Qual é a diferença entre os caprinos “bode, cabrito, cabra” e os ovinos “cordeiro, carneiro, ovelha”?

Qual é a diferença entre bode, cabrito, cabra e cordeiro, carneiro, ovelha

Apesar de terem características semelhantes, há diversas diferenças entre esses animais, muitas pessoas podem confundir os ovinos (ovelhas) e os caprinos (cabras).

Para entender, no grupo dos caprinos, o bode é o macho, a cabra é a fêmea e o cabrito é o filhote, agora entre ovinos, o carneiro é o macho, a ovelha é a fêmea, e o cordeiro é o filhote, apesar dos diferentes nomes “bode, cabra, cabrito, carneiro, ovelha, cordeiro”, estes seis animais representam apenas dois gêneros: os caprinos e os ovinos. 

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

Isso quer dizer que esses animais são como primos, parecidos em alguns aspectos, mas crucialmente diferente em outros. Nesse Refrigério Teológico, iremos analisar as principais diferenças entre eles.

Diferenças entre caprinos (cabras) e os ovinos (ovelhas)

Caprinos “bode, cabras e cabritos”

Caprino (Capra aegagrus hircus) da família dos bovídeos, é nativo da Ásia, África e Europa.

Apesar de existirem espécies selvagens, a criação desses mamíferos está muito ligado com a produção de leite, queijos, lã e pele.

Os caprinos chegaram ao Brasil no século XVI, trazidos pelos portugueses.

Os caprinos são animais muito resistentes, de hábitos alimentares variados, que se adaptam com facilidade às condições montanhosas e áridas.

Desde os tempos antigos, os cabrinos foram divididos em dois grupos: lanados e deslanados.

Em geral, os animais lanados são encontrados nas regiões frias e se prestam à produção de fibras longas, a famosa lã.

Os deslanados, por sua vez, são mais adaptados às áreas de clima quente, destacando-se como produtores de carne e pele.

Curiosidade: o odor muitas vezes atribuído ao leite de cabra é, na verdade, característico de uma glândula que só o macho (bode) reprodutor possui, denominado odor hircino tem a função de atrair a fêmea no cio.

Para se evitá-lo é necessário manter as cabras em lactação distantes do bode para que o fedor não seja assimilado pelo leite.

Ovinos “cordeiro, ovelha e carneiro”

A ovelha (Ovis Áries) é um mamífero ruminante, o carneiro é o macho da ovelha e juntos geram os cordeiros.

É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro.

As ovelhas são, quase sempre, criadas em rebanhos.

O manejo requer cuidados, seja pelo fato de se tratar de um rebanho grande, ou por serem animais sensíveis.

Além do frio, os criadores devem atentar para raposas, lobos e outros predadores, que cercam as fêmeas e roubam-lhes os filhotes.

Basicamente, a ovelha (fêmea) é um animal dócil, e sem nenhum mecanismo natural de defesa; o que deve ter influenciado para, na cultura popular, estar associada à ideia de inocência.

No caso dos carneiros (machos) é necessária alguma precaução com alguns animais mais agressivos, pois estes podem usar as hastes de forma perigosa.

Raças: existem várias raças de ovelha, mas elas são geralmente subdivididas em raças de lã, raças de leite, e raças de carne.

Fazendeiros desenvolveram raças de lã, obter quantidade e qualidade superior, comprimento da lã e grau de friso na fibra.

Leite e derivados:

– Tanto o leite de ovelha como o leite de cabra são muito consumidos no mundo todo, e bastante utilizados na produção de queijos.

– Ambos levam mais tempo para produzir nata na superfície quando deixados em temperatura ambiente, se formos comparar com o leite de vaca.

– O leite de ovelha produz mais sólidos totais que o leite de cabra. Sólidos significam, basicamente: gordura, proteína, carboidratos, cálcio e fósforo.

– Como contém uma boa quantidade de gordura, proteína e outros sólidos, o leite de ovelha é capaz de gerar mais derivados do que o produzido por cabras. Com o leite de ovelha podemos produzir, além de queijos, iogurtes, doces e ricota.

Clima e alimentação:

– O cuidado no manejo dos dois animais é bastante diferente, especialmente no que se refere aos seus hábitos alimentares.

– Para as ovelhas, o ideal é oferecer pastos com gramíneas mais fofas e menos fibrosas. Já as cabras não têm problemas com uma dieta mais rica em fibras.

– Cabras vivem muito bem em regiões semiáridas, ao passo que as ovelhas necessitam um clima mais úmido.

As duas espécies podem parecer iguais, mas têm diferenças bem significativas.

Para entender melhor as diferenças entre cabras e ovelhas observe as características que podem ser avaliadas para as diferenças nos animais, desde as glândulas interdigitais, glândula inguinal, caudas, chifres, perfil nasal e barba.

A principal diferença entre os machos adultos é que o bode tem barba e o carneiro não.

Além disso, você já ouviu falar em cheiro de bode? Pois é, os bodes têm um cheiro característico e muito forte, vindo de uma substância chamada hircino. Eles usam esse perfume para atrair as cabras.

Se tem barba, é bode, mas se o macho não estiver por perto, podemos ver a diferença pela cauda. Todos os ovinos têm um rabo mais comprido e caído, enquanto os caprinos têm a cauda sempre levantada e curta. 

Os chifres também ajudam a entender as diferenças entre eles.

Os chifres dos caprinos podem ser ovalados ou achatados, dependendo da espécie ou raça.

Já o dos ovinos, são sempre triangulares e em forma de um espiral,

O Brasil concentra o vigésimo segundo rebanho mundial de caprinos e o décimo oitavo rebanho de ovinos do planeta.

Por isso, apesar de sempre fazer referência à família desse animal como ovelhas, é importante ressaltar que também existem os carneiros e cordeiros.

A alimentação desses animais ruminantes é constituída basicamente por grama e folhagens de pequenos arbustos. 

Em um primeiro momento, a vegetação é ingerida e, em seguida, regurgitada. Aí, então, eles voltam a mastigá-la e, por fim, engolem a pasta que se formou.

O que são cabra e bode?

Basicamente, cabras e bodes são identificados como os indivíduos do gênero Capra e se dividem em muitas espécies, como a cabra-selvagem (Capra aegagrus), a cabra-doméstica (Capra aegagrus hircus), o markhor (Capra falconeri) ou ainda o íbex (Capra ibex). Em comum, quase todos esses animais têm chifres e a maioria apresenta barba.

“Se os chifres de um bode não forem removidos, eles continuarão a crescer ao longo da vida. Geralmente, os chifres de bode atingem um comprimento de 8 a 12 polegadas, ou 20 a 30 centímetros. No entanto, o tamanho do chifre varia significativamente dependendo da espécie.

Markhors, por exemplo, podem ter chifres com mais de 39 polegadas, ou 100 centímetros de comprimento”, detalha verbete da Encyclopedia Britannica.

O que são ovelha e carneiro?

Agora, as ovelhas e os carneiros são facilmente reconhecidos pela produção de lã, que cobre seus corpos, mesmo em espécies selvagens.

É verdade que, ao longo do processo de domesticação e de seleção genética, as versões domesticadas passaram a produzir mais lã, no entanto, essa característica é comum para todos os ovinos.

Entre os exemplos mais conhecidos de carneiros, estão o carneiro-doméstico (Ovis aries), o Carneiro-selvagem norte-americano (Ovis canadensis), o carneiro-de-dall (Ovis dalli) e o argali (Ovis ammon).

Aqui, vale destacar que nem todas são 100% brancas, já que algumas espécies podem ter pelos pretos. Este é o caso do caracul (Arco Ovinos).

Qual a diferença entre os animais?

Para diferenciar bodes e cabras de ovelhas e carneiros, vale se atentar para cinco principais pontos da fisionomias desses gêneros: formato dos chifres e da cauda, além da presença de fossa lacrimal, de glândulas nas fendas dos cascos e barba.

É o que aponta o Manual de Criação de Caprinos e Ovinos, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Apesar de serem comuns, as espécies dos dois gêneros não precisam obrigatoriamente apresentarem chifres. Quando estão presentes em bodes, eles são mais esguios e tendem a ser curvados na ponta. Já os carneiros (ovinos) costumam ter chifres mais curvados e que se parecem com caracóis.

Sabe-se que a barba está presente nas espécies do gênero caprino, enquanto que esse tipo de penugem é ausente nos ovinos. Outro fato é que apenas as ovelhas e os carneiros possuem fossa lacrimal e glândulas nas fendas dos cascos.

Por fim, um simples indicador da diferença entre os gêneros é a cauda. Isso porque os caprinos têm até 16 vértebras na cauda e, normalmente, ela está voltada para cima. Além disso, é curta. Nos ovinos, é regra que ela seja maior, com até 22 vértebras, voltada para baixo (caída) e longa.

Você é um bode, cabrito, cabra ou um cordeiro, carneiro, ovelha?

Na Igreja podemos encontrar bode, cabrito, cabra ou cordeiro, carneiro, ovelha. Ambos se beneficiam das pastagens do aprisco, mas um tem coração submisso o outro não.

A cabra, fêmea do bode é a mãe do cabrito. Como a ovelha, emite um som chamado de balido “bééé”, mas tem características diferentes, sendo que uma representa um coração duro, rebelde “bode”, é repentino, traiçoeiro e fedido.

Alimenta-se até de lixo, busca sua própria defesa e não teme os humanos, podendo ser violento. Não aceita autoridade, muito menos repreensão, tornando-se desobediente e intratável.

Romanos 13:1-61 – Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.2 – Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.3 – Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.4 – Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.5 – Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.6 – Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.

A ovelha é a fêmea do carneiro, o filhote se chama cordeiro. É conhecida como dócil, mansa, tratável, obediente e indefesa. Ovelha, Carneiro e Cordeiro, são usados na Bíblia para traduzir o símbolo mansidão e submissão. Você é um carneiro, cordeiro uma ovelha?

Quer estar acima da verdade, saber mais das coisas de Deus do que o Espírito Santo através dos constituídos por autoridade? Tipo difícil “bode” contesta e afronta o Espírito Santo, e diz que não, que está falando com o homem, engano seu.

Qual a diferença entre o bode e ovelha?

Qual a diferença entre cabra, ovelha, bode e carneiro? Na verdade a resposta é bem simples! … Na espécie caprina, cabra é a fêmea, bode é o macho e o filhote é o cabrito. Nos ovinos, a ovelha é a fêmea, o carneiro é o macho e o cordeiro é o filhote.

Qual a diferença do bode para ovelha na Bíblia?

O bode segue qualquer voz, vai atrás de qualquer um que lhe oferecer uma cenoura, um prazer, segue qualquer um com uma recompensa imediata. Já a ovelha, essa só confia e só segue a voz do seu pastor.

O que acontece se um bode cruzar com uma ovelha?

O animal, uma fêmea, ganhou o nome de “Butterfly” (borboleta). Esse tipo de animal, segundo reportagem do site AZCentral, é raro porque os filhotes resultantes do cruzamento de bodes com ovelhas costumam nascer mortos. As ovelhas têm 54 pares de cromossomos, e as cabras, 60.

Qual a diferença do Cabrito e o carneiro?

A Cabra é a fêmea do bode e o filhote deles é chamado cabrito. Geralmente o pêlo tem um aspecto liso, possuem cornos quase direitos (direccionados para fora) e costumam ter uma barbela (“barba”). O Carneiro é o macho da ovelha e juntos geram os cordeiros.

Quem são os bodes na Bíblia?

Os bodes representam na Bíblia os não eleitos, os réprobos, os infiéis que estão, assim como o populacho no êxodo de Israel do Egito (Nm 11:4), infiltrados no meio do povo de Deus.

Qual o significado do bode na macumba?

Ele representa Satanás (ou Azazel, seu braço direito, um demônio do deserto) que é enviado ao abismo por 1.000 anos, para refletir sobre a obra maléfica que realizou contra os seres humanos.

Por que dizer que a ovelha será levada para cruzar com o bode é errado? Sim, é verdade – até certo ponto.

Uma “cabrovelha” não é o rebento do acasalamento de uma ovelha e de um bode; na verdade, é um animal que resulta da mistura física de embriões recém-formados das duas espécies e, portanto, tem quatro pais – um carneiro e uma ovelha, e um bode e uma cabra.

Pode cruzar cabra com carneiro?

Quimera. Um outro tipo de híbrido formado, através de manipulação de embriões, com células de cabra e de carneiro, não constituindo um híbrido verdadeiro, também chamado de quimerismo.

Qual a diferença do Carneiro para cabra?

Tome nota da diferença entre cabras e ovelhas A Cabra é a fêmea do bode e o filhote deles é chamado cabrito. … O Carneiro é o macho da ovelha e juntos geram os cordeiros. Eles tem o pelo mais ondulado (lã) e cornos geralmente enrolados, sem barbela.

Onde na Bíblia fala sobre ovelha?

A Parábola da Ovelha Perdida é uma das parábolas de Jesus e aparece em dois dos evangelhos sinóticos do Novo Testamento, bem como no apócrifo Evangelho de Tomé. De acordo com Mateus 18:10-14 e Lucas 15:1-7, um pastor deixa seu rebanho a fim de encontrar uma ovelha que se perdeu.

Quem são os bodes e as ovelhas de Mateus 25:32?

Nessa parábola, quem as ovelhas simbolizam? (Mateus 25:33–36) Quem os bodes representam? (Mateus 25:33, 41–43) Por que Jesus separará as ovelhas dos bodes? … Jesus disse que os que estão a sua direita são aqueles que fizeram coisas como alimentá-Lo e vesti-Lo.

Onde está escrito na Bíblia sobre bodes e ovelhas?

Ela é relatada apenas em Mateus 25:31-46. Uma teoria é que ele fala sobre o Juízo Final e a divisão das pessoas em todo o mundo entre os bem-aventurados, que serão acolhidos pelo Pai, e os malditos, que são expulsos.

O que simboliza o Bode?

Exatamente como o carneiro, o bode simboliza a pujança genésica, a força vital, a libido, a fecundidade.

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative sua assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática do IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Teologia24horas é uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Sua opinião, reclamação e/ou sugestão é muito importante para o aperfeiçoamento contínuo do nosso trabalho educacional, qualquer dúvida, por favor, não hesite, em nos chamar!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *