O valor da empatia

Nesse Refrigério Teológico estarei falando sobre o valor da empatia, ou seja, a “capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer”, ela também é descrita como a “capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa”.

De modo que a empatia exige acima de tudo que compreendamos a situação da outra pessoa e depois que compartilhemos os sentimentos que essa situação lhe causa.

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

Deveras, a empatia envolve sentirmos a dor da outra pessoa em nosso coração. É um valor muito importante que se for praticado por todos nós podemos melhorar a nossa vida e transformar as relações humanas.

Quando nos deparamos com comportamentos que não são congruentes para nós, dificilmente fazemos uma reflexão: como eu me comportaria se estivesse sentindo o que o outro sente?

Buscar entender o sentimento do outro é o melhor caminho para amenizar a dor e conseguir lidar com ele de maneira adequada. Quando falamos em empatia nos referimos às questões interiores, ao fato de estar junto de alguém.

Pode observar

Nem todos nos dirão abertamente como se sentem ou o que estão sofrendo. O observador atento, porém, notará quando um cristão parece deprimido, quando um adolescente deixa de se comunicar ou quando um ministro zeloso perde o entusiasmo.

Esta capacidade, de detectar um problema nos seus estágios iniciais, é vital para os pais, e principalmente para os líderes.

A pessoa que é empática mostra compreensão, solidariedade, disposição para ouvir e colaborar. E quando conhecemos melhor o mundo do outro, conhecemos também a nós mesmos. Sem perceber, você vai incluir um novo hábito em sua vida e terá muitos resultados, como exercer melhor a liderança e estabelecer novos laços, pois a empatia abre e mantém portas abertas.

Lembre-se: Nosso bem-estar depende de sairmos do próprio ego para conseguirmos perceber outras experiências humanas.

Escute: Por escutar com atenção, podemos saber com que problemas outros se confrontam. E quanto mais escutamos, mais provável é que a pessoa abra o coração e revele seus sentimentos.

Use a imaginação: A melhor maneira de se estimular a empatia é perguntar-se: Se eu estivesse nesta situação, como me sentiria? Como reagiria? De que precisaria?’

Os três falsos consoladores de Jó se mostraram incapazes de se colocar na situação dele. Por isso, o condenaram por pecados imaginários, que presumiram que ele tivesse cometido.

Humanos imperfeitos muitas vezes acham mais fácil julgar erros do que entender sentimentos.

No entanto, se nos esforçarmos a imaginar como a pessoa aflita está-se sentindo, isso nos ajudará a ter compaixão em vez de condená-la.

Cultive a empatia

Que tal se dedicarmos a compreender melhor o outro nas próximas semanas?

Observe o uso das palavras, as expressões faciais, as reações diante dos acontecimentos.

Talvez não tenhamos por natureza muita empatia, mas podemos cultivar esta qualidade.

Por escutarmos com mais atenção, observarmos mais atentamente e nos imaginarmos mais frequentemente na situação do outro, aumentaremos nossa empatia.

Em resultado disso, nos sentimos impelidos a demonstrar mais amor, benignidade e compaixão para com os nossos filhos, os outros cristãos e os nossos vizinhos.

Nunca permita que o egoísmo sufoque sua empatia. “Que ninguém procure somente os seus próprios interesses”, escreveu Paulo, “mas também os dos outros” (Filipenses 2:4).

De modo que temos a obrigação moral de cultivar esta qualidade. Nossa empatia nos habilita a nos tornar ministros melhores e pais melhores. Acima de tudo, a empatia nos ajudará a descobrir que “há mais felicidade em dar do que há em receber” (Atos 20:35).

Pense nisso!
O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente.

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative sua assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do nosso Curso de Teologia Sistemática pelo Teologia24horas, uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *