.

Exatamente no ano em que Matusalém morreu, o dilúvio aconteceu. Coincidência? Não, amados! Providência!

Veio o juízo e levou a todos, menos a Noé e sua família. Jesus mesmo afirmou que os dias que antecedem o Seu retorno serão como os dias de Noé (Mt 24:37-39).

Assim como Ele salvou a última geração de Adão, salvará a última geração de Noé. A “arca” da graça de Deus ainda está aberta. Anda tu com Deus e “serás salvo, tu e tua casa” (At 16:31).

O mesmo PADRÃO ACIMA, acontece com as 12 Tribos de Israel em Apocalipse 7

JUDÁ = Vou LOUVAR ao Senhor
RUBEN = Ele OLHOU para mim
GADE = Foi me dada BOA SORTE
ASER = Eu sou FELIZ
NAFTALI = Minha LUTA
MANASSÉS = Me fez ESQUECER
SIMEÃO = Deus me OUVE
LEVI = Deus se JUNTOU a mim
ISSACAR = COMPROU-ME
ZEBULOM = HABITAÇÃO
JOSÉ = Ele me ESCOLHEU
BENJAMIM = Filho da sua MÃO DIREITA

Composição dos significados dos nomes acima…

Vou LOUVAR ao Senhor, por que Ele OLHOU para mim, e me concedeu BOA SORTE, por isso, eu sou FELIZ, por que da minha LUTA, Ele me faz ESQUECER, por me OUVE e se JUNTOU a mim, Ele me COMPROU para Sua HABITAÇÃO, Ele me ESCOLHEU como Filho da sua MÃO DIREITA…

O significado de Gênesis 5

Quanto mais penso, leio e estudo este capítulo, mais claro fica que precisa ser interpretada à luz do seu contexto.

Uma parte significativa desse contexto é a genealogia do capítulo quatro, portanto, o significado e a aplicação da genealogia do capítulo cinco podem ser obtidos por comparação e contraposição com o capítulo anterior.

Em certo sentido, isso é verdade, o capítulo quatro com certeza descreve uma descendência ímpia, enquanto o capítulo cinco registra a história da linhagem de onde viria o Salvador.

Geralmente se diz que no capítulo quatro Moisés nos dá a genealogia de Caim, enquanto no capítulo cinco ele descreve a linhagem piedosa de Sete, tecnicamente, no entanto, o capítulo cinco não é o registro da linhagem de Sete, mas o de Adão (Gn 5:1-3).

Tenho tentado decifrar a aparente repetição desses versículos iniciais. Por que Moisés nos diria aquilo que já sabemos?

Observe que os versículos não estão ligados à genealogia do capítulo quatro, mas à do capítulo cinco, ou seja, a genealogia de Caim termina num beco sem saída. Ela começa com o ímpio Caim, termina com o perverso Lameque e é levada pela “enxurrada” do dilúvio.

Moisés começa o capítulo cinco com a terminologia dos capítulos um e dois (por exemplo, ‘criou’, ‘à semelhança de Deus’, ‘homem e mulher’, ‘os abençoou’), indicando ao leitor que os propósitos e planos de Deus para o homem, iniciados nos primeiros capítulos, devem ser cumpridos por meio da descendência de Adão, e não pela linhagem de Caim, e sim pela de Sete. O capítulo cinco inteiro é uma descrição da linhagem estreita pela qual virá o Messias.

O contraste espiritual entre as duas linhagens é óbvio.
E pode ser facilmente ilustrado pelos dois “Lameques” dos capítulos quatro e cinco.
O Lameque (filho de Metusael, 4:18) da linhagem de Caim foi quem deu início à poligamia (4:19).
Pior ainda, ele foi um assassino que se gabou do seu crime (4:23) e fez pouco das palavras de Deus ditas a Caim (4:24).

O Lameque do capítulo cinco (filho de Matusalém e pai de Noé) foi um homem piedoso, o nome de seu filho revela sua compreensão da queda do homem e da maldição de Deus sobre o solo (cf. 5:29). Isso também indica que ele acreditava que Deus libertaria o homem da maldição por meio do descendente de Eva. Creio que Lameque entendeu ainda que isso aconteceria especificamente por intermédio do filho dado por Deus a ele.

Na história dos descendentes de Caim nenhum número é empregado, enquanto na linhagem de Adão há um padrão numérico definido.

Os números do capítulo cinco especificamente fornecem:

  • a idade do indivíduo quando do nascimento do primogênito;
  • os anos vividos após o nascimento desse filho;
  • a idade do homem na época da sua morte, esta não é uma divisão sem importância.

O principal contraste entre as linhagens de Gênesis 4 e 5 é a ênfase de cada uma delas.

À linhagem de Caim é creditado o que se pode chamar de “progresso secular” e grandes realizações.

As contribuições tecnológicas e culturais vieram de seus descendentes, trabalhadores em metal, pecuaristas e músicos vieram da sua linhagem, as primeira cidades foram Caim e sua descredencia que edificaram (4:17).

Agora, o que é enfatizado na linhagem de Gênesis 5?
Nenhuma menção é feita a grandes contribuições ou realizações, duas coisas, no entanto, distinguem os homens do capítulo cinco.

Em primeiro lugar, eles foram homens de fé (cf. Enoque, 5:18, 21-24; Lameque, 5:28-31).

Esses homens olharam para o passado e compreenderam o fato de que o pecado foi a raiz de seus problemas e pesares. E olharam para o futuro na expectativa da redenção que Deus ia providenciar por meio da sua descendência.

Em segunda lugar, eles geraram descendentes piedosos por meio dos quais os planos e propósitos divinos teriam continuidade.

Ora, não está escrito que cada de um de seus filhos fosse temente a Deus. Contudo, sabemos que eles foram e que por meio deles e de seus filhos a linhagem continuou até culminar em Noé.

Embora o resto da humanidade devesse ser destruído no dilúvio, em Noé, a raça humana (mais ainda, o descendente de Eva) seria preservada. A esperança dos homens, portanto, estava na preservação de uma descendência temente a Deus.

Talvez fiquemos surpresos com tanta ênfase na morte na genealogia do capítulo cinco, já que isso não é mencionado no capítulo quatro.

Não teria sido mais apropriado ressaltar a morte em conexão com a linhagem ímpia de Caim?

A primeira coisa que precisamos entender é o significado da morte no contexto do livro de Gênesis. Deus tinha dito a Adão que certamente eles morreriam no dia em que comessem do fruto proibido (2:17). Satanás descaradamente negou isso e garantiu a Eva que não seria assim (3:4). O capítulo cinco é um amargo lembrete de que o salário do pecado é a morte e que Deus cumpre a Sua Palavra, para julgar e para salvar.

A maior tragédia não foi a morte dos homens do capítulo quatro, pois ela também ocorreu no capítulo cinco. A tragédia foi a descendência de Caim não ter sobrevivido ao julgamento de Deus. Contudo, Noé, o descendente de Sete, sobreviveu.

A morte chegou à descendência piedosa de Sete. Isto é repetido oito vezes no capítulo cinco. Mas Enoque é um tipo daqueles que verdadeiramente caminham com Deus, a morte não irá tragá-los. Eles serão conduzidos à eterna presença de Deus, em cuja companhia viverão para sempre.

A morte pode ser vista com naturalidade pelos verdadeiros crentes, pois seu aguilhão foi removido pela obra de Deus na morte de Jesus Cristo, o “descendente da mulher” (Gênesis 3:15).

Cronologia de Adão à Noé

O dia D (= ponto 0) em que Deus formou o ser humano (Adão)

1 – ADÃO tinha 130 anos quando gerou Sete

2 – SETE tinha 105 anos quando gerou Enos (Gn 5:6) – (Adão 235) = Ano 235  

Enos nasceu no ano 235, resultado de 130+105, as datas de nascimento dos demais personagens apontados seguem o mesmo raciocínio.

3 – ENOS tinha 90 nos quando gerou Cainã (Gn 5:9) – (Adão 325 – Sete 195) = Ano 395

Portanto Cainã nasceu no ano 325, resultado de (235+90=325)

4 – CAINàtinha 70 anos quando gerou Maalalel (Gn 5:12) – (Adão 395 – Sete 265 – Enos 160) = Ano 395 

Nasceu no ano 395, resultado de (325+70=395)

5 – MAALALEL tinha 65 anos quando gerou Jarede (Gn 5:15) – (Adão 460 – Sete 330 – Enos 225 – Cainã 135) = Ano 460  

Nasceu no ano 460, correspondente a (395+65=460)

6 – JAREDE tinha 162 anos quando gerou Enoque (Gn 5:18) – (Adão 622 – Sete 492 – Enos 387 – Cainã 297 – Maalalel 227) = Ano 622

Nasceu no ano 622, correspondente a (460+162=622)

7 – ENOQUE tinha 65 anos quando gerou Matusalém (Gn 5:21) – (Adão 687 – Sete 557 – Enos 452 – Cainã 362 – Maalalel 292 – Jarede 227) = Ano 687

Nasceu no ano 687, correspondente a (622+65=687), temos, portanto, que Enoque não experimentou a morte, mas foi sim, arrebatado por Deus no ano 987, correspondente a (622+ 365=987);

  • Sete morre no ano 1.042, resultado de (130 + 912)
  • Enos morre no ano 1.140, resultado (235 + 905)
  • Cainã morre no ano 1.235, resultado (325 + 910)
  • Maalaleel morre no ano 1.290, resultado (395 + 895)
  • Jarede morre no ano 1.422, resultado  (460 + 962)

8 – MATUSALÉM tinha 187 anos quando gerou Lameque (Gn 5:25) – (Adão 874 – Sete 744 – Enos 639 – Cainã 549 – Maalalel 479 – Jarede 414 – Enoque 252) = Ano 874

Nasceu no ano 874, resultado de (687+187=874), e morre em 1.656 no mesmo ano em que aconteceu o dilúvio, morreu Matusalém, conforme Gn 5:27

9 – LAMEQUE tinha 182 anos quando gerou Noé (Gn 5:28), ou seja, quando Noé nasceu, já tinha se passado 1.056 anos (874+182=1056) da criação do mundo.

Lameque, pai de Noé, conforme Gn 5:31: “E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu”, conforme (874 + 777=1651), morrendo 5 anos antes do dilúvio.

  • Lameque morre no ano 1.651, resultado  (874 + 777), cinco anos antes do dilúvio.
  • Adão havia morrido a 126 anos, já que viveu até os 930 anos.

10 – NOÉ tinha 500 anos quando gerou Sem, Cam e Jafé, e morreu com 950 anos (Gn 9:29)

No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram, e caiu chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites (Gênesis 7:6-12), ou seja, de Adão até o dilúvio são 1656 anos.

De Adão até à morte de Noé são 2006 anos, que é 350 anos após o dilúvio

Olhando bem, parece bastante óbvio que as variações não são acidentais ou devidas a erros de escriba, mas são intencionais, o que é visível da maneira sistemática em que foram introduzidas, por exemplo, 100 anos foram adicionados à idade de cada patriarca quando gerou o seu filho. Adão tinha 130 anos quando gerou Sete, o mesmo acontece com Sete, Enos, Jarede, Matusalém e Lameque.

O relato das datas que veremos a seguir, entre a criação do homem e a morte de Matusalém, embora possa parecer uma coisa secundária, pois descreve apenas nascimentos e mortes de pessoas, é, na verdade, fundametal para o cálculo de todas as datas contidas na Bíblia.

Faltasse qualquer uma delas não seria possível nenhum cálculo de datas na Bíblia, ainda mais que o referido trecho cronológico nos fala dos ancestrais de Jesus reportados no Evangelho de Lucas.

Enquanto Mateus nos dá a genealogia de José, marido de Maria, pai de Jesus por adoção, mostrando seu direito à sucessão ao trono de Davi pela linhagem do rei Salomão, Lucas nos mostra que também Maria era descendente de Davi pela linhagem de Natã, também filho de Davi.

Mateus reporta a árvore genealógica de Abraão até Jesus (Mt 1:1-17), e Lucas descende a linhagem de Maria até Adão Lc 3:23-38), criado por Deus, confirmando, e desta forma tornando literal a informação contida em Gênesis, que para muitos é apenas um relato simbólico.

Alguns teólogos chegam a dizer que a sequência de pessoas descritas de Adão até Noé representa “clãs”, e não pessoas. Se o fosse, Lucas não os teria citado na genealogia de Jesus, como também citam pessoas deste período, a Epístola aos Hebreus, I e II Pedro, Judas, além de outros livros do Antigo Testamento.

Judas, por exemplo, em sua epístola, cita Enoque como profeta de Deus: “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.” (Jd 1:14)

Por que Adão e as gerações antes do dilúvio viveram tanto

Adão e Eva foram criados sem pecado. Nesse estado de perfeição, foram destinados a viver para sempre no paraíso terrestre.

Depois que o homem caiu e o pecado foi introduzido, a morte começou a exercer sua influência destrutiva sobre toda a humanidade (Romanos 5:12).

No entanto, com o processo de degeneração apenas em seus estágios iniciais, haveria menos doenças e menos defeitos genéticos afetando a nova raça.

A corrupção e as doenças teriam demorado a se espalhar e aumentar por toda a terra. Esses fatores sozinhos poderiam explicar a longa duração da vida antediluviana.

Embora a Bíblia não diga isso, faz sentido que a longevidade no início da raça tenha permitido aos humanos a oportunidade de acumular conhecimento e fazer outros avanços culturais.

Por outro lado, Deus ordenou a Adão e Eva: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra” (Gênesis 1:28).

A longevidade parece ter sido a maneira de Deus dar início ao crescimento da civilização, já que seriam necessários séculos de procriação para encher a Terra com pessoas vivendo apenas algumas décadas.

Na medida que o pecado continuou a operar através das gerações, os efeitos cumulativos da doença e da morte provavelmente ajudaram a reduzir a expectativa de vida humana.

Ao mesmo tempo, a queda do homem e a subsequente maldição teriam produzido uma piora progressiva da terra e de todas as criaturas que a habitam (Gênesis 3:17-19).

Alguns estudiosos sugeriram que as modificações na dieta e as mudanças climáticas contribuíram para a rápida redução dos anos do homem após o dilúvio.

Após o dilúvio catastrófico, que esvaziou o dossel de água (Gênesis 7:11), a vida na terra ficou menos protegida e o processo degenerativo se acelerou.

Conclusão

Não posso deixar estes versículos sem mostrar sua relevância para nós hoje.

A coisa mais importante do mundo, segundo Moisés, o que determina o destino dos homens, não é sua contribuição à cultura ou à civilização (por mais importante que seja).

Quer você tenha ou não granjeado sua reputação por si mesmo, isso é de pouca consequência eterna.

O fator decisivo para cada homem mencionado nestes capítulos é somente um: será que seu nome estava no livro de Deus?

Moisés começou o capítulo cinco com estas palavras: “Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez” (Gênesis 5:1).

E, no último livro da Bíblia, encontramos as seguintes palavras: “Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então se abriram os livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lado de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20:12-15).

O que determinou o destino dos homens da Antiguidade foi se seu nome estava no livro da geração de Caim ou no livro da geração de Sete.

E o que determinou o nome daqueles que são listados no capítulo cinco foi seu reconhecimento de pecado pessoal e sua fé em Deus para prover a salvação prometida por Ele.

E hoje em dia, meu amigo, ainda é assim. A pergunta que fica é: em que genealogia você será encontrado? Ainda está em Adão ou já está em Cristo (Romanos 5)

Se você reconhece que é pecador, que merece o castigo eterno de Deus e confia na justiça do Senhor Jesus e na Sua morte substitutiva, você está em Cristo. Seu nome está no livro da vida.

Se não, você está em Adão. Embora suas obras possam impressionar os homens, elas não satisfarão o padrão de Deus para a vida eterna. Em qual livro seu nome será encontrado?

Em segundo lugar, este capítulo nos lembra que o valor de um homem, aos olhos de Deus, deve ser manifestado em seus filhos.

Como isso deve mudar nossos valores e nossas prioridades!

Caim edificou para seu filho, mas Sete edificou seu filho.

Caim sacrificou seus filhos ao sucesso. Sete encontrou sucesso nos seus filhos.

Como é frequente a nossa necessidade de sermos relembrados das palavras do salmista:

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele dá enquanto dormem. Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta”. (Salmo 127)

O salmista está relembrando a quem é viciado em trabalho que lutar pelo sucesso quase sempre sacrifica o que é de maior valor.

Ele nos diz que os filhos, o grande presente de Deus aos homens, não são dados durante a labuta, mas durante o sono, não por se levantar cedo e deitar tarde, mas por descansar na fidelidade de Deus.

Que comentário excelente de Gênesis cinco encontra-se nas difíceis palavras de Paulo na primeira carta a Timóteo: “A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Mas ela será preservada pelo nascimento de filhos se eles continuarem em fé e amor, e em santidade com domínio próprio” (I Timóteo 2:11-15).

As mulheres que não concordam com o ensinamento de Paulo talvez protestem: “Mas como posso encontrar satisfação com todas essas proibições, e como posso contribuir de forma significativa para a igreja?” Paulo diz que, de fato, “o trabalho mais importante de todos para a mulher temente a Deus é criar filhos tementes a Deus”.

E, a fim de não aplicarmos isso somente às mulheres, deixe-me sugerir que o mesmo vale para os homens, embora esta não seja a intenção original de Paulo neste versículo.

Pais, vocês estão sacrificando seus filhos pelo sucesso no mundo dos negócios ou no ministério cristão?

Não há chamado mais importante do que criar filhos tementes a Deus. Se falharmos neste ponto, teremos falhado no nosso maior chamado.

Sei que há quem não tenha, ou não possa, ter filhos. Por isso, eu lhes digo que não estamos na mesma época dos antigos israelitas.

A linhagem piedosa foi preservada e o Messias já veio pela descendência da mulher. No entanto, é vital para o propósito de Deus que os remanescentes fieis continuem a realizar a Sua obra para o homem e por intermédio do homem.

Nós, então, precisamos continuar a gerar filhos espirituais e nutri-los com as verdades da Palavra de Deus. Vamos levar a sério esta tarefa.

Clique aqui e continue sequencia dessa genealogia, agora sobre a genealogia de Noé até Abraão e sua importância.

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Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

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  1. Antes de ler esse texto não entendia sobre a genealogia nos capítulos de Gênesis, porém com estes esclarecimentos entendi muitas coisas importantes e aprendi a olhar com mais atenção as historias das gerações escritas na Palavra de Deus…. Maravilhoso esse estudo… Estou amando participar do Curso de Teologia Sistemática, com o Pastor Francisco Miranda…