Quantas gerações de Noé até Abraão?

A partir de Sem

Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio [ano 1658] (Gênesis 11:10).

Se no ano 1658 [dois anos após o dilúvio] Sem tinha cem anos, no ano do dilúvio ele tinha 98 anos. E no ano do dilúvio Noé tinha 600 anos.

Noé teve três filhos, dos quais o Gênesis revela as datas de nascimento de dois:1 – A data de Sem é explícita, que conforme Gn 11:10, ocorreu 98 anos antes do dilúvio.2 – A data do outro filho, a que se refere Gn 5:3, foi o ano 500 da vida de Noé, seria, portanto, referente ao nascimento de Jafé, uma vez que Gn 9:24 declara que Cam era o mais novo.

A questão do Gn 10:21, por consequência, não poderia contrapor o significado cronológico, ou melhor ainda, matemático, dos textos acima, e desta forma, se refere ao valor moral da primogenitura dos filhos de Noé, onde se do ponto de vista prático Jafé é de fato o primogênito, do ponto de vista espiritual a benção da primogenitura é de Sem, de quem Abraão será descendente.

O caso de Gn 10:21 parece refletir mais a questão do valor espiritual atribuído à primogenitura, conforme a história repete nos acontecimentos de Esaú e Jacó, ou mesmo de Léia e Raquel, num certo aspecto, ou ainda a Manassés e Efraim, filhos de José, etc.

Olá, graça e paz, aqui é o seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, que essa “paz que excede todo entendimento, que é Cristo Jesus, seja o árbitro em nosso coração, nesse dia que se chama hoje…” (Fl 4:7; Cl 3:15).

Dedução lógica:

Noé tinha quinhentos e dois anos quando gerou a Sem, então, de Adão até Sem são 1558 anos.

Sem era da idade de cem anos quando gerou a Arfaxade (Gn 11:10).

Então, de Adão até Arfaxade são 1658 anos

E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos; e gerou filhos e filhas (Gn 11:11).

Então, de Adão até a morte de Sem são 2158 anos

O pai de todos os semitas ainda estava vivo na época de Abraão.

Arfaxade viveu trinta e cinco anos, e gerou a Selá (Gênesis 11:12)

Então, de Adão até Selá são 1693 anos

Selá viveu trinta anos, e gerou a Eber (Gênesis 11:14)

Então, de Adão até Eber são 1723 anos

Eber viveu trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue (Gênesis 11:16)

Então, de Adão até Pelegue são 1757 anos

Pelegue viveu trinta anos, e gerou a Reú (Gênesis 11:18)

Então, de Adão até Reú são 1787 anos

Reú viveu trinta e dois anos, e gerou a Serugue (Gênesis 11:20)

Então, de Adão até Serugue são 1819 anos

Serugue viveu trinta anos, e gerou a Naor (Gênesis 11:22)

Então, de Adão até Naor são 1849 anos

Naor viveu vinte e nove anos, e gerou a Tera (Gênesis 11:24)

Então, de Adão até Tera são 1878 anos

E viveu Tera setenta anos e gerou a Abrão, a Naor e a Harã (Gênesis 11:26)

Então, de Adão até Tera começar a ter os seus três filhos são 1948 anos

Foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Tera em Harã (Gênesis 11:32)

Então, de Adão até a morte de Tera são 2083 anos.

Depois da morte Terá, os versos seguintes dizem-nos que Abraão deixou Harã com a idade de 75 anos.

Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. (Gênesis 12:4)

Abraão era de 75 anos de idade quando seu pai morreu com a idade de 205 anos. Isto faz com que Terá tivesse 130 anos quando nasceu Abraão, e não 70 anos.

Então, de Adão até Abraão são 2008 anos. E arredondando: De Adão até Abraão são 2000 anos

Ora, Abraão tinha cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. (Gênesis 21:5)

Então, de Adão até Isaque são 2108 anos.

Isaque tinha quarenta anos quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, arameu. Ora, Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto ela era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. (Gênesis 25:20-21)

Então, de Adão até Jacó são 2148 anos.

Adão tinha 930 anos quando morreu (Gênesis 5:5), e seus filhos e netos compartilharam períodos de vida igualmente longos.

Sem contar Enoque, os dez patriarcas que nasceram antes do Dilúvio da época de Noé viveram em média 900 anos. Sete, filho de Adão, viveu 912 anos (Gênesis 5:9).

Lameque, o pai de Noé, morreu o mais jovem aos 777 anos (Gênesis 5:31); e Matusalém, o avô de Noé, foi o que viveu mais tempo.

Ele morreu aos 969 anos (Gênesis 5:27). Se Adão tivesse vivido apenas um século a mais, teria estado vivo para o nascimento de Noé.

Após o dilúvio, a expectativa média de vida dos seres humanos começou a diminuir drasticamente.

Os patriarcas pós-dilúvio, desde o filho de Noé, Sem (que morreu com 600) até Pelegue (que morreu com 239), viveram em média 435 anos.

Na época de Abraão, as pessoas viviam menos de 200 anos. Nos dias de Moisés, que era considerado muito velho quando morreu aos 120 anos, as pessoas em média viviam apenas até os 70 ou 80 anos: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta” (Salmo 90:10).

Espero que esse Refrigério Teológico, possa beneficiar no seu crescimento espiritual, faça suas considerações/comentários logo abaixo, compartilhe, discuta com o seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e amigos…

Não sei se você é uma dessas pessoas que têm dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelas circunstâncias e muito menos pelas adversidades.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Você tem se dedicado a aprender mais da Palavra de Deus?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Se você sente que precisa de ajuda para entender a Bíblia, eu posso te ajudar sendo o seu mentor teológico!

Se você estiver interessado em participar de uma jornada teológica comigo, ative o seu plano de assinatura e tenha acesso ilimitado a minha mentoria teológica, através do conteúdo dos módulos do Curso de Teologia Sistemática do IBI “Instituto Bíblico Internacional”, através da Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Ministerial, mais conhecida como Teologia24horas.

Teologia24horas é uma comunidade teológica com objetivo de tornar sua experiência de autoaprendizagem, muito mais fácil, intuitiva e principalmente interativa, e o melhor de tudo, onde você estiver, a hora e quando quiser, e acredite, no seu tempo e no seu ritmo!

Sua opinião, reclamação e/ou sugestão é muito importante para o aperfeiçoamento contínuo do nosso trabalho educacional, qualquer dúvida, por favor, não hesite, em nos chamar!

Seu irmão em Cristo, Pr. Francisco Miranda do Teologia24horas, um jeito inteligente de ensinar e aprender!

Artigos relacionados

Faça abaixo o seu comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *