O dilúvio teve a duração de quarenta ou de cento e cinquenta dias?

O dilúvio teve a duração de quarenta ou de cento e cinquenta dias

Segundo Gênesis 7:24 (e 8:3) , as águas do dilúvio permaneceram durante 150 dias. Mas outros versículos nos dizem que foram apenas quarenta dias de dilúvio (Gn 7:4,12,17). Qual é o correto?

Não é raro ouvir alguém pregando que Noé ficou na arca cento e cinquenta dias durante o dilúvio, contudo, porém, entretanto e todavia, uma leitura atenta do texto bíblico, logo percebemos que não foram só 150 dias, mas vai muito além disto.

É possível saber o tempo exato que o dilúvio durou?

Em primeiro lugar quero dizer que é possível sim fazermos essa conta sobre o tempo em que Noé e sua família, juntamente com os animais, ficaram dentro da arca. Vai exigir um pouco de atenção e uma boa dose de matemática para sabermos. Vamos fazer juntos?

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

Conforme o gráfico abaixo, as referências dos fatos cronológicos desde o dia de entrada na arca até o dia do fim do dilúvio!

ReferênciaFatoData
Gn 7:6,11“As águas do dilúvio inundaram a terra”.No ano 600 de Noé, no 2º mês. dia 17.
Gn 7:12, 17“copiosa chuva”40 dias e 40 noites, 40 dias.
Gn 7:24; Gn 8:3“As águas… predominaram sobre a terra”. As águas começaram a baixar.150 dias = 5 meses.
Gn 8:4A Arca repousou sobre o Monte de Ararate.7º mês
Gn 8:5“Apareceram os cimos dos montes”10º mês.
Gn 8:6Noé abriu a janela da arca, e soltou um corvo e depois uma pomba11º mês
Gn 8:10Soltou a pomba pela 2º vez11º mês, 7 dias depois.
Gn 8:12Noé soltou a pomba 3ª vez.11 meses e 14 dias.
Gn 8:13,14A terra estava seca12 meses ou ano 601 de Noé. dia 27.

Quanto tempo durou o dilúvio, desde quando começou a chover até quando saíram da arca de Noé?

Primeiramente precisamos encontrar o começo de tudo. Podemos observar que Deus começa os preparativos para o dilúvio sete dias antes dele começar:

“Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz” (Gênesis 7:4).

Não vamos contar esses 7 dias, pois ainda não tinha começado a chuva de fato. O texto segue nos informando a idade de Noé, e o dia e mês exato de quando começou o dilúvio. Iremos usar essa informação para começar:

“No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram” (Gênesis 7:11). Iremos montar as contas da seguinte forma:

Estamos considerando aqui meses de 30 dias, ou seja, em Gênesis 7:11 e 8:4, temos a  expressão “cinco meses”, e em (Gn 7:24 e 8:3, vemos que esses cinco meses equivalem a 150 dias, ou seja, 5 meses de 30 dias, comparando também Apocalipse 12:6 e 13:5) vê-se que o ano bíblico ou profético é de 360 dias, pois 1260 dias dá 42 meses de 30 dias, o que significa que o calendário bíblico é lunar de 360 dias.

Começo da chuva: 17 (dias) / 02 (mês) / 600 (ano de vida de Noé)

A continuação do texto nos informa que a chuva durou quarenta dias completos: “e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites” (Gênesis 7:12).

Tempo de chuva: 17/02/600 + 40 dias = 27 (dias) / 03 (mês) / 600 (ano de vida de Noé).

Na sequência somos informados o tempo em que as águas ficaram fortemente inundando tudo e quando elas começaram a escoar: “No dia dezessete do sétimo mês, a arca repousou sobre as montanhas de Ararate” (Gênesis 8:4).

Tempo em que a água predominou e começou a escoar:  17 (dias) / 07 (mês) / 600 (ano de vida de Noé).

Ainda é explicado que as águas foram escoando e que as pontas dos montes começaram a aparecer, vejamos: “E as águas foram minguando até ao décimo mês, em cujo primeiro dia apareceram os cimos dos montes” (Gênesis 8:5).

O cume de mais montes começou a aparecer: 01 (dia) / 10 (mês) / 600 (ano de vida de Noé).

Temos ainda uma nova data mencionada para nos ajudar na contagem do tempo de Noé e sua família dentro da arca: “Sucedeu que, no primeiro dia do primeiro mês, do ano seiscentos e um, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé removeu a cobertura da arca e olhou, e eis que o solo estava enxuto” (Gênesis 8:13).

Noé remove a cobertura da arca e percebe que o solo havia secado: 01 (dia) / 01 (mês) / 601 (ano da vida de Noé).

Agora chegamos ao momento exato em que Deus manda que eles saiam da arca, tudo estava perfeito como Deus queria para que a vida recomeçasse na terra: “E, aos vinte e sete dias do segundo mês, a terra estava seca. Então, disse Deus a Noé: Sai da arca, e, contigo, tua mulher, e teus filhos, e as mulheres de teus filhos” (Gênesis 8:14-16).

A saída da arca: 27 (dias) / 02 (mês 02) / 601 (ano de vida de Noé).

Para fazer nossa conclusão do tempo em que Noé e sua família ficaram na arca, iremos pegar a data em que entraram nela e verificar a data em que saíram dela.

  • Data em que começou a chuva: 17 (dias) / 02 (mês) / 600 (ano de vida de Noé)
  • Data em que saíram da arca: 27 (dias) / 02 (mês) / 601 (ano de vida de Noé)

Vamos à nossa continha básica…

Fazendo uma conta rápida verificamos que no dia 17 (dias) / 02 (mês) / 601 (ano de vida de Noé) eles completaram 1 ano dentro da arca. Como eles saíram dela no dia 27/02/601, somamos mais 10 dias.

Considerando que 1 ano tem 360 dias, temos que eles ficaram 1 ano + 10 dias, isso dá 370 dias dentro da arca, contando a partir do começo das chuvas!

Entre entrar e sair da arca depois do dilúvio passou-se um ano completo e dez dias, entre dia 17 do segundo mês do ano 600 da vida de Noé (Gn 7:11) e 27 do segundo mês do ano 601 de sua vida (Gn 8:14-18).

Conclusão

Estas afirmações são facilmente harmonizadas, já que os números se referem a coisas diferentes: Os 40 dias se referem ao tempo de duração da chuva (Gn 7:12), e os 150 dias falam do tempo em que as águas do Dilúvio prevaleceram (Gn 8:3; cf. 7:24). Foi somente depois do quinto mês depois do início das chuvas que as águas começaram a baixar (Gn 8:13). Exatamente um ano e dez dias depois do início do dilúvio, Noé e sua família desceram em terra seca (Gn 8:14).

Lemos em Gn 7:11-12 que “no ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites”, a ponto de cobrir toda a terra, pois a água chegou a estar acima do nível das montanhas.

Desta forma, todo ser vivente que havia sobre a terra veio a perecer, tanto homens, quanto animais e aves. “Tudo que havia em terra seca, morreu”, de maneira que as águas custaram 150 dias para baixar seu nível e secar a terra.

Conforme Gn 8:13 “aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta”. Trata-se do ano 601 da vida de Noé

Só depois disto saiu Noé da arca que atracou no topo do Monte Ararate que se localiza na Turquia moderna.

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative sua assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática do IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Teologia24horas é uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Sua opinião, reclamação e/ou sugestão é muito importante para o aperfeiçoamento contínuo do nosso trabalho educacional, qualquer dúvida, por favor, não hesite, em nos chamar!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *